Nintendo - 27/01/2011

[Retrô] [SNES] Super Mario World




Super Mario World



Atendendo a milhares de pedidos, Lobonesco Joaquim tentará fazer um post semanal. É certo que ele vai retomar o Diário de um jogador do Super Mario Bros. 3, que foi elogiado por diversos segmentos, onde tais disseram que se o mesmo não for retomado, haverá protestos com direito a bombas de pimenta (ops, esqueci que não estamos no Anime Dreams 2011) e ao atiramento de pedras e tomates em cima dos orgãos responsáveis, além de claro, criarem um feriado nacional de malhação ao velho caduco, ou seja, isso significa que fui ameaçado integralmente caso não volte a fazer o diário conforme o combinado.


Porém, enquanto ainda não pude retomar o Diário de um jogador por questões judiciais, vou fazer reviews de jogos retros, que também foram elogiados por alguns ramos espalhados pelo país.


Dessa vez falarei do jogo preferido da pessoa com menor altura que já conheci na vida, e também da mais cara de pau depois de mim e do Silas, sim, estou falando da Cacau, aquela que certamente falou contigo caso tenha ido em qualquer evento que a N Party esteve presente.


Enfim, vamos ao post antes que o mesmo sofra censura por excesso excessivo pleonástico de ramelagem em excesso.







Super Mario World

"O maior clássico do SNES"; sem dúvidas é a frase mais dita quando se fala de Super Mario World ou de スーパーマリオワールド (Sūpā Mario Wārudo) como é chamado no Japão. O jogo era para ser chamado de Super Mario Bros. 4 - Super Mario World, mas como nenhum jogo famoso tem "4" no nome, desistiram da ideia e manteram apenas o nome Super Mario World.


"Eu já fiz as 96 saídas!!!"; Muitas pessoas dizem isso, eu juro que no meu jogo salvo no meu cartucho original de Super Mario World estou com 95 saídas, e ainda não encontrei a nonagésima sexta saída. Estou inclusive com pretenções de começar um jogo novo só pra ver se realmente não esqueci de nada no caminho.




Super Mario World
Lobim jura que tem 95 saídas no cartucho dele.

"Eu sou melhor, já fiz 98 saídas, está lá no meu cartucho!"; Infelizmente isso non ecziste, averiguei por fontes maiores e já foi feito um estudo dentro do jogo que mostra que por mais que exista alguma nonagésima sétima no jogo seja por algum bug ou algo assim, na abertura está programado para mostrar *96, a menos claro que algum indivíduo mude o jogo e mude essa programação, mas no original está programado assim, se alguém dizer que tem 97 saídas no jogo e que sabe onde está (talvez citará a nuvenzinha da Top Secret Area ou a Montanha acima do segundo mundo), é porque ele é um mentiroso descarado ou um pirateiro que está sendo enganado pois não está jogando o jogo original.


Super Mario World"Bowser fodaum"; Convenhamos, ele não é tão difícil assim, o mais difícil é chegar até ele (seja pela rota estelar ou indo em todos os mundos) e as partes anteriores até você definitivamente enfrentá-lo cara-a-cara, se você der o azar de entrar em uma porta errada (ou melhor, uma porta onde você definitivamente "se deu mal" de tão difícil que é), você certamente terá de recomeçar tudo de novo. Quanto a batalha dele em si, o mais perigoso são aquelas abóboras em forma de fogo que caem do céu antes de Bowser mudar seu modo de ataque, e aquelas bolas de boliche na 2ª parte que enchem um pouco o saco.


"Vixe, travei na Floresta da Ilusão!!1!!!"; Não duvido, isso acontece muitas vezes com as pessoas, mas acredite se quiserem, passei da Floresta da Ilusão (5º mundo) tranquilamente e travei na Ilha do Chocolate (6º mundo) na primeira vez que resolvi jogar a sério o jogo.




Super Mario World
"O segredo da floresta...
...está descoberto!

A verdade é que essas são as frases mais ditas quando se trata de Super Mario World, certamente um dos jogos mais conhecidos da história dos video games.


Um jogo que certamente está na top list de muitas pessoas, seja de jogos preferidos ou jogos que marcaram a infância, até pensei aqui com os meus botões em tentar fazer um speedrun deste clássico, mas deve ter tanto cara melhor que eu que até desisti da ideia.




Super Mario World
"Voe, Mario!"

