Nintendo - 10/01/2013

[Matéria] Hora da Reflexão: O Fator Replay


Estava eu aqui jogando tranquilamente, o bom e velho Pokémon no meu DS. Para ser mais exato o remake Pokémon - SoulSilver. Já perdi a conta de quantas vezes joguei este game incrível, e logo em seguida parei para pensar numa coisa: no fator Replay nos games atualmente. O que faz nós gamers jogarmos um jogo mais de uma vez? É o gameplay? É a história? São os persanagens? Ou será que, depois que finalizamos um jogo, o próprio game traz atrativos que nos despertam a querer jogá-lo novamente? Tais questões, ao meu ver, não tem mais tanta importância nas atuais gerações, ou então, se torna um fator superficial. Será que o fator replay é importante hoje em dia?

Replay antigamente era...

...sinônimo de longevidade! Até o final da era 32 Bits, o fator replay existia aos montes! Independente do gênero, sempre existiu dentro de cada jogo, elementos que despertavam nossa vontade de jogar o mesmo game por diversas vezes!
Aposto que, você, caro leitor, consegue imaginar e pensar em diversos games que com certeza já jogou uma dúzia de vezes, ou até mais, não é verdade? Mas e nos consoles atuais? A lista não é tão grande assim, não é mesmo? Independente de qual plataforma, seja jogando um PS3, ou um XBOX 360, ou seja na nossa tão querida e amada Nintendo com o DS ou o Wii, as antigas gerações com certeza nos trouxeram muitas horas de diversão extra com seus jogos, e sem dúvida deixa muitas saudades.




E a internet trouxe...


...muitas revoluções para o mundo gamer! Com o passar dos anos, a velocidade da internet foi só melhorando e com isso a interação dos games aumentou drasticamente. E o que as empresas decidiram fazer? Foi aí que surgiram, no caso da Microsoft, os Achievements, e no caso da Sony, o sistema de Troféus. É claro que, no meio de tudo isso, surgiram as famigeradas DLC's e o multiplayer on-line (mas discutir sobre isso ficará para outra ocasião), tais fatores deveriam contribuir muito para aumentar o fator replay, correto? Pois é, na teoria sim, mas não é o que presenciamos por aí atualmente na prática... E no caso da Nintendo, então? Sua posição e preocupação com o mundo on-line foi lamentável no caso do DS e do Wii.

A Nintendo e o mundo on-line


O cenário dentro da Nintendo com o Wii e o DS no mundo on-line foi preocupante. Enquanto as concorrentes criaram elementos que proporcionaram um aumento na longevidade, com relação à questão do fator replay, oferecendo para o jogador um sistema de recompensas, o que a Nintendo fez? Nada. Nenhum sistema de recompensas sequer. 
Sem dúvidas isso prejudicou muito a empresa pai do Mario, afastando muito os jogadores, o famigerado público hardcore, como são chamados atualmente. Dentro do mundo nintendístico, o fator replay ficou nas mãos das próprias produtoras dos games, e podemos dizer que foi entristecedor. Poucos jogos tiveram destaque no quesito replay. Personagens carismáticos, história envolvente, gameplay viciante, são elementos ótimos para despertar nossa vontade em adquirir um jogo e pará-lo de jogar somente após completarmos 100%, não é mesmo? Mas se tal jogo não possuir um ótimo fator replay, como continuaremos a ter aquela vontade de finalizarmos o jogo completamente? 
Sinceramente, consigo contar nos dedos quantos jogos finalizei com 100% nos consoles atuais e acredito que isso aconteça com você também, caro leitor. É claro que em casos como Pokémon, por exemplo, é sempre um desafio estimulante completar a Pokédex local e ainda mais desafiante completar a Pokédex global. Mas bem que poderia existir um recompensa melhor para aqueles que conseguirem realizar tal feito! Seria uma outra forma de estimular mais ainda a questão replay dentro dos jogos. Mas como a vida é um aprendizado, a Nintendo parece estar mudando sua visão para o mundo on-line. Basta olharmos para o 3DS e o recém-chegado Wii U.


Nem tudo está perdido!


