Nintendo - 25/05/2011

[Matéria] Super Mario Galaxy 2 comemora um ano!



Dia 23 de Maio de 2010. Um dia histórico. O maior mascote do mundo dos games iria apresentar sua maior e mais nova aventura, em grande estilo, no mundo todo. Um jogo mais do que aguardado, uma sequência mais do que desejada, de um game que foi um super-clássico de 2007.
 Estamos falando do majestoso Super Mario Galaxy 2!

Não é deste planeta!

Mario é um personagem querido em praticamente toda a superfície terrestre (embora aposto que alguns mergulhadores devem gostar de Nintendo DS! XD), que sempre conseguiu a façanha de levar seus fãs, os jogadores, a experimentar sensações inesquecíveis, isso desde sua época pixelada nos 8-bits. Graças à genialidade do mestre Shigeru Miyamoto e de sua equipe, Mario sempre conseguiu trazer aos gamers do mundo uma aventura divertida, agradável, intuitiva e adequada para qualquer tipo de jogador, não importando sua idade ou "hardcoridade". Até o ano passado, os únicos games da série famosos por estas características eram Super Mario World para Super NES, e Super Mario 64, para N64. Mas mesmo eles encontraram suas pedras no caminho. Durante muito tempo, Miyamoto queria desenvolver um game com um equilíbrio e um dinamismo que atraísse qualquer jogador, fã ou não, para dentro do game. E foi assim que Super Mario Galaxy 2 nasceu.


Ao gosto do freguês!

Mario é um sujeito que já fez de tudo na vida, como todos sabem. A razão por quê é tão legal jogar com ele, é que, com os itens certos nas mãos, ele pode melhorar suas habilidades: correr, saltar, voar, atirar bolas de fogo, são coisas que ficam marcadas na memória de quem joga, e fazem muita falta quando não estão presentes no título. New Super Mario Bros (DS) e Super Mario Sunshine (GC) não possuíam um power-up de vôo, e isso frustrou alguns fãs. Pensando nisso, Miyamoto resolveu adicionar para o game as coisas legais que games como Super Mario Bros. 3 e Super Mario 64 tinham: Power-Ups (mesmo que temporários, até para aumentar o desafio) que deveriam ser encontrados e utilizados nos momentos certos. As estréias neste game foram o Rock Mario, que o torna uma pedra que pode rolar e atropelar qualquer coisa, e o Cloud Mario, que o torna um tipo de Lakitu, podendo gerar até três nuvens sob seus pés, com um simples chacoalhar do Wii Remote. Há também a Spin Drill, uma broca que permite a ele escavar e atravessar planetas em segundos!

Do game anterior, temos todos as outros Power-Ups: Rainbow Mario o torna invencível e toca a clássica musiquinha do Starman; Fire Mario é o disparador de fogo com trajes brancos; Spring Mario é capaz de saltar quilômetros de altura; Boo Mario pode atravessar paredes, flutuar e dar uns sustos no Luigi de vez em quando; e finalmente, o traje de Bee Mario, que o torna uma abelha que pode caminhar sobre flores, executar vôos curtos e caminhar sobre mel. Infelizmente, Freeze Mario ficou de fora. Uma pena, pois escalar cachoeiras dando Wall Jumps não tem preço. Além do visual, que lembrava um Metal Mario de gelo. Mas, quem sabe ele não dá as caras em Super Mario 3DS, junto com Raccoon Mario?

      
Interessante! E a história?

Com uma versão "Light" da história de seu predecessor, Super Mario Galaxy 2 coloca o encanador frente a frente com seu maior inimigo, Bowser, que descobriu o poder das Power Stars, estrelas protegidas pelas criaturas cósmicas, as Lumas, as roubou e pretende utilizá-las para criar sua própria galáxia, e assim, dominar o universo. Graças ao poder usurpado por ele, Bowser cresceu a proporções assustadoras, e, se aproveitando do fato, raptou a Princesa Peach e atacou o Reino Cogumelo sem dó. Nem mesmo a presença de Mario intimidou o grande vilão.

Enquanto se deparava com Bowser, Mario encontrou uma Bebê Luma caída no chão. Mario a acolheu e ela se abrigou embaixo de seu chapéu, o que misteriosamente lhe concedeu o poder Spin, que o permitia girar em qualquer ocasião, enquanto fagulhas estelares saíam de suas mãos. Com esta habilidade, Mario pôde libertar alguns Toads que foram cristalizados pelos ataques de Bowser, e, após o ataque do tirano, Mario encontrou outras Lumas, que reconheceram a bebezinha e se prontificaram a ajudá-lo com o resgate de Peach. Para tanto, Mario deveria recuperar as Power Stars, que serviriam de combustível para uma nave construída por elas, a Starship Mario. Ao chegar pela primeira vez na nave, Mario também conheceu Lubba, uma Luma gigante com uma boca e uma bermuda enormes, que liderava as outras.
Durante sua busca pelas Power Stars, Mario encontrou várias novidades no caminho, especialmente quando se confrontava com Bowser Jr. , que neste game mostrou mais do que nunca sua predileção por artefatos robóticos. Felizmente, Mario também pôde contar com a ajuda de muitos amigos conhecidos!



