Nintendo - 20/05/2013

I Festival Games Brasil


Depois de tantos casos de violência contra estudantes que aconteceram em São Paulo esta semana, eu havia resolvido não comparecer a nenhuma das atrações da Virada Cultural neste ano. Ao invés disto, tive o prazer de prestigiar o I Festival Games Brasil, uma mostra com o intuito de expor os trabalhos de desenvolvedores de games nacionais (tanto eletrônicos quando jogos de tabuleiro).

A exibição, localizada no segundo andar do Museu de Imagem e Som de São Paulo, tinha diversos pontos com computadores expostos para o público poder experimentar os diversos jogos da mostra. Havia uma grande variedade de pessoas presentes no local, variando entre jovens, idosos e crianças, todos sendo auxiliados por simpáticos instrutores, que indicavam os games disponíveis para jogatina.



A cada estação, um simples programa exibia o catalogo de todos os títulos disponíveis, com uma breve descrição do game, juntamente com o nome do estúdio desenvolvedor (ou em alguns casos, games de autoria pessoal), permitindo o visitante seleciona-lo para uma rápida jogatina.
Muitos dos games já eram conhecidos (como o Capoeira Legends) e alguns outros estão inclusos na lista do Steam Greenlight, podendo entrar a qualquer momento para a lista de jogos da plataforma através da votação dos usuários.


Não tive tempo de experimentar todos os games da mostra, mas os poucos que joguei me cativaram. Mr. Bree, por exemplo, conta a história de um pequeno porco fazendeiro, que deve passar por fases hardcores cheias de obstáculos, em um game indie muito similar a Braid (exceto que o pequeno Mr. Bree não possui nenhum poder especial, a não ser a possibilidade de pular de plataforma em plataforma).


Dungeonland traz um belo game 3D de ação/aventura, muito parecido com Magika, onde o jogador controla um herói com uma habilidade especial, e junto de seus companheiros, deve eliminar a horda de inimigos presente no mapa, prosseguindo entre as fases.


Em Xilo, o jogador controla um cangaceiro em um jogo totalmente em preto e branco, encontrando diversas lendas nacionais, como o Saci ou a Mula-sem-cabeça. As técnicas de arte presentes tornam o game muito bonito e extremamente bem produzido.


Alguns dos games tinham o estilo clássico de pixel art. Apesar de ter Knights of Pen and Paper em meu Android, não pude deixar de joga-lo em uma tela de 1920x1080. Recluse é um game totalmente criativo, iniciando em uma tela minúscula, obrigando o jogador a empurra-la para ampliar o mapa.



Além dos jogos eletrônicos, algumas mesas estavam distribuídas para demonstração de jogos nacionais de tabuleiro. Entre eles, o Lerion, que simula um jogo de TCG clássico, onde dois jogadores duelam com um deck de 50 cartas. As cartas podem ser compradas nas bancas de jornais a R$ 1 por cada booster, com 3 cartas cada.


O I Festival Games Brasil fornece não só a possibilidade de se divertir com jogos desenvolvidos por equipes nacionais, como também a possibilidade de conhecer novas pessoas com gostos similares, em um ambiente muito agradável, diferente dos incidentes anunciados durante a Virada Cultural paulista deste ano (e isto é muito irônico, vindo de um país onde a Ministra da Cultura não considera jogos eletrônicos como arte).
A mostra continua até dia 25/05. Se você tem interesse em comparecer, anote o endereço:


MIS - Museu da Imagem e Som
http://www.mis-sp.org.br
Avenida Europa, 158
Jardim Europa - Oeste
(11) 2117-4777

de 18 a 25/05
Domingos das 11:00 às 20:00
Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 12:00 às 21:00

Leia Também

Nintendo - 23/12/2016

[Eventos] Ressaca Friends 2016

Nos dias 17 e 18 de Dezembro aconteceu o Ressaca Friends, tradicional evento de Anime promovido pela Yamato. Como é de costume, a N-Party marcou presença por lá, e você pode conferir como foram nossas atividades abaix...

Leia Mais...

Nintendo - 24/10/2016

[Pokémon Go] Evento de Halloween terá bônus de candies e alguns Pokémon mais frequentes

O blog oficial de Pokémon Go divulgou o evento de Halloween. Ele acontecerá dos dias 26 de outubro (quarta-feira) até 1 de novembro (terça-feira) e trará: - Gastly, Haunter, Gengar, Drowzee, Hypno, Zubat e Golbat mais...

Leia Mais...