[Matéria] Personagem Inesquecível: Kirby
Por Caio Gomes
Nosso amigo rosado Kirby, completou em 2012, vinte anos de existência. Adquiri semana passada a coletânea que saiu em comemoração a data, lançada para o Wii. O pacote vem com um CD contendo as melhores músicas da franquia, e também o disco que possui seis jogos que foram lançados ao longo dos anos, sendo eles: Kirby´s Dream Land (Game Boy), Kirby´s Adventure (NES), Kirby´s Dream Land 2 (Game Boy), Kirby Super Star (Super Nintendo), Kirby´s Dream Land 3 (Super Nintendo), Kirby 64: The Crystal Shards (Nintendo 64) e por fim um mini-game bônus baseado no mundo de Return to Dream Land lançado para o Wii também.
Jogando de acordo com a ordem cronológica dos jogos, pude ver como a franquia evoluiu. Independente de sua cor ou até mesmo da história dos jogos, não tenho medo nenhum de afirmar que a franquia Kirby é uma das minhas favoritas que a Nintendo já criou. Ao longo dos anos, a franquia evoluiu muito. Habilidades para a bolota rosa mais querida da Nintendo foram surgindo e vinte anos depois enxergamos claramente o que o personagem se tornou. Adoro jogar com o Kirby em qualquer Smash Bros. que já saiu até agora e aguardo loucamente as versões para Wii U e 3DS só para ver as possibilidades de gameplay. Manter uma franquia por vinte anos carregada de excelentes jogos não são para todos e com Kirby não tem do que reclamar.
É, acredito que com tudo isso Kirby se torna, enfim, um personagem inesquecível.
O Nascimento
Criado pela grandiosa mente de Masahiro Sakurai, quando tinha apenas 19 anos (sim, "o cara" por trás da franquia Smash Bros. e pelo excelente Kid Icarus: Uprising). Na época houve muita confusão a respeito da cor do personagem. Sakurai já tinha a cor rosa em mente, mas Shigeru Miyamoto-sensei queria que o personagem fosse amarelo, mas no fim deu tudo certo, quando em seu primeiro jogo, Kirby apareceu com a cor como o conhecemos hoje. Antes da bolota rosa possuir seu famigerado nome, Sakurai tinha em mente chamá-lo de Popopo e seu formato seria mesmo uma bola já no seu primeiro jogo. Ainda bem que tal ideia foi descartada e hoje temos um personagem incrível.
As Habilidades
Kirby tem muitas habilidades. Kirby possui um corpo muito resistente, ágil e flexível, isso lhe dá a possibilidade de voar. Quando seu fôlego acaba, até mesmo o vento que sai de sua boca pode se tornar uma arma e derrotar certos inimigos. Kirby tem também a capacidade de convocar uma estrela para usar como transporte, quando precisa. Sua agilidade também lhe dá a possibilidade de dar grandes saltos, grandes golpes e fortes rasteiras, além de ventos destruidores!
Mas sem dúvida a principal habilidade da querida bolota rosada é a absorção: Com seus pulmões tão resistentes como aço e com seu estômago flexível como borracha, seu poder de sucção pode criar até um ciclone! E ao engolir certos inimigos e ingerir o DNA das criaturas no seu organismo, Kirby tem a possibilidade de copiar as habilidades de todos os monstrinhos que ele passa a engolir!
Por trás de um grande personagem...
...com toda a certeza há grandes coadjuvantes! E sem eles, acompanhar as aventuras de Kirby não seria tão legal. O Rei Dedede, autodenominado rei da famigerada Dream Land e inimigo declarado de Kirby, mesmo com toda a sua malevolência e sede de expulsar o querido inimigo rosa da Dream Land, nos proporciona por toda a franquia, momentos de pura descontração, com muito humor e risadas garantidas. E não podemos esquecer também de Meta Knight, o anti-herói e rival de Kirby. Meta Knight munido com sua Galaxy Sword, sempre aparece para lutar contra o Kirby, porém, para que Meta Knight alcance seus objetivos, ele de vez em quando dá conselhos, guiando e até mesmo se tornando um poderoso aliado do nosso querido protagonista rosado. Dois antagonistas que definitivamente enriquecem as aventuras da bolota rosa, e deixar de conferir suas peripécias e artimanhas contra Kirby, torna os jogos menos brilhantes. Pois três estrelas brilham mais que uma. E aqui a trindade está bem formada!
Ao Infinito... e além!
Com certeza o futuro de Kirby é infinito! Seus jogos possuem uma trilha sonora marcante e os cenários, recheados de cores vivas e alegres, evidenciam todos os detalhes presentes em cada estágio. Até o momento nada foi confirmado para o Wii U e 3DS, mas a E3 2013 está chegando e com certeza Kirby não ficará de fora.
Compreendo que a dificuldade nos jogos do Kirby, são praticamente zero, e que finalizá-los é só uma questão de tempo. Mas não deixe de jogá-los. Sem sombra de dúvidas os jogos pertencentes a franquia do Kirby, nos últimos anos, são os que mais tem renovado e inovado a jogabilidade a cada jogo produzido, como nunca se viu em qualquer outra franquia da Nintendo! Por isso acompanhar cada notícia sobre um novo lançamento, é tão empolgante!
Para enfatizar o que vos escrevo, basta pegar o Kirby's Epic Yarn, lançado para o Wii, que por muitos é considerado uma verdadeira obra de arte, devido aos detalhes e ao modo como foi aplicado a jogabilidade na aventura durante todo o jogo. E vou seguir mais um pouco! Além deste jogo anteriormente citado, a carreira do Kirby nos portáteis vai muito bem! Temos para o Nintendo DS, Kirby - Canvas Curse e Kirby - Mass Attack, que são ótimos jogos e belos exemplos de inovação na jogabilidade. Por isso afirmo, que Kirby está longe de ser um jogo focado para o público infantil, e seus jogos devem ser apreciados por todos os gamers!
E dito isso, espero ter expressado aqui um pouco daquilo que Kirby representa dentro do universo nitendístico em seus 20 anos de carreira. E que venha mais 20! Que se jogos sempre nos surpreenda sempre, que sejam tão divertidos, que encante mais jogadores, que faça os fãs mais antigos gostarem cada vez mais deste personagem que já se tornou inesquecível e que o infinito seja superado! Parabéns Kirby e que surja muitos jogos!