[Preview] The Legend of Zelda: Skyward Sword
Por Mario Toledo
Quando criança, Shigeru Miyamoto adorava explorar as encostas que ficaram próximas a sua casa, em Sonobe, Japão. Nestas explorações, o tio Miya se aventurava dentro de florestas com lagos, zonas rurais, e principalmente cavernas. São destas espoletas aventuras que Miyamoto se inspirou para criar uma das franquias mais adoradas do mundo dos games: The Legend of Zelda.
A Lenda de Zelda
The Legend of Zelda é uma franquia quase tão adorada e cultuada quanto a franquia Mario, apesar das grandes diferenças.
A série se passa em uma terra fantástica chamada Hyrule, onde diversos seres de diferentes raças convivem. A história do nascimento de Hyrule se concentra na descida de 3 deusas a terra:
- Din, a deusa do poder, com seus braços flamejantes, cultivou o espaço vazio, e criou a Red Earth (a terra, propriamente dita);
- Nayru, a deusa da sabedoria, usou sua inteligência para criar as regras do mundo e impor justiça e ordem aos seres que a habitam;
- Farore, a deusa da coragem, gerou a vida para os seres seguirem esta justiça;
Após a criação destas terras, as deusas deixaram um artefato místico, composto de três triângulos dourados, se fechando em um triângulo maior. Chamado de Triforce, este artefato promete conceder um desejo ao seu possessor.
![]() |
A Triforce é um artefato místico, que concede um desejo a quem o possuir. |
É neste universo que os mais diversos jogos da franquia Zelda se passam. Em cada título, o jogador controla Link, um jovem garoto de chapéu verde, descoberto ser de uma raça chamada Hylian. Link é dito ter uma incrível coragem, digno de possuir a Triforce.
Pela mor de deus, NÃO CONFUNDAM LINK COM ZELDA
Link é um perfeito herói em uma busca do bem contra o mal. O personagem possui incríveis habilidades com sua espada, e um coração puro com muita coragem, o suficiente para encarar os mais terríveis inimigos.
Além das mais variadas técnicas com a espada, Link ainda pode utilizar outros artefatos especiais, como bombas, ganchos, boomerangs ou arco e flecha. Estes ítens permitem que Link consiga ultrapassar os puzzles impostos pelo game, alterando sua forma de gameplay na maioria das vezes, tornando o jogo extremamente dinâmico.
Um herói como Link cativa os jogadores da série. Sua atitude e pose heróica se misturam com sua firmeza e simplicidade, o transformando em um personagem diferente dos demais criados por Shigero Miyamoto (normalmente carismáticos e alegres).
The Legend of Zelda no Wii
A série The Legend of Zelda possui títulos originais desde os consoles mais remotos da Nintendo, como o Nes e o Gameboy, evoluindo para Super Nintendo, Gameboy Advance, Game Cube e Nintendo DS.
Porém, até então, não ouve nenhum título original para o Nintendo Wii. Para o atual console de mesa da Nintendo, foram lançados dois títulos da série Zelda, fugindo das propostas iniciais da franquia:
Em Link's Crossbow Training, o jogador treinava tiro ao alvo em uma versão de The Legend of Zelda nunca vista antes: um estilo FPS, onde o jogador acomoda o wiimote e seu nunchuck em forma de arco, utilizando do acessório Wii Zapper.
Apesar de fazer referência ao universo de Zelda, o jogo foi um completo fracasso, desvirtuando as origens da série.
Em The Legend of Zelda: Twilight Princess, o jogador se submetia a um remake da série do GameCube, com gráficos melhorados. Porém, nenhum acréscimo do gameplay com o wiimote foi adicionado, em excessão a possibilidade de jogar a longa distância com controles sem fio.
Até então, se parecia que o Nintendo Wii seria o primeiro console Nintendo a não receber uma série exclusiva de The Legend of Zelda.
