Ressaca Friends 2013
Por Mario Toledo
Neste último final de semana, entre os dias 20 e 22 de Dezembro, aconteceu em São Paulo o Ressaca Friends 2013, o último evento do ano voltado ao público fã de animes / mangas e cultura oriental.
Conforme anunciado, a N-Party esteve presente no evento com um espaço voltado aos fãs da Nintendo e de games em geral, com diversas atividades para o entretenimento de todos - e desta vez, com o imenso prazer de voltar ao local que mais gostamos para a execução de eventos do gênero.
Antes de mais nada, desculpem a demora da publicação deste artigo e pela falta de conteúdo no final de semana. A equipe se desgastou muito nos últimos dois dias, e estamos recuperando nossas energias.
De volta à Universidade Cruzeiro do Sul!
O evento aconteceu na Unicsul, mesmo local dos eventos anteriores à 2012. É uma sensação muito boa retornar ao lugar que tanto gostamos depois de 2 anos sem visita-lo, e encontrar exatamente o mesmo espírito dos eventos dos quais estivemos presentes no passado.
Quem conhece o local sabe o quanto ele se adapta a proposta do evento. Sua entrada possui um grande espaço aberto para o público poder sentar e aproveitar o ar livre, e é muito bonito ver os demais grupos de pessoas se divertindo na maneira mais tranquila possível.
A estrutura do evento se manteve a mesma, em exceção a pequenas mudanças. Depois de subir todas as escadas das 12 casas do zodíaco, em um dos cantos do corredor principal, estava o ringue de BWF, com diversas performances dos lutadores, além da interação do público, que podia subir ao palco para receber um golpe clássico de luta-livre e cair de costas no tablado.
A revistaria Hijikuro se manteve como a principal fonte para compra de mangás no evento. Para controlar o fluxo de consumidores dentro de seu espaço, apenas um número limitado de pessoas podia entrar por vez na estande, criando uma fila muito grande de pessoas na parte de fora. Minha experiência com a revistaria não foi boa - queria comprar o novo volume de Monster, e não consegui entrar no local (sei lá, com a Comix, isto nunca aconteceu).
O palco principal manteve suas atividades convencionais, como bingo, desfile cosplay e, claro, a final do YCW (não vi quem ganhou). E claro, bem vindo de volta, Kuroda. Sentimos falta de suass frases épicas como "PAAAAALMAS" e "o participante X morreu".
Em um dos espaços internos, estavam as demais lojas e estandes para venda de produtos geeks e otakus. Troquei minha carteira (finalmente), mas deixei de comprar algumas placas com frases épicas, que já vinham prontas para serem coladas na parede.
O Animekê também voltou para seu habitual espaço no auditório, com as confortáveis cadeiras macias e o ar condicionado refrescante.
Circulando pelo evento estavam os demais cosplayers, que ainda levaram bronca da segurança do shopping Anália Franco por suas "réplicas de armas" que portavam no espaço do shopping.
É claro que não só os cosplayers, mas também outras figuras carimbadas estiveram pelos arredores. Ainda encontramos o "manolo da ocarina", que reproduziu a "Song of Storms" em sua réplica de ocarina de porcelana.
Também não temos o que reclamar da praça de alimentação, pois além da praça de alimentação do evento, ainda tinha a cantina da faculdade, trabalhando a disposição dos visitantes, além de facilidades nas proximidades do evento, como um Mc Donald's e o próprio shopping Anália Franco.
Apesar do Ressaca Friends receber um público intenso em seus dois dias, pela primeira vez, houve um fluxo muito maior de visitantes no Sábado do que no Domingo, e tudo graças a atração principal do evento: o show da banda Flow, que esteve no Brasil pela primeira vez.
Sim, estivemos no show da banda Flow, e foi inesquecível.
Eu sempre fui fã das músicas da banda Flow, e fiz questão de comprar meu ingresso para o Sábado assim que as vendas foram liberadas. Porém, fiquei preocupado quanto ao tamanho do espaço do evento para o show de uma banda adorada por tantos fãs de J-Rock no Brasil, mas me surpreendi com algumas ações da Yamato.
Para começar, todo o espaço do estacionamento foi liberado para acesso ao público. Além disto, o espaço preferencial chamado "HotZone" veio muito bem a calhar - o ingresso não era caro (no meu caso, paguei R$ 50,00), pude ficar na frente do palco, e aproveitei o show tranquilamente. Ainda é preciso falar que o show não atrasou, e a playlist foi incrível - Days, Colors, Sign, Go, Re:member e muitas outras músicas famosas, além de um encerramento épico com a abertura de Shingeki no Kyojin.
O resultado foi simplesmente um dos shows mais inesquecíveis em que já estivemos presentes, e isto reflete na foto tirada pela banda de costas para o público, em uma imensidão de pessoas.
