Nintendo - 27/06/2013

[Review] New Super Mario Bros. U


New Super Mario Bros. U é o quarto jogo de uma série que, iniciada com New Super Mario Bros. (NintendoDS), revolucionou a forma de se jogar Mario. Com 1 jogo por console, a série balançou entre o genial (New Super Mario Bros.), o bonito e desafiador (New Super Mario Bros Wii) e o mais do mesmo (New Super Mario Bros. 2), culminando em seu melhor exemplar no Wii U.

A série, que resgatou um estilo saudoso de jogabilidade plataforma 2D - e mudou o jeito de se jogar os jogos do encanador nas plataformas Nintendo - foi duramente criticada exatamente por não oferecer muitas mudanças internas, e seguir uma espécie de fórmula para criar todas as suas sequências.

No Wii U, a coisa aconteceu um pouco diferente, pois New Super Mario Bros. U, apesar de ser bastante parecido com seus irmãos mais velhos, é o jogo que mais realizou mudanças significativas na série. Infelizmente ele ainda sofre um preconceito devido a proximidade de seu lançamento com New Super Mario Bros. 2, que não agradou muito aos fãs, e fez com que Bros. U fosse arrastado junto em um julgamento precipitado.

Bros. U tem, entre suas principais características, um mapa diferenciado dos outros jogos. O World Map é unificado, seguindo o estilo de Super Mario World e trazendo um ar de nostalgia que conquistou muitos fãs. Os mundos são unificados e você pode utilizar rotas alternativas para chegar até o final, assim como acontecia em World.



Querendo criar um diferencial em todos os aspectos, até a história inicial é ligeiramente diferente do que estamos acostumados. Desta vez, Peach não é sequestrada e arrastada à força para o castelo de Bowser, agora os heróis são expulsos do reino por Bowser e Peach se vê refém em seu próprio castelo (mais ou menos como aconteceu em Super Mario Galaxy).

Agora os heróis precisam atravessar um vasto mundo cheio de lugares temáticos (uma das características mais fortes da série) como pântano, deserto, montanhas geladas e penhascos, até conseguirem alcançar o castelo, que vai sendo cercado e modificado de acordo com seu progresso.



As referências a Super Mario World não param no mapa. A SuperStar Road está de volta, mas um pouco mais complicada do que antes. Agora ela é liberada quando você termina o jogo, e cada fase representa um dos mundos, sendo aberta apenas quando você consegue todas as Star Coins daquele determinado mundo, incluindo as das fases secretas. O que seria de um jogo de Mario sem fases secretas, certo?



Os baby-Yoshis também voltaram, cada um com seu poder específico. Mas desta vez eles não crescem como era em World, eles são eternamente pequenos e possuem características extremamente úteis para poder progredir em algumas fases. Sua utilização não é obrigatória em momento algum, mas poder carregar aquele esquisito espécime, sabendo que ele irá engolir tudo que encontrar pela frente é, de certa forma, reconfortante. O Yoshi verde também está no jogo, mas possui as mesmas limitações de Super Mario Galaxy, não podem ser levados de uma fase para outra, são restritos apenas ao lugar onde são encontrados.



O novo Power-up, a roupa de esquilo voador, é extremamente útil e divertida de utilizar, permitindo que você possa voar por alguns segundos depois de um pulo e planar, fazendo com que você consiga planejar melhor sua queda, e evitar aterrisar diretamente em um buraco. Além disso, a roupa possui uma outra característica interessante, que permite que Mario se agarre em algumas beiradas e até nos blocos, permitindo outro pulo e mais uma voadinha em seguida, garantindo assim que você se salve de situações em que a morte já era certa.

Os esquilos gordinhos (que normalmente estarão carregando os power-ups nas mãos) são muito divertidos e desafiadores, pois possuem movimentos erráticos, entre caminhar, pular, e planar, tornando-se totalmente imprevisíveis. Se vocês dois pularem no mesmo momento ele acabará causando dano em você. Fique atento aos seus movimentos e tente roubar sua noz.



Graficamente o jogo está maravilhoso. Quem já achava New Super Mario Bros. Wii bonito vai ficar encantado com Bros. U. No GamePad ele fica ainda mais bonito, com cores mais fortes que detalham melhor algumas texturas. Cores vivas e riqueza de detalhes dos cenários dão um charme especial ao jogo e separa ele de seus irmãos anteriores. Não que os outros não sejam detalhados e/ou coloridos, eles são e muito, mas em Bros. U tudo é ainda mais colorido e detalhado. O cenário tem tantas camadas que fica até difícil prestar atenção em tudo o que está acontecendo. Ainda assim, com toda a beleza, o jogo ainda parece um pouco abaixo do que o Wii U pode realizar.

