Nintendo - 05/03/2012

[Preview] The Last Story


Até então, o Nintendo Wii tinha um número baixo de RPG's exclusivos e interessantes. Apesar da Nintendo lançar títulos da franquia Final Fantasy Crystal Chronicles, nenhum deles conseguem satisfazer o público que se entretêm com títulos de histórias profundas, como os demais títulos de Final Fantasy e similares.
Porém, perto do final de sua existência, o Nintendo Wii recebeu o lançamento de duas dádivas do J-RPG. Entre eles, o incrível The Last Story, um trabalho feito por gênios do mundo dos games.

Uma união de mentes brilhantes


Se atente bem na tipologia usada no logo de The Last Story. Parece familiar ?
Não é a toa que a logo lembra os títulos de Final Fantasy, afinal, The Last Story é dirigido por niguém mais, ninguém menos, do que Hironobu Sakaguchi.

Hironobu Sakaguchi é o criador da série Final Fantasy, além de ser um dos mais famosos game designers e game producers do mundo. Dentro da Square, Sakaguchi não só trabalhou em cima das séries de Final Fantasy, como também participou de projetos famosos, como Vagrant Story, Parasite Eve e Kingdom Hearts.
Em 2003, Sakaguchi saiu da Square para criar sua própria desenvolvedora, a Mistwalker.

Hironobu não é a única celebridade dos games a participar do projeto de The Last Story. A música do jogo  é composta por outro gênio, chamado Nobuo Uematsu.

Nobuo Uematsu é o video game composer mais famoso de todos os tempos. Parceiro de longa data de Sakaguchi, Uematsu compoz as trilhas sonoras de grandes títulos do mundo dos games. Entre eles, Final Fantasy, Chrono Trigger, Front Mission e Blue Dragon.
Em 2004, Uematsu também saiu da Square para seguir sua carreira como freelancer, fundando assim sua empresa chamada Smile Please, e trabalhando em projetos ao lado de Sakaguchi.

Além destas duas grandes figuras, The Last Story conta com a participação de outros profissionais de peso, como Yutaka Takehisa (produtora de jogos como Dragon Quest, Metroid Other: M e Jump: Super Starts). Sem dúvida, a união destes profissionais foram o conceito de um Dream Team do J-RPG.

Uma nova forma de fazer RPG


The Last Story conta a história de Zael (ou Elza, como chamado), um espadachim mercenário que perdeu a família quando era criança, e que sonha em se tornar um cavaleiro real.
Zael faz parte de um grupo de mercenários, liderada por Quark, residentes em Ruli Island, que é governada pelo conde Arganon, um nobre ambicioso.
Ruri é uma cidade grande, localizada no centro do território, e que esta prestes a sofrer drásticas mudanças devido a invasão de demônios. Para defender sua cidade, Arganon contrata os mercenários locais, incluindo Zael, para que se livrem dos demônios.

As artworks oficiais mostram como o território que envolve Ruri é grande e majestoso.

O gameplay de The Last Story envolve muito mais do que simples elementos de RPG. O jogador tem livre controle sob o personagem, tanto fora quanto dentro de batalha, em um sistema de Action-RPG.
Sua party o acompanha lado a lado enquanto o jogador progride, mas tomam decisões por conta própria, em um sistema extremamente parecido com o de Final Fantasy XII. Além disto, o jogador deverá utilizar muito de elementos "stealth", se escondendo e utilizando de elementos surpresa para atacar os inimigos.



Muitas vezes, o jogador terá de chamar a atenção dos monstros, com a abilidade de "Gathering", para que os aliados castem suas magias e ataques.
O gameplay ainda conta com um sistema de estratégia em tempo real (real time strategy), onde o jogador pode dar ordens em tempo real para seus aliados, a fim de destruir pontes, direcionar magia para determinados inimigos ou arqueiros a tomarem determinadas estratégias.

O vídeo abaixo mostra um pouco de como funciona este novo sistema de batalha.


Outros novos sistemas inovadores foram implementados em The Last Story. Sakaguchi diz que estava cansado da forma como os NPC's interagem com o jogador, devendo esperar para que o mesmo aperte o botão e iniciar uma conversa ou diálogo.
Em The Last Story, o jogador pode interagir com os NPC's de diversas formas, seja esbarrando no mesmo, sentando ao seu lado, ou até mesmo entrando em seu campo de visão.
Além disto, os diálogos estão melhores trabalhados se comparados a outros RPG's, onde além das falas serem dubladas, perfis dos interlocutores aparecem nos extremos da tela, mostrando suas expressões enquanto falam.


The Last Story ainda contêm um modo cooperativo de até 6 jogadores, e modos online competitivos, onde os jogadores podem se aliar e enfrentar monstros, ou enfrentarem a si mesmos. O jogo ainda possui dois modos online chamados Supression, onde os jogadores devem derrotar chefes para ganhar recompensas, e Fray, um modo versus em time ou deathmatch.

O Japão e a Europa comemoram, mas a América...


Apesar da alegria do lançamento de títulos tão promissores e atraentes, a América fica mais uma vez para traz quando o assunto é o lançamento de novos títulos.
Enquanto os jogadores japoneses e europeus ja podem desfrutar de sua cópia de The Last Story, aqui na América, o lançamento de The Last Story só vai acontecer em Junho.
É um pouco decepcionante, uma vez que será difícil combater a pirataria nesta data, onde os jogadores já terão desfrutado do jogo de forma ilegal, além de ter um pouco de descompromisso com aqueles fãs fiéis que aguardam o lançamento do jogo em seu território.



Confira abaixo os demais trailers de The Last Story



Leia Também

Nintendo - 21/10/2016

Quais jogos podemos esperar para o Nintendo Switch?

O Nintendo Switch finalmente foi revelado e com isso respondeu muitas perguntas, mas levantou um bom tanto de outras. Uma das principais dúvidas que temos é: quais são os jogos que ele terá??? No video de anún...

Leia Mais...

Nintendo - 27/08/2016

10 coisas que você precisa saber sobre Sonic Boom: Fire & Ice

Sabe o nosso ouriço azul favorito? Tem novo jogo dele chegando muito em breve para o 3DS. Sonic Boom: Fire & Ice será lançado no dia 27 de setembro, e está sendo desenvolvido pela Sega e a Sanzaru Games. Já que es...

Leia Mais...