Nintendo - 20/01/2010

Pokécombos 5

Hello companheiros! Após uma sessão de vídeos de batalhas pokémon ( e a Anime Dreams a menos de 24h para se realizar), venho hoje compartilhar mais alguns Pokécombos.
Muitas combinações de ataques já foram mencionadas. Mas nem só de ataques vive o treinador, então hoje levaremos a coisa para o lado mais defensivo.



Paredes mais sólidas do que um Forte Inox


A maioria dos pokémon de pedra e aço possuem defesas espetaculares (nos stats mesmo). Alguns normais, de terra ou de gelo também possuem estas características, além de todos os outros tipos (mas em bem menos quantidade).
Desde os tempos de GSC, as palavras de lei quando se tratava de defesas, se chamavam Skarmory e Blissey. Uma ave do tipo aço/voador, com mais de 400 de DEF e uma enfermeira-ovo com assustadores 714 de HP e beirando os 400 de SDEF. A sinergia destes dois é impressionante até hoje. Embora, com a chegada da geração DS, os ataques que causam mais estrago nestes dois tenham recebido variações físicas e especiais (Focus Blast e Volt Tackle por exemplo), eles ainda são uma barreira sólida e confiável, quando se trata de receber danos diretos. Até mesmo ataques super-efetivos podem ser bem resistidos se os atingirem em suas defesas maiores (é mais fácil o Skarmory cair com Fire Blast do que para Flare Blitz, já que o primeiro é especial e o segundo é físico).
Além da resistência, estes dois conseguem arrancar energia do adversário de modo fixo (Stealth Rock, Spikes, Roar, Toxic, Seismic Toss) e curar os danos recebidos (Heal Bell, Roost, Softboiled, Rest).


Com a fama desta dupla, é bastante comum as pessoas ignorarem as outras opções defensivas que existem. Mas, felizmente, elas existem e, aplicadas nas horas certas, dependendo do que for pode até fazer você vencer uma luta sem atacar o oponente nenhuma vez.


Golpes que melhoram a resistência


A maioria dos pokémon aprendem movimentos defensivos, e grande parte deles são TMs. Reflect e Light Screen, para começar. Um aumenta a resistência física do time e o outro a especial (1/2 do dano em Singles e 1/3 em Doubles). Os escudos permanecem na arena por 5 turnos, mas podem ser estendidos para 8 caso o usuário esteja segurando o item Light Clay.
Vamos utilizar como exemplo um Ampharos que sabe usar os dois golpes. Esse pokémon pode ter 270 de DEF e SDEF, suponhamos que ele tenha. Após um turno de Reflect e outro de Light Screen, suas duas defesas dobrarão, o que o deixará com 540 de DEF e SDEF por até 8 turnos. Isso é quase uma Shuckle! O bom da história é que se ele precisar sair da arena (embora ele normalmente consiga resistir a Earthquakes mesmo sem o Reflect), o próximo que entrar estará bem protegido. É uma boa maneira de permitir a entrada de um counter ou aumentar algum stat ofensivo sem correr o risco de se machucar tanto. E lembre-se, se seu adversário for, por exemplo, um Heracross, é bem POUCO provável (praticamente impossível) ele utilizar ataques especiais, então, priorize o uso do Reflect antes do Light Screen, nesse caso.
E, cuidado com usuários de Taunt e Brick Break.



Abilities, tipos e recursos defensivos


Alguns pokémon possuem privilégios defensivos graças a alguma característica- Ability, Nature, item equipado, ou até mesmo seu próprio tipo. Por exemplo, o Tyranitar é um tipo pedra/noturno, com Ability Sand Stream. Com o praticamente eterno Sandstorm dele na arena, todos os pokémon que não sejam pedra, terra ou aço, ou possuam alguma ability como Sand Veil, Cloud Nine, Air Lock ou Magic Guard vão receber dano. Contudo, há mas um detalhe nesta situação: Durante o Sandstorm, pokémon do tipo pedra tem suas SDEFs melhoradas em 50%. Isso quer dizer que aquele Tyranitar do começo, pode atingir assustadores 492 de SDEF (caso ele tenha uma Nature favorável, como Careful e tenha IV 31 em SDEF e 252 de effort no mesmo)! Agora imagine companhias como Armaldo, Cradily, SHUCKLE (!!!), Rhyperior (que ainda possui a ability Solid Rock), Regirock, etc. Caso você não tenha um Tyranitar, use o Hippowdown, ou qualquer um deles com Sandstorm e o item Smooth Rock, para o efeito durar 8 turnos.
Falando em Solid Rock, esta ability corta o dano causado por ataques super-efetivos pela metade. No caso do Rhyperior, ele sofre 4x para água e grama (seria algo como Hiper-efetivo). Porém, graças à ability e com uma ajuda de Sandstorm ele pode receber em torno de 1/3 ou 1/4 do dano de um SURF.

