Nintendo - 28/11/2011

[Preview] Kid Icarus: Uprising


Se você acompanhou o lançamento do portátil Nintendo 3DS desde seu anúncio durante a E3 2010, deve então se lembrar que Kid Icarus foi um dos primeiros títulos anunciados para o console. O jogo, juntamente com o novo console, recebeu um tremendo hype na época, e finalmente, está próximo de sua data de lançamento.

Relembrando Kid Icarus


Todos sabemos do sucesso da Nintendo quanto a criação de seus personagens. Cada um, único de sua maneira, é carismático o suficiente para ser lembrando mesmo depois de tantas gerações.
Porém, Kid Icarus possui um dos personagens que, até a participação em Super Smash Bros Brawl, estava esquecido pelo tempo.

Em Kid Icarus, o jogador controla Pit, um jovem anjo que acaba ficando preso no mundo inferior, com o dever de derrotar Medusa, um monstro mitológico. Para completar esta tarefa, Pit recebe um arco mágico, que dispara infinitas flechas de luz, e assim, encontrar ao longo do caminho os três tesouros sagrados, derrotando Medusa e regendo a paz ao mundo superior.
Através de diversos obstáculos, o jogador deve atravessar fases ao estilo de plataformas, repletas de monstros e armadilhas preparadas para colocar o jogador em situações realmente complicadas.
Apesar de seu estilo ser baseado em um jogo de plataforma, Kid Icarus possui muitos elementos de RPG. Muitas vezes, o jogador pode acessar portas, que lhe permite acessar novas áreas e conseguir novos ítens. Alguns destes espaços ainda possuem lojas e vendedores, que lhe permite comprar novos ítens e power-ups para ajudar em sua aventura.

O gameplay do jogo pode mudar relativamente, dependendo do mundo em que o jogador estiver. O jogo é dividido em 3 mundos: inferior, terra e superior. Nos mundos inferiores e superiores, as fases são vertical-scrolling, fazendo com que o jogador tenha que escalar suas plataformas, enquanto na terra, Pit deve percorrer fases em side-scrolling, ao estilo Mario.


Kid Icarus foi um dos poucos jogos a gravar o progresso do jogador, devido a um sistema de armazenagem embutido no cartucho. O jogo recebeu muitas críticas, sendo algumas positivas, e outras negativas. Muitas delas consideram o jogo excessivamente difícil, frustrando o jogador em algumas partes.

Apesar das críticas, Kid Icarus recebeu uma nova versão para o Game Boy, chamado de Kid Icarus: Of Myths and Monsters. O novo jogo seguiu as mesmas linhas de seu antecessor, com a diferença de que desta vez, Pit podia se mover em qualquer uma das quatro direções bidimensionais.
Ao contrário de seu antecessor, a versão para Game Boy de Kid Icarus foi bem recebido pelas críticas, e chegou a ser considerado pela Nintendo Power um dos melhores jogos para o Game Boy. Mas como todos sabemos, o portátil já tinha títulos consolidados, deixando Pit de lado enquanto monstrinhos se enfrentavam ao redor do mundo.

A volta de Pit


Foi então que em 2008, Pit voltou para os consoles da Big N, para enfrentar de vez seu companheiros de casa, e mostrar que não fica para trás de nenhum outro personagem da Nintendo.
Pit passou a ser um dos personagens principais de Super Smash Bros Brawl. Através de uma remodelagem completa, Pit passou de um pequeno sprite 2D de anjo (muito parecido com o cupido, por sinal), para um anjo jovem, cheio de energia, e muito estiloso.
Seu arco mágico também passou por uma remodelagem, onde Pit pode utiliza-lo como uma arma cortante, o dividindo em duas adagas de médio porte, chamadas de twin blades.

Seus ataques são extremamente equilibrados, onde tanto o ataque físico (através das adagas) quanto a longa distância (através do arco e flecha) causam um dano considerável. Suas asas permitem que Pit fique no ar por um tempo maior, e consiga flutuar por alguns instantes. Isto garante que Pit seja um dos personagens mais difíceis de se derrubar, uma vez que se recupera muito fácil de uma queda.

Se quiser saber mais sobre as características de Pit em Super Smash Bros Braw, confira seu guia no wiki do jogo.

Pit passou a ser um dos personagens mais adorados de SSBB. Seu perfil jovem e descolado, mesmo com a pose heróica, cativou diversos jogadores, ganhando vários novos fãs ao redor do mundo.
Esta boa recepção do público permitiu a visibilidade de Pit dentre os demais personagens Nintendo, e abriu as portas para a volta de seus jogos para a Nintendo.  Com uma característica e design já definidos, bastou apenas uma oportunidade para lançar um novo título, de uma forma que marcasse a volta completa do herói.

