Nintendo - 26/12/2011

[Review] Mighty Switch Force!


Este é um jogo que me intrigou desde que foi divulgado ao público, pelos seus vídeos e principalmente pela sua categoria no site oficial da Nintendo, na qual constava: Puzzle/Estratégia. Você que viu um vídeo dele no eShop deve ter dito a si mesmo "Ahhh, mais uma cópia de Mega Man?!" Admita, você pensou isso, eu também pensei. Mas logo nos primeiros minutos do game é possível notar do porquê a Nintendo o classificou como 'puzzle' e não 'ação'.

Dos mesmo criadores de Mighty Milky Way e Mighty Flip Champs, (ambos de DSi Ware) Mighty Switch Force! é um jogo que é semelhante à Mega Man sim, por ser '2D side scroll' e por existirem inimigos para serem derrotados, mas não fica só nisso, muito pelo contrário, matar inimigos é uma das últimas coisas necessárias para se completar o game.


No game, o jogador assume o papel da oficial Patricia Wagon. Sua tarefa é simples: capturar cinco fugitivas 'Hooligan Sisters' e então pegar o seu robô para voltar ao seu quartel general. As bandidas ficam em diversos locais da fase, alguns deles bem peculiares e difíceis de se alcançar, mas usando a bússola na tela de baixo do console é possível achá-las sem nenhum problema.

Logo no ínicio o jogador já começa o game sem nem mesmo um tutorial propriamente dito, mas conforme vai avançando é possível saber o que se deve fazer. A jogabilidade é bem simples. O Y atira, o B pula e com o X é possível 'congelar' a tela para verificar algum possível local que ainda não foi explorado. Até aí tudo bem, mas nos botões L, R e A é que a coisa fica um pouco mais interessante.


O jogo se baseia em solidificar ou não certos blocos, para assim conseguir chegar em um certo ponto. Mas também existem blocos capazes de te 'jogar' para certa direção específica caso o solidifique enquanto estiver dentro dele, mas cuidado, somente esse tipo de bloco é capaz disso. Se você solidificar algum outro bloco simples, por exemplo, você morrerá. Interessnte não? É nessa parte que é possível enxergar o aspecto Puzzle neste game de 'ação'. Nas capturas das bandidas pela fase, muitas vezes o jogador terá que aparter o botão na hora exata, para assim, solidificar ou não certo bloco.


Quando se trata de visual, é onde o game chama atenção. É um 2D Side Scroll como já foi dito, mas os desenho dos personagens, inimigos e principalmente do cenário ao fundo, são muito bem feitos. Todos ricos de detalhes e bem coloridos, tudo se movendo ao mesmo tempo. Isso combinado com um ótimo efeito 3D torna o jogo ainda mais interessante, na qual mostra uma profundidade muito bem feita, não deixando nada a desejar para os games de cartucho para o 3DS.

Para ajudar ainda mais com o visual, temos os efeitos sonoros, que é o ponto forte do jogo. Os personagens possuem falas em todos os momentos, o que dá mais vida à jornada. As músicas das fases são boas, no começo um tanto repetitivas, mas conforme o jogador avança vai percebendo que elas se encaixam perfeitamente ao tema principal.

Conclusão


Em resumo, este é mais um grande jogo do eShop que merece toda sua atenção. Não só pela mecânica simples de seus puzzles, mas também pelo visual e os sons, que tornam jogar ele uma experiência única. Mighty Switch Force! é fácilmente um dos melhores jogos para download, entrando junto no mesmo patamar de Pushmo, e com certeza, de muitos outros mais.

Leia Também

Nintendo - 24/07/2012

[Review] Theatrhythm Final Fantasy

Como marca de 25 anos da franquia, a Square-Enix lança um jogo que resgata das memórias de todos os fãs, as músicas mais marcantes que foram vistas na série Final Fantasy. O que parece um caça-níquel sem vergonha se m...

Leia Mais...

Nintendo - 28/03/2012

[Review] Kid Icarus: Uprising

Kid Icarus é uma série da Nintendo que andava desaparecida por um bom tempo, mas agora ela volta com força total, e saiba de uma coisa, ela vai tomar um bom tempo de você. Pit é um anjo guerreiro que voltou a se...

Leia Mais...