[Matéria] Entendendo spin-offs de Kingdom Hearts
Por André Aranovich
ATENÇÃO: Esse texto contém VÁRIOS spoilers, não será feito nenhum mistério sobre o que já se sabe da trama, apenas sobre KH: 3D que nada foi dito. Se você pretende jogar a série, recomendo não ler esse artigo, caso já tenha terminado os jogos, nada aqui será novidade, mas é sempre bom relembrar as várias conexões dos jogos.
Esse artigo foi feito para aqueles que não puderam jogar os spin-offs ou se perderam no meio do tão complicado enredo dessa magnífica série. E principalmente para aqueles que não ligam para os jogos que não fazem parte da série principal, talvez esse artigo possa mudar a opinião de vocês. Os jogos serão abordados em ordem de lançamento.
Kingdom Hearts: Chain of Memories
História
Exatamente após os acontecimentos de Kingdom Hearts I, Sora, Donald e Goofy estão a procura do Rei Mickey e de Riku, que desapareceram após fechar o portão que levava ao Kingdom Hearts. Eles encontram Pluto e o perseguem, após perderem o cão de vista eles encontram um homem utilizando um capuz preto que diz algumas palavras incompreensíveis e mostra um caminho para o Castle of Oblivion.
Chegando lá, Sora recebe uma carta que representa Traverse Town, ao "visitá-la" percebe que todos os amigos que havia feito o esqueceram. Mais tarde tudo começa a fazer sentido, aquela não era a Traverse Town verdadeira, mas sim, uma de suas memórias e o resto do jogo mostra ele passando por essas memórias de vários mundos diferentes enquanto ele vaga pelo castelo.
O vilão principal desse jogo é o Marluxia, membro da Organization XIII que liderou alguns nobodies da organização contra as ordens de Xemnas. Sua principal meta era utilizar o poder de Naminé para fazer com que o Sora lutasse contra os outros membros da Organization XIII. Isso falha porque havia um "traidor" entre os cúmplices dessa revolta, algo que só é dito claramente em 358/2 Days
Importância:
É a continuação direta de Kingdom Hearts, mostra Sora conhecendo e enfrentando os primeiros membros da Organization XIII, trás o primeiro replica da série e explica o motivo de Sora estar dentro daquela "cápsula" no início de KHII.
Personagem Importante
Naminé

Como ela nasceu dessa forma "incorreta" houve um bug nela, no qual ela não possui as memórias do seu corpo verdadeiro, que seria a Kairi e ganhou o poder de reagrupar as memórias das pessoas. De fato ela é uma nobody totalmente diferente do usual. Quando foi encontrada pela Organization XIII no Castle of Oblivion, Marluxia tenta usar a garota para que seus planos deem certo.
Ponto adicional
História de Riku
Kingdom Hearts: 358/2 Days
Seu lugar na cronologia fica antes do final do Kingdom Hearts I (Especificamente logo após o Sora se perfurar com a Keyblade), e termina logo no início de Kingdom Hearts II. Seu protagonista é o Roxas, nobody de Sora. O jogo mostra Roxas desde suas primeiras memórias, até o final fatídico que começa em Kingdom Hearts II.
História
Mostra o dia-a-dia de Roxas após entrar na Organization XIII, ele, sem suas memórias, acaba formando um laço de amizade com Axel e Xion. Sua função dentro da organização é destruir heartless impuros para recuperar corações para completar o Kingdom Hearts e assim conseguir seu tão sonhado coração.
E meio a isso, Roxas tenta descobrir o que ele realmente é e o que ele foi. Em contra partida, Xion também tem esses problemas, que mostram estar intimamente ligados com os de Roxas.
Mostra toda a "vida" de Roxas, o motivo de Axel ter traído Marluxia em Chain of Memories, e também mostra Xion, que é um dos motivos para Sora tardar tanto em acordar. E para os curiosos é interessante ver como a Organization XIII funciona.
Personagens Importantes
Roxas

Após a morte de Xion, Roxas consegue utilizar duas Keyblades. Ele encontra Riku em The World That Never Was e luta com ele. Isso fez com que Riku precisasse liberar as trevas em seu coração para derrotá-lo, deixando sua própria aparência igual a de Ansem, como é visto em KHII. Depois disso, Roxas é posto sob quarentena em uma Twilight Town criada por DiZ para ser observado até que ele esteja preparado para voltar ao corpo de Sora.