Kid Icarus: Uprising


Kid Icarus: Uprising foi anunciado junto com o lançamento do Nintendo 3DS como um dos primeiros títulos do console. Pela primeira vez, vimos o potencial gráfico do Nintendo 3DS, exibindo cenários muito bonitos, ricos em cores e detalhes. É claro que sabemos das limitações gráficas de um console portátil, mas quase não reparamos ao olhar para KI:U. Seus efeitos e shaders impressionam, e deixam os fãs da Big-N com água nos olhos (e os rivais da empresa, babando de inveja).



A história do jogo terá um enredo bem simples. Medusa voltou do mundo dos mortos, planejando acabar com a humanidade, e Pit deverá impedir seus planos. Palutena, a guardiã de Pit, lhe abençoa com uma nova habilidade de vôo chamada de "Milagre do Vôo" (Miracle of Flight, no original), lhe permitindo voar entre os mais diversos mundos.
A história será dividida em alguns capítulos, em cada qual, o jogador deve enfrentar uma missão aérea, uma missão terrestre e um chefe.
Não se sabe exatamente  até o momento quantos capítulos estarão presentes, mas os seguintes capítulos já estão confirmados:

- The Return of Palutena: Este capítulo deve introduzir os 3 personagens principais da história (Pit, Palutena e Medusa). Nele, o jogador aprenderá mais sobre o controle do jogo, sendo introduzido a seus comandos básicos.
- Magnus and the Dark Lord: Este capítulo introduzirá o novo personagem de nome Magnus, que servirá de apoio a Pit, e busca derrotar o Dark Lord, um dos generais  do exército de Medusa.
- Heads of Hewdraw: Palutena manda um aviso a Pit que o reino dos céus esta sob ataque, e agora deve voltar para enfrentar um antigo inimigo, o Hewdraw.

Palutena, Pit e Medusa deverão compor os personagens principais do jogo. Mas voce controla apenas Pit!
É difícil definir um estilo de gameplay para Kid Icarus. Ele possui muito elementos Action-RPG, mais rápidos que os de jogos de Zelda, quase parecidos com o estilo de Kingdom Hearts. Mas o jogo também possui diversos elementos de shooting, onde o jogador utiliza o arco e flecha para derrotar seus inimigos, de uma forma extremamente intuitiva.



Assim como já foi falado, as fases se dividem em 3 modos: aérea, terrestre, e a batalha contra um chefe. Enquanto enfrentando o desafio aéreo, Pit deverá atirar nas hordas de monstros que aparecerem em sua vista, em um gameplay muito parecido com Star Fox, por sinal.
Ao mudar para o modo terrestre, Pit pode ser controlado mais livremente, e passa a atacar os monstros com sua força física, avançando para a área onde o chefe esta localizado.
Também parecido com Star Fox, os personagens terão diálogos enquanto o jogador atravessa a fase.

Pit também receberá armas adicionais, além de seu arco padrão. Entre elas, o jogador poderá optar por lâminas, garras, arcos, canhões, cajados, e outros ítens.


Apesar de seu incrível modo single player, um dos principais atrativos do jogo é seu modo multiplayer. Neste modo, o jogador poderá competir com até outros 5 jogadores em modo Free for All ou Team Deathmatch. O jogador tem como objetivo derrotar os jogadores adversários, utilizando as mesmas armas encontradas no modo single player.
Ainda não foi confirmado se este modo multiplayer terá suporte online, mas com certeza teremos muitas jogatinas de seu suporte wireless na N-Party, e provavelmente, novos campeonatos... Portanto, fique atento aos eventos!


Kid Icarus também terá suporte ao AR Cards, que permitirão que o jogador faça duelos em realidade aumentada, proporcionando um adicional exclusivo ao jogo.

Kid Icarus têm tudo para ser o melhor jogo do Nintendo 3DS (e falo isso com toda a convicção). Seu lançamento foi prorrogado para não interferir nos lançamentos de fim de ano, e devido a isto, não temos uma data exata deste evento. Mas sabemos que até fevereiro de 2012, o jogo já deve estar nas pratileiras das lojas.

Confira abaixo os demais trailers do jogo.



Leia Também

Nintendo - 28/07/2013

1º torneio oficial de Kid Icarus: Uprising

Neste Sábado (27 de Julho), a Nintendo realizou o 1º torneio oficial de Kid Icarus: Uprising em São Paulo, concentrando uma grande diversidade de jogadores no espaço de eventos da FNAC da Avenida Paulista, em São Paul...

Leia Mais...

Nintendo - 07/01/2013

[Quadrinhos] Ano Novo Angelical

Hello, companheiros! Aqui é seu amigo Osmariobro trazendo uma tirinha com clima de Ano-Novo(uma semana depois, mas tudo certo)! A estrela da vez é o anjo Pit, de Kid Icarus. Nesta tira praticamente nada foi desenhado,...

Leia Mais...