[Retrô] [SNES] Super Mario World - Segredos e Glitches

Por Osmariobro em 19 de abril de 2013

Hello, companheiros! Aqui é seu amigo Osmariobro, que veio compartilhar com todos vocês alguns segredinhos de um dos games mais queridos de todos os tempos, o Super Mario World, do nosso adorado Super Nintendo. Desde 1991, quando o jogo foi lançado, muita gente quebra a cabeça nele até hoje, para encontrar as 96 saídas de todas as fases, e vira e mexe aparece uma ou outra surpresa no caminho! Preparem seus SNES, GBAs, Wiis ou qualquer outro console que rode o jogo e vamos embarcar em mares menos navegados que os de The Legend of Zelda - The Wind Waker! Here We Go!
(Os comandos listados são da versão original de SNES)

1- Banzai Bill Inofensivo: Em Yoshi's Island 1, existem diversos Banzai Bills, aquelas balas gigantes e medonhas. Normalmente você precisa agachar ou pular para escapar delas. Pois bem, esses dias terminaram! Com o Yoshi, fique parado (ISSO MESMO!) enquanto o Banzai vem em sua direção. Veja o que acontece...



2- Escorregando para cima: Quando avistar qualquer cano/rampa inclinada para cima, quando estiver com o Yoshi, aperte para baixo e para a frente ao mesmo tempo. Ele desafiará a lei da derrapada!


3- Nuvens Quebradas: Na Yoshi's House, fique andando de um lado para o outro, e aperte L e R para "mover" a tela. Como o local é estacionado, as nuvens do céu se quebrarão, ao invés da tela se mexer.

4- Vidas Infinitas em Yoshi's Island 2: Inicie a fase com o Cape Mario. Pegue o casco de Koopa do chão, chute-o para derrubar as 8 Koopas que estão sobre a plataforma superior, e corra, acompanhando o casco.  Você receberá uma vida (1UP) ao atingir as 8, e mais vidas a cada inimigo seguinte que for atropelado pelo casco. Após acertar dois cascos e duas Koopas (ganhando mais 4 vidas), o casco vai bater numa parede e voltar. Se você pular nele ganhará mais uma vida. Se acertá-lo com a capa (X/Y), e depois chutá-la, ganhará vidas cada vez que fizer isso! Também vale ficar dando capadas no casco para erguê-lo no ar, e ao chutar atingir mais inimigos.

5- Ganhe Vidas Usando o Yoshi: Depois disso o Mario vai pensar 300 vezes antes de jogá-lo do penhasco! Vá para algum lugar onde haja uma vala e inimigos possam cair nela (exemplo: Yoshi's Island 1, após o CheckPoint, depois do morro onde caminham os Rex). Deixe os inimigos caírem lá, e fique próximo deles com o Yoshi. Pule e salte do Yoshi (B, depois A), mas não aperte para nenhum lado, suba reto e caia novamente sobre ele. Ao cair, aperte A novamente assim que Mario encostar no dinossauro. Se fizer na hora certa ele saltará RETO para cima como se tivesse dado um pulo normal. Faça isso 7 vezes seguidas e caia num inimigo. Você ganhará uma vida, e cada vez que pisar em outro sem tocar o chão, mais vidas.

6- Bloco P Infinito: Novamente, traga seu amigo Yoshi. Ao pisar sobre um P, moedas tornam-se blocos e vice-versa, e algumas moedas surgem do nada. Assim que o P é acionado, ele demora um tempinho para desaparecer. Com o Yoshi tente engolir o P assim que pisar nele: se conseguir, ao cuspir, ele estará inteiro e pode ser usado novamente. E você pensava que era impossível pegar todas as moedas do Yellow Switch Palace...


7- Starman com Defeito: Em Yoshi's Island 4, no meio da fase há uma parte em que se pega um Starman e adquire-se várias vidas, atropelando os inimigos no caminho até o fim da tela. Faça isso, vá vencendo todos com o poder da estrela, mas assim que ganhar uma vida, volte para trás e encoste nos 2 Cheep-Cheeps (peixes) que estão perto do cano. Eles vão dar 200 pontos cada um... alguma coisa está MUITO errada!

8- Leve Dois, Pague Um: Com o Yoshi, quando estiver perto de alguma fruta, encoste a boca dele na fruta e aperte Y ao mesmo tempo para tentar comê-la. Se fizer corretamente, a fruta se duplicará, e o jogo vai acreditar que Yoshi comeu duas! Isso é muito bom para fazer com que ele bote ovos (especialmente com frutas rosas), e também para facilitar a vida na fase Funky.

9- Ganhe Vidas nas Grades/Cipós: O melhor lugar para fazer isto é no Iggy's Castle. Ao se agarrar na grade, não soque as Koopas que estão do outro lado: ao invés disso, encoste os pés de Mario na cabeça delas, e nunca toque no chão. Também funciona em fases com cipós e Paratroopas distraídas.

10- Carregue o P na Grade: Em Iggy's Castle, há um P perto do início. Agarre-o com Y/X, jogue-o para cima, suba na grade, e assim que ele encostar em você, aperte e segure Y/X. Mario andará na grade com o P na mão! Para ficar ainda mais bizarro, soque a parte dobrável da grade, com o outro botão que você não usou para agarrar o P. Também funciona com cipós e outros objetos, como cascos e chaves.


