Nintendo - 06/09/2013

[TOP 10] Jogos mais bonitos de NES


Saudações caros leitores da N-Party. Percebe-se o advento de milagres quando eu faço dois posts em uma mesma semana, mas trata-se apenas de um excesso de ócio incomum, acompanhada de seções constantes de jogatina dos mais diversos jogos retrôs. Entretanto, ao contrário do esperado, não falarei mais ladainhas sobre jogos do console 16-bits da Nintendo, voltarei um pouco mais no tempo e falarei do seu antecessor, o famoso NES.

Escolhi como Top 10 dessa semana falar sobre os 10 jogos mais bonitos graficamente do console em questão. Os jogos podem não ser necessariamente bons, mas são magníficos nos gráficos 8-bits. Outro detalhe importante é que essa lista é baseada inteiramente na minha opinião pessoal, então caso discorde de algum ponto ou queira acrescentar alguma informação / jogo que ficou faltando, não deixe de comentar no final da página.

Essa lista foi feita minuciosamente depois de horas de pesquisa e comparação gráfica dentre alguns jogos. Provavelmente alguns vão discordar, principalmente no que diz respeito às posições, mas tentei ser o mais justo possível com os gráficos. Outro detalhe importante é que jogos de Famicom TAMBÉM foram considerados. Então, sem mais delongas, vamos lá...



10º lugar

Sword Master: Em termos de jogabilidade, o jogo é estranho e relativamente difícil, como muitos jogos do sistema. Entretanto, graficamente falando, ele é muito bonito, com cenários detalhados e com um personagem com um sprite relativamente grande. Como só os gráficos não compõem o jogo, creio que este jogo só entra mesmo num Top 10 de gráficos, porque de resto...




9º lugar

The Little Mermaid (Little Mermaid: Ningyo Hime): A Disney não fez suas pérolas apenas para o Super Nintendo. The Little Mermaid, A Pequena Sereira, como é conhecido aqui no Brasil, é um jogo muito bem detalhado lançado para o NES. Com uma jogabilidade relativamente boa, o jogo não é só bonito como também é divertido.




8º lugar

Castlevania III - Dracula's Curse (Akumajou Densetsu): Um dos melhores Castlevanias já feitos até hoje conta com gráficos 8-bits consideravelmente bonitos, com um pixel art muito bem trabalhado e detalhes que nem o Dracula e nem a família Belmont colocaria algum defeito, nos máximos os morceguinhos que enchem o saco desde aquela época.




7º lugar

Zen - Intergalactic Ninja: Neste jogo da Konami, o protagonista é um ninja intergaláctico que faz ajuda comunitárias, salvando pessoas em incêndios, destruindo indústrias poluentes, entre outros. Tem uma jogabilidade incomum, pois o jogo não segue um padrão de visão, e, claro, uma ótima arte gráfica.




6º lugar

Megaman VI (RockMan 6: Shijou Saidai no Tatakai!!): Obviamente a última edição do azulzinho 8-bits mais famoso de todos os tempos não poderia deixar de comparecer a esta lista. Com a clássica jogabilidade e dificuldade digna de Megaman, Megaman VI ocupa merecidamente o sexto lugar desta lista, com gráficos surpreendentes.




5º lugar

Vice Project Doom (Gun-Dec): Este jogo conta com mais de uma jogabilidade e cenas levemente animadas entre uma parte e outra, contando a história, o que é totalmente incomum no NES. Tanto a arte quanto a jogabilidade são muito boas e foram muito bem trabalhadas.




4º lugar

Little Nemo - The Dream Master (Nemo: Pajama Hero): Este belo jogo contém uma história muito simples e uma premissa bastante interessante. As fases nada mais são do que sonhos do protagonista, em que você precisa alimentar alguns animais com balas para convencê-los a lhe ajudar.




3º lugar

Batman: Return Of The Joker (Dynamite Batman): Há quem não goste do bátima, entretanto, é inegável que os jogos antigos dele foram muito caprichados no que diz respeito à arte gráfica. Com uma jogabilidade e boa trilha sonora, este jogo não poderia deixar de compôr a lista, com uma honrosa terceira posição.




2º lugar

Kirby's Adventure (Hoshi no Kirby: Yume no Izumi no Monogatari): Em termos gráficos, este jogo foi para o NES o que Super Mario World 2: Yoshi's Island foi para o Super Nintendo: uma obra de arte em forma de pixels. Com uma riqueza tremenda em detalhes, Kirby's Adventure consegue superar facilmente a qualidade gráfica de uma quantidade relativa de jogos de seu sucessor, o Super Nintendo, mesmo tendo apenas 8-bits. Não me estranha o fato dele ter slow-downs ocasionais...




1º lugar

Metal Slader Glory (Famicom): Este obscuro jogo obtém o título de jogo mais bonito graficamente para NES. O jogo todo é animado e parece conter uma premissa muito interessante pelo que pude perceber. Como infelizmente não sei japonês e o jogo é inteiramente neste idioma, não pude entender nada do que acontece, mas parece ser um visual novel bastante interessante.




Menções honrosas


Astyanax (The Lord of King): Com sprites relativamente grandes, Astyanax é um jogo de plataforma relativamente difícil, cheio de armadilhas e inimigos. Contém uma jogabilidade estranha e gráficos detalhados.




Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom (Ninja Ryuukenden III: Yomi no Hakobune): O último jogo de uma das trilogias mais conhecidas do sistema também não poderia ficar de fora desta lista. Apesar de não compôr o Top 10 propriamente, os gráficos de Ninja Gaiden não ficam muito atrás dos presentes nesta lista.




Dragon's Lair: Dragon's Lair é um dos jogos mais difíceis do mundo, devido a sua jogabilidade travada e o desafio insano que o jogo lhe passa que, mesmo tendo uma barra de vida, TUDO que tem na fase lhe mata. Entretanto, é inegável que, mesmo esse sendo um clássico dentre os jogos ruins, os gráficos do mesmo são muito bonitos, acima da média do NES. Mas de que adianta ter gráficos tão bonitos se você não consegue nem avançar direito no jogo?





Queria deixar meu agradecimento aqui ao pessoal do Fórum NES Archive que me ajudou com as sugestões de jogos em um dos tópicos.

Até mais,
Lobim

Leia Também

Nintendo - 30/09/2016

No Japão: "Nintendo Classic Mini" ganhará forma de Famicom

Você se lembra do NES Mini anunciado há algumas semanas atrás? O modelo reduzido do console de 8 bits da Nintendo com HDMI e jogos na memória ganhará uma versão exclusiva no Japão baseada no Famicom. O aparelho será ...

Leia Mais...

Nintendo - 16/07/2013

Famicom completa 30 anos

Hoje, dia 15 de Julho de 2013, o Famicom, o primeiro console da Nintendo, completa 30 anos de existência. Lançado em 1983, certamente foi um dos video games mais revolucionários da história, junto de outros como o Ata...

Leia Mais...