Agora estou aguardando qual atração poderá ser mais chamativa do que o Flow. Estou na esperança da Yamato trazer L'arc~en~Ciel, quem sabe?
Muita diversão e Nintendo no espaço da N-Party!
Fazia muito tempo que não tínhamos um ambiente de respeito nos eventos, mas graças a estrutura do Unicsul, pudemos tomar proveito de um espaço maior, com mais comodidade, e, claro, AR CONDICIONADO!
Conforme divulgado, estivemos presentes no Ressaca Friends na sala 311, com diversas atividades e jogatinas para os fãs de games e da Nintendo poderem se divertir.
Rolaram diversas jogatinas de 3DS, entre games como Mario Party: Island Tour, Tetris: Axis, Mario Kart 7 e, claro, Monster Hunter 3 Ultimate.
O público também pode se divertir jogando alguns games clássicos do Super Nintendo, além do novíssimo Super Mario 3D World para o Nintendo Wii U.
Também trouxemos nosso tambor de Taiko para a galera se divertir com músicas no rítmo oriental. Apenas pedimos desculpas, pois tivemos de tira-lo após algum tempo devido a algumas complicações.
Nosso desafio especial entrou em ação no Domingo, onde um jogador teve de atravessar uma fase de Kirby 's Dream Land 3 para o Super Nintendo, de olhos vendados, seguindo apenas a orientação de um amigo.
E claro, os últimos campeonatos do ano aconteceram conforme programado, entregando grandes prêmios para os vencedores.
Os últimos campeonatos e os campeões de 2013.
Neste Ressaca Friends, realizamos os últimos campeonatos de 2013, finalizando assim o nosso ranking geral, conforme mostrado no N-Party Connect.
Não é preciso falar que tanto o campeonato de Super Smash Bros. Brawl quanto o campeonato de Mario Kart 7 foram acirrados, afinal, os melhores jogadores da N-Party estiveram presentes, e se degladiaram tanto nas plataformas, quanto nas pistas.
Os campeões de cada campeonato levaram excelentes prêmios para casa, dos quais incluíam brindes e jogos oficiais.
Campeões de Super Smash Bros. Brawl: Arthur Funaki (2º), Damião Johnny (3º) e João Henrique (1º)
Campeões de Mario Kart 7: Vinícius Mateus (1º), Leandro Cruz (2º) e Richard Garcia (3º)
E claro, os campeões do ranking de 2013 da N-Party levaram kits especiais. O Vinícius Mateus ficou em primeiro lugar, garantindo uma cesta de dois jogos para 3DS (Zelda: ALBW e Mario Party), além de diversos brindes, enquanto o Leandro Cruz ficou em segundo, levando um jogo de 3DS (Zelda ALBW) e varios outros brindes. Lembrando que o terceiro lugar ficou entre o Angelo Kanashiro e o Richard Garcia, que terão de disputar para ver quem ganhou.
Queremos agradecer a todos vocês que participaram dos campeonatos. Já anunciamos para ficarem ligados em 2014, pois nosso ranking irá zerar, e faremos novos campeonatos, com premiações melhores. Se você ainda não possui uma conta no N-Party Connect, não deixe de acessar e se registrar!
Alguns recadinhos rápidos.
Foi muito bom voltar ao Unicsul, mas não pudemos deixar de nos atentar a alguns detalhes. Eu fui como visitante no Sábado, e já tinha meu ingresso comprado, porém, encontrei grandes dificuldades na porta, graças a uma pequena falta de organização. Senti muita falta de staffs na parte de fora do evento, e muitas pessoas erraram quais filas deveriam ficar, e houveram muitas pessoas furando outras filas. Também senti falta de outros staffs dos quais já estamos acostumados (Giu, cadê você cara?), e principalmente nos corredores, faltou bastante organização, uma vez que a movimentação nas rampas ficou muito difícil com tanta gente parando para tirar fotos.
Fora isto, a organização do evento foi boa, e o Ressaca Friends cumpriu com todas as expectativas. Não houveram quaisquer incidentes, e pudemos nos divertir tranquilamente.
Neste ano que se acabou, queremos agradecer a algumas pessoas que, sem as quais, este grupo não teria conseguido sobreviver:
- Ao China e Manoel, que nos forneceram não só o apoio necessário, como também a disposição para ir no evento;
- Ao Carlos Afonso, que entendeu todas as nossas dificuldades, e têm nos dado muito mais do que uma oportunidade;
- Aos grupos PSParty, Dance Party e LOP-SP, sempre do nosso lado no melhor ou no pior;
- A todos vocês que sempre estão nos nossos eventos. Sem vocês, este grupo não seria nada, e é um dos motivos para nós continuarmos a querer melhorar e fornecer cada vez mais uma experiência única de diversão e entretenimento com os jogos que tanto gostamos.
Não deixe de conferir todas as fotos do evento em nosso álbum de fotos.