Nintendo - 02/01/2012

[Preview] Resident Evil: Revelations


Eu nunca fui um fã assíduo de Resident Evil, e devo admitir que um dos motivos foi o trauma que eu tinha da franquia. Lembro claramente da primeira vez que joguei Resident Evil 1 na casa de um primo, e que na primeira porta em que entrei, fui atacado por uma horda de zumbis. Na flor dos meus 7 anos, fiquei traumatizado por jogos do estilo survival. Levou algum tempo para superar este trauma, e entender o quão fascinante é a história da franquia, e hoje, estou tanto na expectativa de sua nova versão, o Resident Evil: Revelations, quanto diversos outros fãs da série.

O que eu preciso entender de Resident Evil para jogar Resident Evil: Revelations ?


É possível que eu seja esculachado por fan-boys e Átilas de plantão, mas ainda sim, me arriscarei a falar sobre o enredo de Resident Evil rapidamente, para aqueles que estão com receio de jogar Resident Evil: Revelations sem conhecer a franquia.

Antes de mais nada, é necessário estipular uma coisa: Ao contrário do que todo mundo fala, Resident Evil é uma franquia de survival horror, onde voce deve sobreviver e atravessar os obstáculos com um limite de recursos praticamente esgotáveis, totalmente diferente de shooters em zumbis (isto é, até as versões para Wii). Isto requer estratégia, e é totalmente o inverso de sair correndo e matar o maior número de zumbis possíveis.

A história de Resident Evil se iniciou em uma cidade chamada Raccon City, onde casos de canibalismo ficaram frequentes no local. A equipe especial da polícia local (a S.T.A.R.S, entre eles, Jill Valentine e Chris Redfield) foi chamada para investigar o caso em uma mansão, onde os acontecimentos do primeiro jogo ocorrem.
Com o decorrer da história, é revelado que uma empresa de produtos biológicos chamada Umbrella foi responsável por criar um vírus biológico mutagênio, chamado T-Vírus, responsável por transformar seres humanos em mortos-vivos.
O vírus acaba se alastrando por Raccon City, criando o cenário do segundo e terceiro jogo. Em demais  versões e spinoffs de Resident Evil, o enredo é explicado com mais alguns detalhes ou novidades que não foram apresentadas na história principal.

A partir do quarto e quinto jogo, a história passa a se focar em um diferente tipo de vírus, causando uma nova mutação nas pessoas. Diante desses fatos, uma equipe nomeada BSAA (Bioterrorism Security Assessment Alliance) é criada, formada por membros da S.T.A.R.S, e das versões anteriores de Resident Evil.

Os membros originais da S.T.A.R.S. Os poucos restantes agora fazem parte da BSAA

Resident Evil: Revelations acontece em uma timeline entre o quarto e o quinto jogo da franquia principal. Se voce não conhece a história por completo, mas tem interesse em aprender, recomendo acessar o REVIL, maior site brasileiro para conteúdo de Resident Evil.

Resident Evil: Revelations, o oitavo jogo da franquia principal


Resident Evil: Revelations será o segundo jogo de Resident Evil para o 3DS (o primeiro, Resident Evil: The Mercenaries 3D, é um spinoff sem história). Será a primeira vez que uma versão de Resident Evil é feita exclusivamente para um console portátil.

A história do jogo tem acontecimento no ano de 2005, assim como dito, entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5, narrando os acontecimentos após a criação da BSAA. O novo jogo trará de volta a dupla Jill Valentine e Chris Redfield, protagonistas do primeiro jogo, e de demais outros.
Chris é dado por desaparecido, depois de sair em uma missão com sua parceira, Jessica Sherawat, e cabe a Jill partir para um navio no mediterrâneo a sua busca. No decorrer da história, Jill é acompanhada por um novo parceiro, chamado Parker Luciani.

Jill e Chris voltarão a ser os protagonistas da história.

O novo jogo introduzirá a Il Veltro, uma organização bioterrorista, que lançou um ataque biológico a cidade de Terragrigia, devido a usarem um sistema de energia solar que sustentava toda a cidade. A federação de comissão bioterrorísta (FBC) enviou agentes para conter a população, entre eles, Parker e Jessica. Porém, a situação se alastrou rapidamente, e Terragrigia foi declarada como zona de quarentena.

Resident Evil: Revelations trás graficos impressionantes para o portátil. É a primeira vez que um jogo para o console terá gráficos que se aproximam da realidade, mostrando todo o potencial do 3DS. Se você jogou Resident Evil 4 para Playstation 2 ou Wii, por exemplo, não deverá ter problemas de adaptação com os gráficos de Revelations, que se aproximam de Resident Evil 4.



O gameplay de Revelations é igual ao de Mercenaries, e parecido com Resident Evil 4 ou 5, mudando os focos entre primeira e terceira pessoa. A adaptação do gameplay para o 3DS é muito boa, onde o jogador se acostuma fácilmente com os botões. Além disto, a regalia de andar e atirar ao mesmo tempo deve ajudar nas horas de dificuldades.
A jogabilidade de Resident Evil: Generations é especial, pois trará pela primeira vez (pelo menos no ocidente) um periférico um tanto quanto "diferente" para o 3DS.

Enfim nos encontramos, Circle Pad


Apresentado em uma das conferências da Nintendo ao longo do ano, o Circle Pad (chamado de Circle Pad Pro no ocidente) é um acessório para se encaixar no Nintendo 3DS, afim do mesmo ganhar novos botões e um novo analógico.

Circle Pad, mais um acessório robusto da Nintendo.

O acessório foi extremamente criticado devido a seu design robusto, e principalmente, pela necessidade do uso de pilhas para seu funcionamento (apesar da dita duração de 480 horas do dispositivo). Alguns pequenos e marotos traquineiros abriram o periférico, mostrando que o mesmo possui bastante espaço sobrando.

Mesmo assim, segundo diversas fontes, o uso de um segundo analógico em Resident Evil: Revelations foi no mínimo necessária. Andar e atirar ao mesmo tempo sem o controle de dois analógicos é quase impossível. Devido a isto, a Capcom estará lançando o jogo com um bundle especial, que traz o Circle Pad Pro junto, sendo o primeiro jogo a ser vendido com o Circle Pad no ocidente.



Resident Evil: Revelations teve uma grande divulgação, e várias distribuições de demos no Japão. Aqui no ocidente, os portadores do Resident Evil: The Mercenaries 3D puderam jogar uma pequena demo inclusa no jogo.
Resident Evil: Revelations tem data prevista de lançamento para o dia 2 de fevereiro nos EUA. Confira abaixo os demais trailers lançados pela Capcom.



Leia Também

Nintendo - 04/10/2016

Conheça a evolução dos iniciais de Alola no novo vídeo de Pokémon Sun / Moon

Enfim a Nintendo revelou o que muitos esperavam de Pokémon Sun e Pokémon Moon: a evolução dos iniciais de Alola. Apesar de mostrar apenas as evoluções intermediárias, o novo vídeo nos dá uma ideia de como os monstrinh...

Leia Mais...

Nintendo - 01/10/2016

Você já pode pegar seu Keldeo na distribuição mensal em Pokémon X/Y/OR/AS

Continuando a comemoração dos 20 anos de Pokémon, um novo Pokémon lendário já está disponível em Pokémon X / Y / OR / AS. Desta vez, você poderá adquirir Keldeo acessando a opção "Mistery Gift" de seu jogo. Keld...

Leia Mais...