Sua aparência lembra muito a de Kairi, o que faz com que várias dúvidas surjam na primeira vez em que ela é vista. Isso se deve ao fato de ela ser uma replica criada por Vexen de uma parte das memórias adormecidas de Roxas, mais especificamente, as memórias mais fortes de Sora em relação a Kairi. Sem que ela morresse, Sora não poderia acordar novamente. Quando Riku descobre sobre isso, ele caça Xion para fazê-la entender quem ela era e o que precisava ser feito.
Xion se transformou na melhor amiga de Roxas, essa ligação é construída a longo do jogo todo, o que a faz ser uma personagem marcante. No final, ela escolhe morrer para acordar Sora novamente, com sua morte, ela volta para Roxas e agora ele que deveria morrer para, ai sim, retornar para Sora.
Axel
Amigo fiel de Roxas, seu nome antes de virar nobody era Lea. É quem toma conta das missões de assassinatos da Organization XIII. Axel descobriu a verdade sobre a relação de Roxas, Xion e Sora antes de seus amigos mas, mesmo assim, ele a deixa em segredo. Ele que toma conta dos dois quando eles estão no Castelo da Organization XIII, assemelhando-se a uma figura paterna. Sabe-se que antes de virar nobody, ele era amigo de Saïx (Isa) por isso eles têm tanta afinidade durante os eventos do jogo.
Com os acontecimentos finais, ele fica sem saber o que fazer. Vendo a perda do rumo de seu amigo, ele começa a parar de obedecer as missões da organização e corre atrás de Roxas. A continuação dessa história ocorre de KHII.
Ponto Adicional
Missão de Axel
Em certa parte do jogo, Axel é mandado ao Castle of Oblivion junto com Marluxia, Vexen, Larxene, Zexion e Lexaeus, já sabendo que o primeiro iria se rebelar contra a organização. Ele assassina Vexen para provar lealdade a Marluxia e ganhar proximidade com Naminé, para soltá-la e assim acabar com os planos de rebeldia. Ele também tenta acabar, sem sucesso, com Sora, para que Roxas não tenha futuros problemas com isso.
Ele é mandado novamente para o castelo outras vezes, elas eram uma tentativa de conhecerem a localização da Chamber of Waking, lugar onde Ventus está repousando.
Kingdom Hearts: Birth By Sleep
História
Contando a história de Ventus, Terra e Aqua, o jogo possui três vertentes diferentes. Ventus não sabe muito bem sobre seu passado. Terra é agonizado pelo fato de não conseguir controlar as trevas do interior de seu coração e Aqua tenta resolver os problemas que essas duas figuras causam. Relaciona também o Mestre Xehanort com os acontecimentos dos outros Kingdom Hearts.
Importância
Indiscutivelmente, é um dos capítulos mais importantes de Kingdom Hearts, explica a maioria dos buracos que foram deixados no decorrer da história (Leia-se Kingdom Hearts II), essas informações serão mostradas nos próximos tópicos
Personagens Importantes

Ventus
Garoto que se parece com Roxas, é o mais novo no trio dos Keyblade Wielders, foi treinado por Mestre Xehanort , que tentou fazer o coração do garoto entrar na mais pura escuridão, sem sucesso, ele retira as trevas de dentro de Ventus "manualmente", retirando parte do coração do menino e criando Vanitas, que viria a ser um dos antagonistas da trama. Depois disso Mestre Xehanort "passou" Ventus para o Mestre Eraqus, para que a luz do coração do menino ficasse mais forte.
Após a luta final, Ventus acaba ficando inconsciente e seu coração procura outra pessoa para se completar, nesse momento ele acha o coração de Sora, que é muito semelhante ao dele.

Terra
Foi reprovado no Mark of Mastery por ter liberado as trevas do coração no meio do teste. Isso o deixa angustiado consigo mesmo, que procura a resposta de como se tornar mais forte. Com esse anseio no coração, Xehanort o persuade para conseguir manipulá-lo. Enquanto ele vaga por outros mundos, vai encontrando a resposta que procurava e percebe que a amizade é a coisa mais importante para ele. Isso faz com que ele acabe matando Mestre Eraqus para proteger Ventus.
No final do jogo ele acaba sendo possuído por Xehanort, mesmo assim, seu espírito forte, tentando impedir que seu corpo e mente fossem dominados, continuava a lutar dentro do coração do novo Xehanort. Sua aparência é tomada para as versões heartless e nobody de Xehanort.