Em quase todas as lutas, é muito comum o uso de pokémon com ataques de último recurso (especialmente Explosion). Geralmente, nestas horas os treinadores colocam fantasmas na arena, usam Protect, etc. Mas quase ninguém lembra da ability Damp (embora o pokémon que explodir não vá desmaiar ao utilizar o golpe, o mesmo não funcionará).

Uma ability, creio até que a mais defensiva do jogo inteiro, pertence a um pokémon bem peculiar: Shedinja. Ele já foi mencionado nos outros pokécombos. Graças ao Wonder Guard, ele é uma ótima defesa contra muitos danos diretos, e encontra bastante espaço numa batalha de pokémon ubers (como Dialga, Palkia, Mewtwo, Rayquaza, Kyogre, Groudon, etc.).

Milotic possui a ability Marvel Scale, que melhora em 50% sua DEF se ele estiver queimando, paralisado ou envenenado. Dastrês, a mais recomendada é a queimadura. Além de aumentar sua DEF, o protege de outras mudanças de status (sono, congelamento e paralisia ESPECIALMENTE). Flame Orb nele.

Clefable, com sua ability Magic Guard, só sofre com danos diretos. Nem Toxic, nem Leech Seed, nem Hail, nem mesmo o efeito negativo do Life Orb vai causar dano a ela. Até mesmo se ela estiver paralisada, embora haja a redução na SPEED, ela nunca ficará "Fully Paralyzed".

Cherrim e sua Flower Gift, aumentam seu ATK e SDEF em 50% durante o efeito do Sunny Day. é uma boa usá-lo em dupla com um Groudon, já que os bônus também vão para quem estiver lutando ao seu lado.

Pokémon com Lightning Rod e Storm Drain são bons em Doubles para proteger parceiros que possuam fraquezas a golpes (tipo elétrico e água respectivamente). Só tome cuidado porque os ataques desferidos pelos seus próprios pokémon também são atraídos.

Lickilicky e Purugly, graças ao Own Tempo, podem se aproveitar de um Swagger para aumentar seus ATK. Slowbro, Slowking e Grumpig podem se aproveitar de Flatter para aumentar seu SATK. Spinda pode usar Thrash sem ficar confuso.

Pokémon com Inner Focus não sofrem o efeito "Flinch" de ataques como Fake Out, Headbutt, Air Slash, Ice Fang, etc. É uma boa entrar com o Dragonite e usar Dragon Dance diante de alguém com Fake Out.

Umas das coisas mais chatas em batalhas são armadilhas na arena (Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock). Rapid Spin cancela todos. Mas, se por algum motivo você não o tiver, pelo menos você pode se livrar do Toxic Spikes colocando um pokémon venenoso ou um com a ability Immunity na arena.

Um recurso bastante utilizado são as abilities de absorção: Volt Absorb, Water Absorb, Flash Fire, Motor Drive, Dry Skin, Rain Dish e Ice Body. Volt Absorb recupera 1/4 do HP do pokémon que for atingido com um ataque elétrico; Water Absorb faz o mesmo com ataques do tipo água; Flash Fire faz o pokémon não receber dano de ataques tipo fogo e aumentar em 50% a força de seus próprios (caso seja atingido por um); Motor Drive aumenta a SPEED quando atingido por um ataque elétrico (inclusive Thunder Wave!); Dry Skin recupera 1/4 de HP se atingido por um ataque de água ou 1/12 do HP se estiver sob Rain Dance - porém, ataques tipo fogo o fazem perder cerca de 1/3 de HP e Sunny Day o faz perder 1/12 do HP a cada rodada; Rain Dish recupera 1/16 de HP na chuva; e Ice Body faz o mesmo durante o Hail.





   Golpes


Existem golpes que aumentam as capacidades defensivas dos pokémon (exclusivamente do usuário/ parceiro/ adversário). Alguns casos:

Skull Bash - o pokémon abaixa a cabeça no 1º turno (e aumenta 50% da DEF) e ataca no 2º. Ataque do tipo normal, base 100, físico.

Charge - o pokémon se eletrifica (e aumenta sua SDEF). Se no próximo turno o mesmo utilizar um ataque elétrico, este terá força dobrada.

Acupressure - o pokémon aumenta algum stat aleatoriamente, em dobro (pode ser desde DEF e SDEF até mesmo ATK, SATK, SPEED, EVASION e até mesmo ACCURACY). Também pode ser utilizado no parceiro de Doubles.

Barrier, Iron Defense e Acid Armor - estes 3 golpes dobram a DEF do usuário. Qualquer movimento que dobre algum stat (Sharply rose!) só pode ser utilizado até 3x.