Uma das maiores falhas do jogo está no som. As músicas remetem às versões anteriores dos jogos com alguns arranjos novos. Músicas totalmente novas e quem sabe até orquestradas poderiam ajudar a aumentar o clima de novidade e diferenciar ainda mais este jogo dos exemplares anteriores. Mas aqui escolheram por seguir o caminho mais seguro e isso é de certa forma decepcionante.

Os controles são simples (assim como em todo jogo da série Mario), naturais e funcionam de forma fluída. Botões bem localizados que se encaixam perfeitamente nos dedos fazem com que você consiga realizar algumas ações rapidamente. Detalhe especial para o ZL e o ZR, muito bem localizados e estrategicamente posicionados em seus dedos.

O modo multiplayer funciona como no Wii, permitindo até 4 jogadores na tela, criando uma bagunça generalizada e aumentando o número de mortes por segundo. Um quinto jogador pode entrar com o GamePad e criar plataformas para ajudar seus amigos. Mas no final elas acabam mais atrapalhando do que ajudando, porque é difícil para quem está jogando saber onde elas serão criadas e para quem está criando saber exatamente o que o jogador precisa naquele momento. É apenas mais um pra atrapalhar um multiplayer que já é bagunçado. Talvez o modo multiplayer para 4 pessoas (ou 5) não se adapte bem ao estilo Plataforma 2D. Você acaba acidentalmente ricocheteando ou empurrando seus companheiros rumo à morte certa. A bagunça na tela é extrema e chegar com todos sãos e salvos no final da fase acaba se tornando uma tarefa difícil e raramente divertida. New Super Mario Bros. (Wii e U) funcionariam bem melhor apenas com o modo single.



Além do modo principal de jogo, ainda tem o Challenge Mode, com dezenas de minigames repletos de desafios diversos que aumentam ainda mais a vida útil do jogo, e faz com que você continue jogando mesmo depois de ter conseguido todas as Star Coins da aventura principal. Os desafios são extremamente divertidos e desafiadores (estes podem ser chamados de desafios de verdade) e farão com que você queira sempre alcançar o ranking mais alto. São tantos e tão diversos que por um momentos eles podem tirar um pouco o brilho do jogo se tornando a verdadeira atração de New Super Mario Bros. U.



O jogo tem uma utilização fraca e preguiçosa do GamePad. No modo multiplayer você pode usar o touch para criar as plataformas para ajudar (ou atrapalhar, na maioria das vezes) ou outros players, mas no single player o GamePad apenas replica a imagem da TV. Isso muitas vezes é até ruim, pois o som também fica duplicado, fazendo com que, se você estiver vendo na TV, precise desligar o som do GamePad para ter uma experiência melhor. Como o jogo não tem um Off-TV Play oficial, para visualizar apenas no GamePad, basta desligar a TV e o jogo estará lá, pronto para ser jogado em sua forma “portátil”. Considerando que a Nintendo criou o GamePad com a intenção de ser uma segunda tela de suporte aos jogos, replicar a informação não é exatamente a melhor estratégia de utilização, fazendo com que o jogo pudesse existir em qualquer console, não dando uma característica que o diferencia dos outros e que possa dizer "este é um jogo que só daria certo no Wii U". Talvez um menu constante, alguns recursos touch que ajudassem na aventura e um modo Off-TV oficial poderiam dar mais interatividade ao jogo.

Entre erros precários e acertos muito bem acertados, New Super Mario Bros. U consegue se destacar de seus irmãos e figurar como a melhor aventura moderna 2D do bigode. E repito, não julguem Bros. U pela experiência que tiveram em Bros. 2. São 2 jogos totalmente diferentes que representam 2 momentos muito distintos da série. New Super Mario Bros. U é uma experiência única e divertida, que tem seu lugar merecido ao sol e que deixou uma vontade de "quero mais", que a Nintendo tratou de suprir com um excelente DLC, mas isso é assunto pra outra história.

Pontos positivos Pontos negativos Nota final
  • Novidades como o World Map e Superstar Road o diferencia dos outros jogos da série
  • Challenge Mode completo e desafiador
  • Fases inspiradas e muito bonitas
  • Utilização fraca do GamePad
  • Músicas pouco inspiradas
  • Multiplayer proporciona mais confusão do que diversão
9,2

Leia Também

Nintendo - 06/04/2020

Nintendo a 3 #204: Coletânea de Mario e 1 de Abril

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre os rumores de uma coletânea de jogos de Mario para o Nintendo Switch e o 1 de Abril do mundo dos jogos. Acesse o site e escute já!

Leia Mais...

Nintendo - 06/04/2020

Nintendo a 3 #201: LEGO Super Mario e 25 anos de Chrono Trigger

O pessoal do Estação 64 sobre o lançamento do conjuto de LEGO de Super Mario e sobre os 25 anos de Chrono Trigger. Acesse o site e escute já!

Leia Mais...