Com os consoles atuais, a Nintendo tem mudado o cenário anterior, e tem se preocupado mais com a fator replay de seus jogos. Assim como também a questão do multiplayer on-line e as questões da interatividade dos jogos, que antes ficava apenas na questão local, e que nos jogos atuais o fato está totalmente diferente. A Nintendo tem mostrado, gradativamente, a sua preocupação com a interatividade on-line, até mesmo no fator replay (no quesito multiplayer, a discussão ficará para outra ocasião). No caso do 3DS temos bons exemplos na questão do fator replay: Super Mario 3D Land, Kid Icarus Uprising, New Super Mario Bros. 2, e Theatrythm Final Final (que aqui já temos até o sistema de Troféus). E no caso dos dois últimos jogos citados, já está disponível, algumas DLC's, por um preço muito acessível e que definitivamente aumentam o tempo de vida do jogo por um tempo extra. O StreetPass (sendo que, até o momento, não tenha sido usado em sua totalidade), também é um ótimo recurso que pode aumentar o tempo de vida útil dos games como o replay, por exemplo. Ao disponibilizar recordes, desafios, trocas, entre outros elementos, é nos proporcionado mais diversão, curiosidade e vontade de jogar por mais tempo aquele jogo sozinho ou com os amigos. A diversão fica garantida e com certeza o maior trunfo do 3DS está no StreetPass. Com o tempo acredito que o recurso se fortalecerá cada vez mais!
No caso do Wii U ainda é cedo afirmar algo sobre o fator replay, multiplayer ou recursos on-line, pois saíram muito poucos jogos, porém, se a Nintendo utilizar bem a compatibilidade entre o Wii U e o 3DS, acredito que vai ser muito interessante e aumentará bastante o tempo de vida de muitos jogos!



Expectativas


2013 se inicia e analisando todos os jogos que foram lançados até agora para o 3DS recentemente. Isso mostra como a Nintendo está, sim, pensando em como estender o tempo de vida útil dos seus games. E com o auxílio dos recursos disponibilizados tanto para o 3DS como para o Wii U, surge, então, para as third parties um leque de possibilidades, tanto para melhorar o fator replay como também o fator multiplayer, seja local ou on-line, e até mesmo para aumentar as horas extras dos jogos com os polêmicos DLC's,  por que não?
O Wii U já está entre nós e acredito que 2013 será o ano definitivo para a Nintendo corrigir os erros do passado, para reconquistar um público que ficou afastado, e se consolidar de vez dentro do mundo dos games com aquele jeito que só a Nintendo possui de nos surpreender. 
Por isso eu afirmo que, o fator replay é importante sim para qualquer game, pois além de jogarmos por mais tempo, o jogo também se torna inesquecível.
É claro que há outro fator importante: o público gamer está mais velho. Com certeza aquela pessoa que jogava vídeo games há dez anos atrás, não tem mais o mesmo tempo disponível para jogar como antigamente. E aqui entra mais uma questão: a durabilidade dos jogos. Finalizar um jogo no modo principal leva pouco tempo hoje em dia (há exceções, claro). Por consequência de tal fato e analisando tal motivo, podemos entender melhor o descaso das produtoras em se preocupar com o fator replay em seus jogos.
Infelizmente, o cenário parece não mudar e poucas empresas dão o devido valor ao fator replay. Porém, dentro de seus consoles, a Nintendo, aos poucos, está melhorando a situação. E que continue assim! Que a empresa se torne um exemplo na questão, por que o que mais importa para nós é mesmo a diversão!
E você, caro leitor, acha que o fator replay é importante nos jogos? Qual jogo, você acha que tem o melhor fator replay? Qual o pior? Deixe o seu comentário e sua opinião!

Leia Também

Nintendo - 30/01/2015

Pérolas do DS: The Legendary Starfy - bom até debaixo d'água

Volta e meia, eu menciono meu falecido Nintendo DS Lite preto, com a mesma saudade que falo de amigos perdidos do Ensino Médio e de amores que nunca foram. Tivemos três anos muito felizes, nos quais redescobri os vide...

Leia Mais...

Nintendo - 29/08/2014

Nintendo dá fôlego novo ao 3DS em Nintendo Direct Japonês

Hoje, às 8h00, aconteceu o Nintendo Direct Japonês focado no Nintendo 3DS, que já estava anunciado desde quarta-feira. No começo da apresentação, Shulk foi apresentado como um personagem jogável nas duas versões do...

Leia Mais...