Amigos mais que bem-vindos!

Uma coisa que a maioria dos fãs de Mario sempre pedem, e neste game é cumprido direitinho: o personagem mais querido de Super Mario World está aí, para dar aquela mãozinha amiga pro encanador, e (querendo ou não) sofrer alguns betrayals -_-; . Estamos falando daquele que engole tudo, que tem um sapato com sola de ferro, e um carisma de dar inveja até em personagens da Disney: senhoras e senhores...

YOSHI!
Ao encontrar um ovo no meio da fase, basta saltar ou dar um Spin nele, e nosso amigo dino estará mais do que feliz em ajudar Mario. Com ele, é possível engolir inimigos, acionar alavancas, flutuar, puxar objetos grudados (como plantas), e ele até tem seus próprios Power-Ups: ao ingerir pimenta, Yoshi fica vermelho e corre mais que um carro de F-1! Ao ingerir uma fruta azul, ele também fica dessa cor, incha e voa como um balão. E, ao ingerir o mamão fosforescente, ele acende, fica amarelo e revela plataformas invisíveis! É amigo para todas as horas! ^^

Além dele, os Toads também acompanham Mario, graças a uma nave que a Brigada Toad construiu, a Starshroom. Eles auxiliam Mario dando dicas de onde as Power Stars estão, dando carona algumas vezes, guardando suas Star Bits (fragmentos recolhidos durante o jogo, que servem de munição ou dinheiro dependendo da ocasião). Aliás, se você der 9999 Star Bits para o Bank Toad (o verde), e tiver encontrado 240 Power Stars, um local misterioso aparecerá...

O Toad rosa (Mail Toad) entrega cartas para Mario durante sua jornada. A maioria são enviadas pela Princesa Peach, geralmente com algumas 1-UP dentro (mais ou menos como ela fazia em SMB3). Outras são de personagens que encontramos no meio do percurso, como o macaco bacanudo The Chimp, e de uma senhorita que se denomina mãe da Bebê Luma, e é alguém bem familiar de quem jogou o primeiro Super Mario Galaxy... 

Mas... uma das coisas mais esperadas num game de Mario é justamente NÃO jogar apenas com ele. Sim, é exatamente isto que estou falando - ELE está no game. Você pode ler a palavra como o pronome "ele" ou como a letra "ele", de qualquer jeito estará certo!

Hey, Bro! Let me help you!

Luigi, mais conhecido como o irmão medroso, magrelo e comprido de Mario, está aí para a alegria dos jogadores, em todos os sentidos possíveis: ele é mais rápido, pula mais alto e tem as mesmas habilidades de Mario. Seu único problema é sua insegurança, que às vezes o faz escorregar muito. Ao coletar em torno de 25 Power Stars, Luigi surgirá em algumas fases para dar seu auxílio. Ao pegar uma Power Star com ele, ativa-se um modo Time Trial na fase, onde você aposta uma corrida contra uma sombra do Luigi. Essa sombra também revela alguns segredos da fase, e é hilária a pose que ele faz quando chega em determinados lugares! Após completar o game uma vez, Luigi fica à disposição para ser usado a qualquer hora. Afinal de contas, não pode ser Mario Bros se não tiver o Brother, certo?

Gostinho de Anos 90

Outra coisa bastante interessante em SMG2 são as referências retrô. Sejam músicas, objetos ou fases inteiras, quem adorava Super Mario 64 ou Super Mario World dificilmente não ama esse jogo. Vejam por quê:





 Realmente, as imagens (e sons) dizem tudo XD

Mamma Mia! Ainda tem mais?

Miyamoto conseguiu o que queria. Concebeu a nós um game praticamente perfeito! Mas, claro que Mario ainda tem muito a nos mostrar, e depois de Super Mario Galaxy 2, a tendência é a coisa só melhorar!
Enquanto tivermos princesas descuidadas para serem salvas, lagartos insistentes para serem combatidos, cogumelos para fornecerem super-poderes, dinossauros para engolir tudo o que vêem e encanadores dispostos a se aventurarem, teremos MUITO o que fazer. E com muito prazer! n_n

 Para terminar, alguns Segredos Galácticos...