11- Mini-Rhino Morto: Ao enfrentar Iggy, espere a gangorra inclinar, e deixar Mario num nível mais alto que o Koopaling. Quando ele arremessar uma bola, escorregue (aperte para baixo) e atinja a bola. Ela vai se tornar um sprite de um dinossauro "morto" e cair na lava! Prevejo Creepypastas...

12- Diferença de Versões: Em algumas cópias de Super Mario World, ao terminar um castelo, após a cena de um dos Irmãos Mario destruindo-o, eles podem dar um suspiro na sequência (ou não).

13- Revisitando o Perigo: Se quiser entrar novamente em castelos já passados, pare sobre eles no mapa e aperte L+R.

14- Carregue Dois Objetos de uma Vez: Funciona com quaisquer objetos (chaves, cascos, blocos P, etc). Pegue um deles e bote no chão, depois pegue o outro e tente colocar no mesmo lugar do anterior. Se fizer corretamente, ao correr para agarrá-los, Mario pegará ambos de uma vez!

15- Yoshi Invisível e Clones: Encontre um bloco onde haja um ovo de Yoshi, e faça o truque 14. Pegue os dois objetos e atire no bloco (atingindo-o por baixo). Repare que, quando o Yoshi "nascer", ele vai ter uma animação acelerada. Monte nele e você ouvirá seu ruído característico um pouco diferente. Agora procure um buraco e atire-o lá (sim, o famoso BETRAYAL!). Daí podem acontecer três coisas: o Yoshi pode renascer debaixo de Mario, ou aparecer outro no bloco onde ele nasceu, ou o Mario pode ficar "flutuando" como se estivesse montado num Yoshi, só que não.


16- Certeiro no Bônus: Quando passar pelos Minigames de "atingir os blocos na ordem certa para ganhar vidas", nunca mais você terá que adivinhar nada, caso tenha uma Capa. Fique à esquerda do primeiro bloco (ordem da esquerda para a direita, na sua visão), salte com A e atinja o bloco com uma capada (mas cuidado, não deixe o ombro do Mario encostar no bloco). O jogo vai acusar que você "acertou" o primeiro bloco. Repita nos outros dois, na ordem (esquerda, meio e direita), e você SEMPRE vai ganhar uma vida.

17- Morra no Bônus: Sim, você não leu errado! Você precisa estar como Super Mario (grande). No fim do bônus há um cano para voltar à fase normal. Agache, pule e se enfie no vão entre o cano e a parede. Fique pulando com A e forçando Mario a ir para a direita. E morra da forma mais humilhante possível. NO BONUS.


18- Cano Mutante: Em Donut Secret 1 (água), nade até encontrar um cano azul, e entre nele. Ao sair na gruta do outro lado, repare que o cano é laranja. Agora, voe um pouco (com a Capa ou o Balão P), e assim que vir uma ParaTroopa, desça. Veja o cano- ele pode estar meio verde e meio laranja, ou todo verde.

19- Hardcore até Debaixo D'água: No mesmo lugar da dica 18, derrube uma das ParaTroopas e leve seu casco, saindo pelo cano da direita. Ao sair, chute o casco em direção a uma parede com uma vala, e pise nele, sempre nadando, sem tocar o chão. Basta pisar nele continuamente, e várias vidas virão.

20- Mate o Morto: Em Donut Secret Ghost, logo no início há um Big Boo (fantasmão) e uma escada. Atraia-o para perto da escada, e quando ele estiver colado nela, sente-se (para baixo). Mario escorregará e MATARÁ o fantasma!

21- Buzzy Beetle Morre do Coração: Em Donut Plains 2 (caverna), há muitos Buzzy Beetles, os bichinhos de casco azul. Normalmente quando você pisa neles, eles se recolhem e após um tempo voltam a andar. Pise em um e carregue-o até o final da fase. Ao sair pelo último cano, ele vai ficar PRETO, e não vai reviver mais. Faça um minuto de silêncio, e sepulte-o no portão do fim da fase (de quebra, ainda te dá uma vida!).


22- Os Yoshis Merecem o Céu: Em Donut Plains 2, perto do meio da fase há um pedaço amarelo do teto que desce para esmagar Mario. Leve Yoshi e deixe-o no lugar certo para ser esmagado. Pobre Yoshi...

23- Yoshi God Mode: Em qualquer lugar que tenha um casco amarelo vazio, deixe uma Koopa penetrar nele, e ela ficará imbatível e virá te atacar. Engula-a e Yoshi vai ter todos os seus poderes de uma vez só: poderá voar, causar terremotinhos no chão e cuspir fogo (este último só uma vez).

24- Um só Corpo, Um só Coração: Pegue uma Fire Flower (flor), uma Cape Feather (pena) e o Yoshi. Aperte SELECT para derrubar seu item reserva, e enquanto ele cai, pule, aperte Y para Yoshi colocar o item cadente na boca, e aperte A um pouco antes dele engolir para saltar das costas dele. Estou começando   a desconfiar que o Mario seja um bruxo!

25-  Escorregando para Baixo com Direito à Pipocas: Em Morton's Castle, na escada rolante do início (que sobe), vá de Fire Mario, suba uma parte da escada e agache. Você vai escorregar pra baixo, enquanto a escada está te levando para cima! Atire algumas bolas de fogo aí e observe o topo da tela, aparecerão "pipocas" perto do placar.
Por hoje é só, companheiros! Mas ainda existem muitos outros segredos no jogo, e irei compartilhar na próxima vez! Okeydokey? Let's-a-Go!