Confesso que estou falando deste jogo como se fosse conhecido de todos, sim, para a maioria das pessoas o mesmo deve ser, de que adianta falar dos detalhes de um jogo que 97% dos leitores já conhecem?


Mas vou contar uma coisa para vocês: Confesso que tinha medo deste jogo aos 5/6 anos de idade, jogava até o castelo, e depois parava, é coisa de criança, acontecia o mesmo com o meu Donkey Kong Country 3, só tive coragem de enfrentar esses inimigos chamados por todos como "chefes" a partir de meus 7 anos de idade, quando já tinha idade suficiente para me dar conta que aquilo não iria me assustar a noite.




Super Mario World Super Mario World
"Cara... vocês não faziam ideia de como me cagava pra isso..."

Mas agora acabando a seção nostalgia, entremos para o tema Trilha Sonora:



Tenho certeza que muitas pessoas desde Novembro de 1990 faleceram com essa música na cabeça.



A música mais ouvida do jogo inteiro.



A música da primeira fase sempre é a que marca.



Sério, não sei como ninguém até hoje fez um Rap com essa música.



A minha música preferida, a música dos castelos. Uma verdadeira obra dramática em 16 bits.



Escutem essa música inteira e descubra algo que você provavelmente não sabia. Esta música é a única do jogo inteiro que utiliza uma variação do verdadeiro tema de Super Mario Bros. Thanks for Mr. Anwonu por ter me mostrado isso.


Ninguém tem dúvidas que a trilha sonora de Super Mario World é marcante, até o Mr. Anwonu tem ela em seu celular e coloca pra gente ouvir (junto da trilha sonora de outros jogos) quando vamos para os eventos.




Super Mario World
"Macho que é macho vai lutar
com o Bowser sem item!
"

A verdade é que Super Mario World foi o jogo da série que mais marcou, e tenho certeza que até mesmo aqueles que dizem que nunca jogaram video game já deram uma espiadinha pra ver alguém jogando, ou que aqueles mais acanhados pelo menos uma vez já deram um pequeno pulo com o nosso herói Mario.


Não é a toa que ganhou três remakes, um para o próprio Super Nintendo em Super Mario All-Stars + Super Mario World, outro para Game Boy Advance como Super Mario World: Super Mario Advance 2 e outro para o Virtual console do Wii com o clássico nome de Super Mario World.




Super Mario World
"Momento em que Mario desfere um
soco no pobre coitado do Yoshi
"

Talvez receba algumas apedrejadas por ter dito que foi o jogo da série Mario que mais marcou (um tema polêmico, obviamente), mas eu ainda acredito que ele marcou mais que o grande Super Mario Bros., pois com certeza foi o jogo que até os não-gamers já viram pelo menos uma vez na vida, sei disso porque todo mundo da minha família conheceu o Mario apartir desse jogo.


Posso não ser a Cacau (que tem o jogo citado como jogo preferido), mas reconheço que esse foi um jogo que marcou uma geração inteira, para não dizer que marcaram vidas inteiras, talvez seja um exagero, mas tenho certeza que ao ouvir a música da abertura deste jogo, qualquer um abre um imenso sorriso no rosto.


Caso desejem saber mais sobre o jogo, não deixem de conferir a página do mesmo na Wiki oficial sobre o mundo do Mario.


Seção imagens exclusivas:




Super Mario World Super Mario World
Super Mario World Super Mario World
Super Mario World Super Mario World
Super Mario World Super Mario World



Todas imagens aqui.




Até mais,
Lobim






Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!

Ajude a trazer o mestre Miyamoto para o GameWorld 2011!




Leia Também

Nintendo - 26/06/2014

[Retrô] Liberte a Galaxia do Sombrio Império em STAR WARS: Rogue Squadron

Ah! Os bons tempos do Nintendo 64! Como tenho saudades daquela época! Uma época mais simples, sem preocupações! Embora tivesse obtido meu N64 um pouco tarde, isso não me impediu de aproveitar muitos dos clássicos dest...

Leia Mais...

Nintendo - 24/05/2014

[Retrô] Michael Jackson's Moonwalker: O eterno rei do pop fez bonito até nos games

Em junho de 2009 as pessoas acessaram a web, ligaram seus aparelhos televisores, ouviram nas rádios, leram em veículos impressos e visualizaram seus dispositivos móveis: lá estava mais uma vez a imagem do cantor Micha...

Leia Mais...