A única que realmente se tornou uma Keyblade Master. Ela tenta corrigir tudo que seus amigos baguçam, de longe é a mais sensata dos três. Seguindo as ordens do Mestre Eraqus, ela fica observando Terra e tenta trazer Ventus de volta para a Land of Departure.
Depois da batalha final, ela foi a que mais se manteve "viva", colocando Ventus para repousar na Chamber of Waking do Castle of Oblivion e foi procurar Terra, que já estava possuído por Xehanort. Tentando salvar seu amigo de ficar para sempre no Realm of Darkness ela se sacrifica indo no lugar dele. Depois de anos vagando, ela atualmente está junto com Ansem The Wise dentro do Realm of Darkness, esperando a ajuda de Sora.
Xehanort

Um Keyblade Master que ficou intrigado com o porquê das trevas serem tão temidas, pesquisou a fundou sobre isso e sobre a Keyblade War, guerra entre os Keyblade Wielders de Luz e de Trevas. Achou a resposta disso tudo na χ-blade, espada que pode abrir facilmente o Kingdom Hearts para conseguir um poder absurdo.
Para a criação da χ-blade ele teria que chocar um coração de pura luz e puras trevas, que ele conseguiu na separação entre Ventus e Vanitas. Depois disso ele queria um corpo para servir de recipiente, ele o encontrou no jovem Terra, que possuía um pouco de escuridão dentro do coração.
Após se apossar do corpo de Terra, Xehanort fica lutando contra ele para fazer a alma e o coração de Terra adormecerem na escuridão. Aqua aparece para interferir e depois da luta, Terra recobra a consciência por um tempo e estoca Keyblade contra o próprio peito, fazendo com que ambos caíssem nas Trevas. Depois é resgatado por Aqua. Mais tarde, Ansem The Wise torna ele um de seus discípulos. Seu Heartless e seu Nobody são, respectivamente, Ansem e Xemnas, chefes finais de KH I e KH II.
Pontos Adicionais
Magia da Aqua
Em Radiant Garden, Aqua vê Kairi fugindo de um Inversed, ela percebe que a garota possui uma enorme quantidade de luz no seu interior. Para proteger a garota, Aqua solta uma magia na Kairi dizendo que quando o coração dela estiver em perigo, ele será guiado à aquele que irá protegê-la. Quando isso ocorre em Kingdom Hearts I, o coração dela vai para Sora.
Cerimônia de passagem da Keyblade
É explicado no livro de Birth By Sleep que para alguém possuir uma Keyblade, um ritual deve ser feito, o Keyblade Wielder tem que estar segurando a Keyblade e quem irá recebê-la irá pegar em sua empunhadura. Isso é visto na passagem de Terra na Destiny Islands, sendo realizada com Riku. E é visto também, de forma sem querer, entre Aqua e Kairi em Radiant Garden.
Land of Departure e Castle of Oblivion
Mestre Eraqus conta a Aqua que caso a Land of Departure, local que vários Keyblade Masters protegeram através dos tempos, estivesse em perigo, seria necessário fechar a Keyhole do local. Com isso a Land of Departure se transformou em um labirinto que causa esquecimento, nomeado de Castle of Oblivion. Aqua aproveita e coloca Ventus na sala final do castelo para que ele fique protegido enquanto está inconsciente.
Kingdom Hearts Re:Coded
História
Jiminy Cricket fica intrigado do porquê de estar escrito "Obrigado Naminé" em seu livro, começa a pesquisar sobre isso e vê que o livro está cheio de bugs. Mickey, Donald e Goofy colocam um Data-Sora para recuperar as informações contidas nele, consertar os bugs e descobrir de onde veio tal mensagem.
Importância
O final do jogo contém revelações que levam ao Kingdom Hearts III e ao Kingdom Hearts 3D: Dream, Drop, Distance. No final do jogo, eles conversam com Data-Naminé, que conta que Sora é a chave que liga a todos: Roxas, Axel e Xion e que o destino de outras três pessoas (Ventus, Terra e Aqua) também está nas mãos dele.
Além disso em uma conversa entre Mickey e Yen Sid no final do jogo, é dito que após uma pessoa ter seu Heartless e Nobody eliminados, ela volta. Isso indica o retorno do Mestre Xehanort. Que para ser confrontado com mais igualdade, Sora e Riku deverão passar pelo Mark of Mastery, para se tornarem dois Keyblade Masters, história que é contada em KH: 3D.
Ponto Adicional
Todos esses fatos são contados a Sora através de uma carta no final de Kingdom Hearts II. Com Sora aceitando voltar a se aventurar para ajudar todos os que ainda estão prejudicados por conta de Xehanort, segue a abertura para Kingdom Hearts III.
E esses são os spin-offs da série, que são essenciais para completar a história desse mundo. Todas as informações foram escritas com base no que a série apresenta ou em informações de livros adicionais (Conhecidos como Ultimania). Espero que tenham apreciado esse resumo da trama. Caso encontre algum erro ou queira discutir um pouco, comente a vontade. Obrigado pela leitura.