Nintendo - 23/04/2010

DS Refurbished - Um risco oculto

Por Shinka



Uma grande dor de cabeça do consumidor atualmente é saber se o produto que está sendo comprado é original (ou não), pois embora existam os DS "lacrados de fábrica" vendidos por lojas especializadas no Brasil uma esmagadora porcentagem dos consumidores locais preferem buscar formas mais "baratas" de adquirirem os mesmo (a carga tributária altíssima prejudica muito o mercado interno), importando ou através da utilização de sites de compra-venda/leilão (como o Mercado Livre), visitando a fronteira com o Paraguai ou comprando de buscadores de importados.

O maior problema é que o barato sai caro, porque quando os vendedores (três últimos respectivamente elencados) anunciam que o produto é original, eles realmente (pelo menos na maioria das vezes) falam a verdade, o Nintendo DS que você poderá estar comprando pode se tratar de um de um Nintendo DS Refurbished.
O que seria um Nintendo DS refurbished?

O verbo da lingua inglesa "to refurbish" significa "polir novamente" ou "lustrar novamente".
Generalizando o significado quer dizer pegar uma coisa para deixá-la aprazível novamente ("recondicionado").

As empresas que vendem o produto oferecem um período de garantia de troca automática caso seja constatado defeito de fábrica (no Brasil são nos quinze primeiros dias após a compra mediante apresentação de nota fiscal).
A Big N (no nosso caso) arcará com o prejuízo da empresa recolhendo o produto danificado e entregando um novinho.

Tal produto danificado será posto a venda pela própria fábrica que o recolheu a fim de que seja reformado pelo comprador (for refurbishment), com a finalidade de buscar o ressarcimento de um pouco do prejuízo acarretado pelo defeito. Isto ocorre normalmente na China.

O produto virá em uma caixa branca, as vezes faltando algum dos itens obrigatórios (manual, carregador etc...), e com os respectivos defeitos pelos quais foram recolhidos, porém vendedores (normalmente os ching-lings chineses) os compram, reformam, fazem novas caixas e vendem como produtos novos, mas com um monstruoso abatimento dos preços. Empresas chinesas renomadas são especializadas nesta área.

O maior problema é que os vendedores brasileiros (principalmente os do Mercado Livre e os das fronteiras) estão pegando o maravilho hábito de comprar os refurbished e venderem como se fossem os originais de fábrica, inclusive com os mesmos preços. Embora tecnicamente sejam originais trata-se de uma propaganda enganosa com a finalidade de ludibriar o consumidor.

Não troque gato por lebre!!

O Nintendo DS vendido sobre a ciência de que trata-se de um refurbished não é um grande problema , (principalmente pelo abatimento no preço), embora o mais indicado seria comprar um produto completamente "puro" (pela garantia, qualidade e durabilidade), mas vender um produto novo como refurbished é uma prática de comércio deslegal (um crime).

Sempre procure tomar os seguintes cuidados ao comprar o seu DS, caso não tenha conciência de que trata-se de um refurbished:

1) Perguntar se os parafusos inferiores do portátil são em forma de Y e não de + (Os DS com os parafusos em forma de + já tiveram, pelo menos, a carcaça trocada.
2) Ao receber o produto teste todas as funcionalidades dele, pois o DS refurbished pode vir com alguma delas danificadas (som, microfone, botões, direcional, tela sensível ao toque e tela superior).

Caso venha a lograr êxito em encontrar algum dos problemas não compre ou entre em contato com o vendedor e exija o seu dinheiro de volta.

Procurem sempre comprar um produto genuinamente original, para evitarem qualquer forma de constrangimento. Pena que os preços no Brasil realmente estejam tão altos.







Post escrito pelo Pabloh, um de nossos novos Trainees.