Cinco razões que provam que 2014 será um bom ano para o Wii U
Por Fabricio Luz
O ano de 2013 já acabou, as festas de final de ano também, e estamos prestes a entrar em período de Carnaval e início de aulas - para quem estuda, claro. Mas antes de tudo isso, durante toda a reflexão de início de ano, lembramos de alguns fatores que provam que o 2014 será um bom período para o Wii U - quem sabe até muito importante para o resta da vida do console.
Separamos cinco curiosidades que certamente vocês já devem conhecer, caso contrário é sempre bom ficar a par da novidades do aparelho que pode trazer boas novidades em breve. Confira:
Melhora no modo online e estrutura do console
Nessa categoria não se encaixa apenas o Wii U, mas também seu “companheiro” de geração, o portátil 3DS. Ambos aparelhos possuem conectividade online, e também com a loja digital eShop, mas há um problema nisso tudo: ela ainda não está 100% unificada.
Nessa categoria não se encaixa apenas o Wii U, mas também seu “companheiro” de geração, o portátil 3DS. Ambos aparelhos possuem conectividade online, e também com a loja digital eShop, mas há um problema nisso tudo: ela ainda não está 100% unificada.
No final do ano passado a Nintendo lançou uma atualização para o 3DS que adicionou o Miiverse (rede social própria) e as esperadas Nintendo Network ID. Com isso, um usuário que possua uma NN ID do Wii U pode se cadastrar no 3DS e vice versa, criando uma única conta online para registrar a compra dos jogos de ambas plataformas. Mas, além deste fato, não há como comprar games do 3DS no Wii U e muito menos ter uma mesma lista de amigos - diferente do que acontece na PSN da Sony.
A Nintendo demorou para chegar com uma rede online de verdade, mas tudo caminha para a evolução do sistema. Neste ano, além de uma estrutura melhorada, também são esperadas novas funções para o 3DS e Wii U.
Apoio de jogos indie
O ano de 2012 já havia sido cheio de grandes surpresas para os desenvolvedores indie e 2013 não ficou diferente. A crescente participação de empresas pequenas está provando que nem só de grandes nomes funciona a indústria, e só quem tem a ganhar com isso é o consumidor.
Mais jogos first party
Finalmente o GamePad será importante nas partidas!
O controle GamePad do Wii U está sofrendo do mesmo problema que o DS já sofreu: as empresas não sabem como usar o seu diferencial (tela touch) a favor dos jogadores. A Nintendo mostrou o que se pode fazer com o game Nintendo Land, mas agora depende da criatividade das desenvolvedoras.
Novo The Legenda of Zelda!!!11ONZE
Você, eu, seu vizinho, e qualquer outro jogador de console Nintendo deve ter ficado animado com o anúncio de um novo The Legend of Zelda para o Wii U. Não existe praticamente nada do jogo divulgado, apenas a seguinte confirmação: será em alta definição, com uma Hyrule cheia de detalhes e lugares novos a serem explorados.
O ano de 2012 já havia sido cheio de grandes surpresas para os desenvolvedores indie e 2013 não ficou diferente. A crescente participação de empresas pequenas está provando que nem só de grandes nomes funciona a indústria, e só quem tem a ganhar com isso é o consumidor.
Ano passado a Nintendo distribuiu diversos kits de desenvolvimento para o Wii U, inclusive utilizando a linguagem HTML 5. Até agora isso não resultou em nenhum jogo importante na plataforma, mas este ano ainda pode pintar alguma pérola na eShop.
Também conhecido como first parties, os games exclusivos da Nintendo devem surgir em maior frequência durante todo o ano de 2014. Não é certo quando isso começará, mas se prestarmos atenção no que vem acontecendo com a Big N, podemos notar isso.
Desde o anúncio de futuros títulos na E3 2013, a Nintendo deu pistas que não é ela que está desenvolvendo alguns de seus jogos. O novo game da série Super Smash Bros., por exemplo, está a cargo da Namco junto da Sora ltd, empresa de Masahiro Sakurai. Já Hyrule Warrios, jogo que trará personagens do universo The Legend of Zelda num combate insano, está sendo co-desenvolvido pela Tecmo. Enquanto isso, por onde anda a Nintendo?
Satoru Iwata não explicou no que estão ocupados do momento, mas a ajuda de parceiros no desenvolvimento de jogos irá acelerar seus lançamentos e aumentar a biblioteca do console, o principal ponto negativo dos jogadores.
O controle GamePad do Wii U está sofrendo do mesmo problema que o DS já sofreu: as empresas não sabem como usar o seu diferencial (tela touch) a favor dos jogadores. A Nintendo mostrou o que se pode fazer com o game Nintendo Land, mas agora depende da criatividade das desenvolvedoras.
Após mais de 1 ano de lançamento, agora é a hora certa para jogos criativos usarem o hardware do console para surpreender os jogadores.
Você, eu, seu vizinho, e qualquer outro jogador de console Nintendo deve ter ficado animado com o anúncio de um novo The Legend of Zelda para o Wii U. Não existe praticamente nada do jogo divulgado, apenas a seguinte confirmação: será em alta definição, com uma Hyrule cheia de detalhes e lugares novos a serem explorados.
Normalmente, os jogos da Nintendo demoram um tempo para serem finalizados - principalmente os da série The Legend of Zelda. Na franquia de Link, a equipe de Eiji Aonuma costuma levar um tempo maior para não deixar nenhum detalhe passar. The Wind Waker HD serviu como teste para eles, e agora eles podem trabalhar com mais certeza com o que estão lidando.
O lançamento do novo The Legend of Zelda Wii U ainda é um mistério, mas talvez tenhamos alguma novidade durante a E3 2014 - com uma previsão para 2015, assim torcemos.