Nintendo - 06/05/2012

[Matéria] Nem só de Mario vive a Nintendo


Faltando cerca de um mês para a E3, o maior evento de games da indústria, muitas dúvidas ainda estão no ar em relação à Nintendo, principalmente o futuro da empresa, que parece estar tomando um rumo bem diferente do que foi na última geração de consoles.

O Wii foi sem sombra de dúvidas uma inovação para toda a indústria. Mostrando que o jogador pode sim estar presente no game, isso em forma de captação de movimentos. O console vendeu cerca de 100 milhões de unidades ao redor do mundo, sendo líder absoluto entre os consoles de mesa da última geração. Mas por que a Nintendo iria mudar em time que está ganhando? 

Você, jogador que possui um Wii, está jogando os últimos lançamentos nele? Digo, jogar grandes nomes de third parties, como Skyrim, Batman Arkham City ou algum Assassin's Creed? A resposta é meio óbvia, mas porque muitos dos grandes games dessa geração ficaram de fora do nosso querido console branquinho?

Skyrim, um dos jogos mais aclamados dos últimos tempos, é um dos títulos que não existem na lista do Wii.

Em comparação com Ps3 e X360, o Wii perde em desempenho no hardware, coisa que afastou as third parties dele. Quando um grande jogo era anunciado, muitos gamers se perguntavam se haveria a possibilidade de uma versão pro Wii, que muitas vezes não acontecia. Isto fez com que a Nintendo fosse responsável por boa parte dos games produzidos para o console. Não que isso seja algo ruim, muito pelo contrário, Zelda Skyward Sword está aí pra provar que não basta ser um game HD para ser um título premiado e líder de vendas, mas com o apoio de outras produtoras e maior variedade de jogos, o console estaria bem mais vivo do que ele está agora.

Pensando nisso, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, declarou que nessa geração as third parties estarão mais presentes em seus consoles, tanto no Wii U quanto no 3DS, que já é possível notar pelos seus últimos lançamentos. O line up do 3DS recebeu jogos como Resident Evil Revelations e Metal Gear Solid 3, títulos que mostraram que o console é mais do que gráficos 3D, sendo o primeiro citado até comparado com os consoles HD devido aos ótimos gráficos.

A aposta da Nintendo para os próximos anos esta na aposta em third parties e sua rede online.

Em trinta anos, este ano foi o primeiro da história que a Nintendo fica no vermelho. Perder meio bilhão de dólares é um valor considerável para qualquer empresa, principalmente uma do ramo de games. E é isso que a Big N quer mudar logo. Não só com o apoio das third parties, mas também com um modo online robusto, coisa que tantos fãs pediram e que está prestes a acontecer com lançamento da Nintendo Network.

A E3 está chegando, e com ela grandes novidades. Uma nova geração de games está para começar, e com ela, uma esperança de ver a Nintendo novamente no topo, como foi na era do SNES.

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...