- Flutter Jump Infinito: Até grandiosas obras têm seus defeitos. Graças a um bug é possível fazer com que Yoshi voe infinitamente. Basta segurar A enquanto estiver sobre ele, dar um leve toque em Z, pressionar e segurar A de novo, e repetir a operação. É necessário praticar um pouco. Com isso, dá até para evitar algumas áreas perigosas do game, e levar Yoshi para locais onde ele normalmente não estaria (como a batalha final contra Bowser).
- Sem tocar o chão: Desde Super Mario Bros para NES, existe o macete de, se Mario pisar em vários inimigos sem tocar o chão, ele acumular pontos, e, consequentemente, ganhar vidas. Os locais mais fáceis para tentar isso são nos desafios do The Chimp, onde deve-se pisotear vários inimigos. Nestes minigames também, a cada 1-UP coletada, você ganha 1000 pontos. O lugar mais indicado para realizar o truque é em Super Massive Galaxy, no planetinha onde tem 3 Koopas Gigantes. Faça Mario ficar sobre o casco de uma delas, e siga-a de modo a continuamente saltar sobre o casco: você vai ganhar MUITAS vidas! ^^
 - Morrer nos créditos: QUÊ? COMO ASSIM? Que graça tem você se ferrar o jogo inteiro para no fim ver GAME OVER? Pois é, isso é possível! (e bastante bizarro) Durante os créditos, Mario pode ser controlado pelo jogador. Numa das partes, pegue um Honey Shroom e vire abelha. Na parte seguinte (onde tem gelo) já comece voando e controle a sombra de Mario para passar por cima do coelho amarelo. TOO BAD! Nos créditos, também é possível zoar com Peach e Bowser, pulando sobre eles. (eles merecem! XD)
- Movimentos secretos: Ao executar um Hip Drop (pular e apertar Z), chacoalhe o Wii Remote pouco depois de apertar Z. Mario vai dar uns giros loucos no ar e cair com os dois pés chutando o chão; Quando estiver patinando, faça um salto triplo, para deixar qualquer bailarino com inveja.; com Boo Mario, aperte Z no ar para descer rápido (e reto).; Enquanto estiver agachado (segure Z no chão), chacoalhe o Wii Remote para dar uma rasteira a la Hip Hop. Isto é muito útil contra Hammer e Boomerang Bros, já que eles têm dificuldade de atingir Mario quando está abaixado. E por fim, Yoshi pode dar saltos mortais, mexendo a alavanca para um lado, para a direção oposta e apertando A (como Mario o faz sozinho).
- De dupla é melhor! : Jogando em duas pessoas, o P2 assume o papel da Red Luma. Ela pode pegar moedas, atacar inimigos, coletar e disparar Star Bits, desativar armadilhas, imobilizar inimigos e até segurar a Roll Ball dos estágios de sair rolando. Se uma parte do jogo estiver dura, não se esqueça dos seus amigos!
- Morte aos Cosmic Clones: Não dá para fazer sempre, mas é bem simples. Em qualquer parte onde eles te persigam, e haja a possibilidade de fazer uma Power Star (que não seja verde) aparecer, basta que ela surja para que eles morram.
- Frases do Lubba: Se você jogar de manhã bem cedo, Lubba vai dizer que está com sono. Se você passar o jogo inteiro sem usar o Luigi, ele vai reclamar que você está sendo mau com seu irmão. Se você nunca joga de duas pessoas, ele vai aconselhar que você o faça. Se você morrer muitas vezes numa galáxia, ele vai comentar que aprecia seus esforços. Se as pilhas do seu Wii Remote estiverem fracas, ele vai te dizer para trocá-las urgentemente. E, se você jogar por mais de duas horas seguidas, ele vai falar para você descansar.

Encontro de Titãs!


Não posso deixar de mencionar o inesquecível encontro entre o pessoal da N-Party e do Reino do Cogumelo, exatamente no dia em que Super Mario Galaxy 2 foi lançado! Jardim, dedico este post a você, companheiro! E a todo o povão da N-Party! WOOHOO! HERE WE GO!!!



Quero agradecer a todos que leram e apreciaram o post; ao mestre Miyamoto por criar um universo tão bacana, aos meus amigos que sempre estiveram comigo, à Nintendo por sempre nos fazer felizes, ao Mario por ser o personagem que cativa o mundo (sou suspeito para falar XD), e, para encerrar num estilo meio Star Wars... 

    May The Power Star Be With You! Yahoo!

Outro como este, só em outra galáxia. ;D



Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!






Leia Também

Nintendo - 30/06/2011

[Matéria] Os ataques Hackers: Quais os seus fundamentos?

Hoje em dia tem se tornado muito comum notícias sobre ataques e invasões hackers em serviços on-line disponibilizados por empresas não só governamentais, mas também publishers e desenvolveras de games, como a Sony ou ...

Leia Mais...

Nintendo - 30/06/2010

Nomes e Nicks

Hello companheiros! Estes dias eu estava pensando com meus botões (XYBALR XDD), sobre um assunto bastante cotidiano da nossa comunidade gamer, mas bem pouco comentado: nomes e nicks.Em quase todos os RPGs e games onde...

Leia Mais...