Aos 45 do segundo tempo, e para a alegria de todos os fãs, um novo título de Zelda foi anunciado durante a E3 2010, o chamado The Legend of Zelda: Skyward Sword.
Até que enfim, The Legend of Zelda: Skyward Sword
Todos que falaram que o Nintendo Wii não receberia novos títulos marcantes, calaram-se com o anúncio deste grande título da série Zelda.
The Legend of Zelda: Skyward Sword promete encerrar com chave de ouro o lançamento de first-parties para o Nintendo Wii, junto com outros novos títulos.
Seu lançamento também concluirá a festa dos 25 anos da criação da franquia Zelda. Como um presente final para os fãs da série, o novo título será lançado em diferentes bundles, cada qual acompanhando um presente especial, sendo estes um wiimote dourado e/ou um cd de música com a trilha sonora de Zelda orquestrada. Além disto, a arte da capa do jogo é impressa em foil, brilhante e reluzente.
![]() |
O bundle de Zelda é lindo. É um ítem de colecionador necessário para qualquer fã! |
Em um determinado dia, Link encontra a Skyward Sword, uma espada que o guia até a terra abaixo de seu mundo, que é desconhecido pelo herói. Utilizando a espada, Link consegue trafegar entre o céu e a terra, e nestas transições, Link acaba descobrindo o mistério do porque estes mundos estão desconectados.
![]() |
Skyloft não parece nada mal, hein ? |
Existe um rumor de que a história de Skyward Sword esta ligada com a de Ocarina of Time, e explicará o surgimento de Ganondorf.
Os gráficos do jogo utilizarão toda a potência restante do Nintendo Wii. As cores fortes e os cenários cheios de vida prometem fazer do jogo um dos mais bonitos já feitos para o console.
Mas o mais impressionante em Skyward Sword não são nenhum destes pontos já citados, e sim em sua nova jogabilidade.
Skyward Sword utilizará do recurso do wiimote plus, onde o jogador, em posse do mesmo, controlará a espada nas mãos de Link, e com o nunchuk, controlará o escudo do herói, além de sua movimentação.
Este recurso foi mostrado da forma mais espetacular pelo mestre Miyamoto durante a apresentação do game na E3 2010.
Esta jogabilidade promete submeter o jogador a uma sensação de realidade diferente, incorporando o combate dentro de sua própria casa. Desta vez, a luta contra os inimigos dependerá totalmente da habilidade do jogador em controlar seus próprios membros. Para isto, é necessário que o mesmo empunhe ambas como as empunharia caso fossem reais.
Link também estará com novas habilidades, e muito mais ágil, escalando montanhas (e até mesmo monstros) com uma completa facilidade.
Novos gadgets estarão presentes no jogo. Entre eles, uma incrível novidade ainda não vista nos títulos passados, onde o jogador poderá controlar um protótipo de besouro por controle remoto, alcançando áreas remotas e de difícil acesso, alcançando ítens e bombardeando os inimigos. Outros ítens c omo bombas, arco e flecha e até mesmo um chicote também estarão selecionáveis.
The Legend of Zelda: Skyward Sword é o título que estava faltando para o Nintendo Wii, e deverá fechar o ano com chave de ouro para o console.
Apesar de todos da N-Party também estarem emocionados e anciosos com o lançamento do jogo, nosso companheiro Filipe Ritto, fã incondicional de Zelda, não pode deixar de dar seu comentário sobre o jogo:
Espero nada mais do que um obra de arte, pena que demorou a vida toda do wii para sair um jogo oficialmente da série para o console. Pelo menos veremos o máximo que pode ser tirado do querido console branco, tanto em gráfico quanto em jogabilidade. Que venha o melhor jogo do Zelda de todos os tempo!
Seu lançamento esta marcado para dia 20/11/2011, e suas pré-vendas ja estão quase esgotadas.
Confira abaixo os diversos trailers do jogo, apresentados desde seu anúncio.