Amnesia - dobra a SDEF do pokémon. Pokémon com a ability Simple (leia-se Bibarel) terão um aumento de 4x a cada uso (válido também para outras alterações, e também reduções).

Curse - quando utilizado por não-fantasmas, aumenta o ATK e a DEF em 50% e reduz a SPEED na mesma proporção. Em conjunto com Trick Room, cada queda na SPEED representa 50% de aumento.

Bulk Up e Calm Mind - o primeiro aumenta o ATK e a DEF, o segundo o SATK e a SDEF. Todos no valor de 50% cada stat.

Cosmic Power e Defend Order - aumentam 50% da DEF e SDEF a cada uso. Podem ser usadas em até 6x.

Stockpile - aumenta DEF, SDEF em 50% e acumula energia (máximo 3 utilizações). Se utilizado em conjunto com Swallow, recupera 25-100% de HP e perde os ganhos nas defesas: se usado com Spit Up, desfere um ataque de 100-300 de base e também perde os boosts.

Substitute - o mais famoso de todos: o pokémon perde 1/4 do HP e cria um clone que o protege de: danos diretos, efeitos de status, e algumas particularidades:
Substitute bloqueia Acupressure, Block, Ghost's Curse, Dream Eater, Embargo, Gastro Acid, Grudge, Heal Block, Leech Seed, Lock-On, Mean Look, Mimic, Mind Reader, Nightmare, Pain Split, Psycho Shift, Spider Web, Sketch, Switcheroo, Trick, Worry Seed e Yawn.
Substitute não bloqueia Attract, Destiny Bond, Disable, Encore, Foresight, Guard Swap, Haze, Heart Swap, Imprison, Miracle Eye, Odor Sleuth, Perish Song, Power Swap, Psych Up, Roar, Role Play, Skill Swap, Spite, Taunt, Torment, Transform e Whirlwind.
(Conteúdo retirado do Smogon)

Withdraw e Defense Curl - aumentam a DEF em 50%. Em conjunto com Rollout, Defense Curl dobra o dano do ataque.

Safeguard - protege de paralisia, queimadura, congelamento, veneno, sono e confusão por 5 turnos. Alterações auto-induzidas não contam (ex: Outrage / Rest).

Mist - Impede que seus stats sejam reduzidos (ATK, DEF, etc.). Tem o mesmo efeito da ability Clear Body.

Double Team e Minimize - aumentam a EVASION em 50% por uso (máximo 6x). Se um pokémon que utilizou Minimize receber um Stomp, o dano é dobrado.

Ancientpower, Silver Wind e Ominous Wind - ataques de base 60 e especiais, do tipo pedra, inseto e fantasma. Têm 10% de chances de aumentar todos os stats em 50% de uma vez (exceto HP).

Protect e Detect - evita a maior parte dos ataques de dano direto. Se o adversário usar Lock-On, Mind Reader ou tiver a ability No Guard, todos os ataques têm 100 - (pontaria do golpe)% de chance de atravessar a barreira. Exceto golpes de OHKO, que sempre são evitados. Durante o Rain Dance, Thunder tem 30% de chances de atingir o usuário de Protect/Detect; o mesmo vale para Blizzard durante o Hail.

Ingrain e Aqua Ring - renovam o usuário em 1/16 de HP (o equivalente do Leftovers) a cada turno. Ingrain também impede que o usuário saia da arena (exceto através de Baton Pass ou U-Turn), nem mesmo se for atingido por Roar e Whirlwind.

Heal Bell e Aromatherapy - cura todo o time de alterações de status. Heal Bell não funciona em pokémon com a ability Soundproof.

Imprison - impede que o time adversário utilize golpes que o usuário conheça. Se o usuário aprender novos golpes no decorrer da luta (Sketch, Mimic, Transform, etc) estes novos ataques também sofrem o efeito.




Bom, ainda há muito a se comentar, mas já é possível manter seu time seguro desta maneira! Perdão pelas poucas fotos - o post ficaria gigantesco com elas! Gotta Catch'em All!

Leia Também

Nintendo - 13/02/2012

[Eventos] Meetup DSParty Campinas 12/02/2012

Nesse domingo, dia 12/02/2012 tivemos mais um ótimo Meetup em Campinas, no Burger King da Avenida Brasil. Muita gente apareceu e se divertiu bastante! Você confere várias fotos abaixo: O encontro começou c...

Leia Mais...

Nintendo - 13/08/2010

DS Party mudou para N Party

Esse é só um e-mail para lembrar que evoluímos para N Party, trazendo muito mais conteúdo para você!Acesse www.nparty.com.br e veja!Obs: Lembra de atualizar seu feed. XD

Leia Mais...