Nintendo - 16/07/2011

[Opi-N-ião] Casual X Hardcore: a guerra da imbecilidade suprema


Meus caros leitores, a coluna não foi cancelada, depois da quantidade de acessos que eu de coração agradeço, aqui estamos para mais uma Opi-N-ião, trazendo mais uma vez um assunto polêmico da Gamesfera, dessa vez falarei sobre essa guerrinha ridícula entre Casual e Hardcore.

Entre os anos de 2005 e 2006, o mundo recebia em suas casas a 7ª Geração de Consoles de mesa: O Nintendo Wii (Nintendo), o Playstation 3 (Sony) e o Xbox 360 (Microsoft), todos novidades e inaugurando um novo segmento para jogos eletrônicos, para tirar proveito da então novidade crescente TV de LCD.


A Nintendo inovou com o Wii do jeito que todos conhecemos e implantou um controle com sensores de movimento, mas em troca desse avanço o seu Hardware foi o de menor potência dentre a 7ª Geração, coisa que seu concorrente o Xbox 360 e principalmente o Ps3 ignoraram.

Não sei se foi nesse exato momento que essa guerra teve início, mas pelo menos temos um ponto de partida para os fatos.

De início, o Nintendo Wii, como seu Hardware é parecidíssimo com o do seu predecessor o Game Cube, caiu nas graças das empresas que não estavam acostumadas a produzir jogos para consoles HD, isso justifica a Line-UP FRAQUÍSSIMA do Ps3 e do X360.

Depois que os anos passam as pessoas aprendem e o que antes era fácil no momento fica dificil, as empresas aprenderam a utilizar todo potêncial do console e assim se focar mais nele deixando o Wii de lado pela sua baixa capacidade.

MAS TITIO ROSS, ONDE ISSO ENTRA NA GUERRA CAUSAL X HARDCORE?

Como diria Jack Estripador, vamos por partes, como disse essa era para ser mais uma Geração rotineira como a anterior tinha sido, erro meu em pensar nisso. A Nintendo chegou com a iniciativa de "Iremos focar o público que não costuma jogar Video-Games", mas até onde essa iniciativa afetaria o mundo dos games como conhecemos? Nunca saberemos, mas uma coisa é certa, isso que vemos hoje em dia é reflexo dessa decisão. Agora vamos a parte onde tudo se conecta.

O QUE É JOGADOR HARDCORE?


Jogador Hardcore (se é que dá pra chamar isso de classe gamer), é aquela pessoa que só porque é fã absoluto de determinado jogo ou zerou tal jogo 15 vezes, se julga acima daquela pessoa que jogou determinado jogo apenas uma vez, mas espera, é isso mesmo que estou vendo? PRECONCEITO ATÉ NOS JOGOS? Era só o que me faltava...

Pois é isso mesmo que acontece e não só na vida real, em diversos fóruns você é obrigado a ter zerado 90% dos jogos de Ps3 e X360 e odiar o Nintendo Wii por ele não ter Gráficos HD pra ter uma conversa civilizada com outro usuário, é mole uma coisa dessas? Não, isso de longe está anormal, porque na visão desses seres, mesmo que você tenha jogado uma vez determinado jogo, você é um jogador Casual, o que irei explicar abaixo tem efeito MASSIVO nos consoles HD.


Fazendo uma analogia com o Prólogo desse post falando sobre a 7ª Geração de Consoles, uma das novidades foi o sistema de Conquistas e Troféus (Achievements e Trophies) que ao meu ver estragaram totalmente aquela sensação que a pessoa tinha em terminar um jogo do modo normal, agora é:

ZERE O JOGO UMA VEZ SEM MORRER DE OLHOS FECHADOS (0/1)
ZERE O JOGO QUINZE VEZES PLANTANDO UMA BANANEIRA (0/15)


Isso acarreta disputas cada vez mais RIDÍCULAS pelas respectivas redes OnLine (Live e PSN), porque sinceramente, o que leva uma pessoa a liberar tal Conquista e esfregar na cara da pessoa falando "LOL EU TENHO E VOCÊ NÃO", tanto que hoje você já é casual apenas em zerar o jogo, você só é considerado Hardcore se você Platinar o jogo, ou seja, pegar todos os Troféus e Conquistas na maior dificuldade. Ah, e esqueci de falar que se você não jogar EXCLUSIVAMENTE jogos de Tiro (ou FPShooter) você também é um jogador casual.

Só isso já explica o por que do título do tópico, essa guerra entre Casual e Hardcore NÃO FAZ O MENOR SENTIDO, foi principalmente causada pela colisão de eventos como a inclusão dos Jogadores Casuais pela Nintendo com o Sistema de Conquistas e Troféus do Ps3 e X360 que pela sua maioria de títulos serem exclusivamente FPS (Jogos de Tiro) são categorizados pelos seus usuários como jogos hardcore e SOMENTE ELES são jogos bons.

O preconceito com jogadores casuais não para por aí, ainda recai sobre os jogadores de Nintendo Wii, porque segundo a visão dos jogadores Hardcore, Wii é console de Criança que não tem gráficos, não tem jogos de qualidade (que como disse alí em cima, são 90% FPS) e que você precisa ficar que nem um palhaço na frente da tela jogando porque como o Wii é totalmente sensor de movimento os controles precisam ser adaptados a tal sistema.

Jogador Casual, todos sabemos a teoria a qual está fundado, uma pessoa, que apenas joga os jogos por interesse, olha o jogo e fala "Nossa que legal, acho que vou experimentar" que é o que todo mundo deveria fazer, mas como tem tais jogadores Hardcore sem cérebro vemos essa situação na gravidade que se encontra em que jogar um FPS é melhor que procurar um novo Gênero.

Levando em termos bem rápidos e fáceis de se entender.

  • Hardcore: Ele jogando se diverte.
  • Casual: Ele se diverte jogando


Moral da História: Jogadores Hardcore são aquelas pessoas que não adimitem que qualquer coisa fora do mundo do seu CONSOLE ABARROTADO DE SHOOTERS é melhor, e por isso tratam de excluir praticando discriminação usando essa Guerra ridícula como desculpa, mas você como jogador TEM O DIREITO de chegar nessas pessoas e falar "Mano como você é BABACA".



ABAIXO ESSE BANDO DE JOGADORES RIDÍCULOS, jogar é direito de todos, se você não gostou, como eu disse volte para os seus Shooters e fique aí.

Observação: A Nintendo já anunciou que seu mais novo console, o Wii-U, será destinado aos jogadores hardcore, a Nintendo está colocando mais lenha na fogueira? Só sei de uma coisa, já estão zoando os futuros jogadores de Nintendo Wii-U porque o controle é uma Tablet, pois bem meus amigos, o circo está armado.


Gostaria de agradecer a leitura e destacar que seu comentário é muito importante para o crescimento da coluna, novamente obrigado pela leitura e nos vemos na próxima Opi-N-ião.



Quer divulgar a N-Party? Então vá até a nossa pagina de Divulgação!


Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...