Nintendo - 09/12/2011

[Review] Pushmo



Confesso que não sou nenhum consumidor assíduo do e-Shop, mas de vez em quando algum jogo me chama atenção. Na conferência do 3DS, que a Nintendo fez em outubro deste ano, além dos anúncios dos grandes jogos que viriam para o console, também foram anunciados alguns jogos originais de e-Shop.
Nisso, mostraram por um breve momento um game chamado Pushmo, na qual é um puzzle, nos moldes de "ache o caminho e salve seus parceiros". Nesta semana finalmente o jogo foi lançado na loja virtual da Nintendo, para finalmente matar minha curiosidade em relação à ele. E não estava errado, é realmente um jogo muito bom!

Criado pela Intelligent Systems, a mesma empresa que ajudou na criação das franquias de Paper Mario, Fire Emblem, Advance Wars e WarioWare, Pushmo é um adorável, viciante e criativo puzzle para o seu portátil.


Como qualquer game de Puzzle, ele não possui uma história propriamente dita. Logo no começo você controla o personagem Mallo, um garoto que estava andando despretensiosamente pelo seu vilarejo e vê o criador de Pushmos (blocos gigantes coloridos) tendo problemas para resgatar uma criança que ficou presa dentro de um deles. Sua missão é 'simples', puxar/empurrar esses blocos para assim conseguir chegar ao alcance da criança. Conforme for progredindo com as fases, notará que nem todas são tão simples como pensa, muito pelo contrário! Algumas delas o jogador terá que pensar por um bom tempo em como irá alcançar o seu objetivo.

Graficamente falando o jogo é bom, não que seja aquele game com os gráficos beirando à perfeição, mas para os padrões dos games do e-Shop, Pushmo é uma obra prima. Efeitos simples nos ambientes e gráficos bem coloridos chamam à atenção do jogador, mesmo com o 3D desligado, que aliás, pelo uso de grandes blocos coloridos, é possíivel notar bem o 3D mesmo não sendo tão forte quanto em outros games do 3DS.


Pushmo possui mais de 250 fases, divididas em 11 mundos distintos. Além destas, o jogador pode criar as suas próprias e depois mandar para algum amigo que também possua o jogo, tudo isso através do QR Code.

Pushmo (Nintendo)
Quebra-Cabeça, 1 jogador R$ 11,99 / US$ 6,99

Resumindo, Pushmo é um jogo que vale a pena cada centavo investido. Conforme vai se explorando os puzzles, mais vontade te dá para saber quais serão os próximos, e nestes, como terá que fazer para conseguir ter o seu objetivo. Dica excelente para quem não tem dinheiro para comprar Mario Kart 7 ou Mario 3D Land neste natal.

Aproveitando a situação, que tal mais algumas fases extras? Utilizando a função de leitura de códigos QR, você pode pode jogar estes estágios criados por fãs do game.



Leia Também

Nintendo - 24/07/2012

[Review] Theatrhythm Final Fantasy

Como marca de 25 anos da franquia, a Square-Enix lança um jogo que resgata das memórias de todos os fãs, as músicas mais marcantes que foram vistas na série Final Fantasy. O que parece um caça-níquel sem vergonha se m...

Leia Mais...

Nintendo - 28/03/2012

[Review] Kid Icarus: Uprising

Kid Icarus é uma série da Nintendo que andava desaparecida por um bom tempo, mas agora ela volta com força total, e saiba de uma coisa, ela vai tomar um bom tempo de você. Pit é um anjo guerreiro que voltou a se...

Leia Mais...