Nintendo - 16/01/2014

[Retrô] [SNES] Super Punch Out!!


Quando você olha para o passado de uma empresa tão grande quanto a Nintendo, não tem como deixar de não lembrar os ótimos consoles que ela já criou. E um deles permanece até hoje no coração dos muitos fãs de longa data desta empresa nipônica: o Super Nintendo.  Este console tão querido possui uma biblioteca gigantesca de jogos inesquecíveis e obrigatórios para qualquer pessoa que se preze ser um gamer de verdade. Portanto hoje, nós falaremos de um dos jogos mais queridos para este incrível e saudoso console: Super Punch Out!!

Um legado

Ao contrário do que aconteceu com a maior parte das franquias da Nintendo, a franquia Punch Out!! não nasceu num console de mesa da Nintendo. O primeiro game desta franquia surgiu, pela primeira vez, em 1984 para os arcades. Produzido pela Nintendo e pelo grandioso Genyo Takeda (uma das mentes que esteve envolvida na produção do Nintendo Wii), este game também ganha um carinho especial por ser, apenas, o primeiro trabalho de composição de Koji Kondo! O sucesso do game foi tão grande, que uma continuação foi lançada, Super Punch Out!!, em 1985. O sucesso dos dois games nos acardes gerou a criação de um spin-off, chamado Arm Wrestling, que possuía a mesma mecânica presente nos dois jogos anteriores, mas em vez do boxe aqui você tem a queda de braço como tema. O NES (ou apenas Nintendinho, para os íntimos) recebeu a sua versão em 1987 e seu nome saiu aqui nas Américas como Myke Tyson's Punch Out!!, e como o título sugere, você enfrentava o famoso boxeador como chefe final do jogo. Após o término do contrato do Mike Tyson, o jogo foi rebatizado apenas de Punch Out!! e o nome do chefe final ficou como Mr. Dream.

E é na versão do Nintendinho que o mundo conheceu o protagonista da franquia: Little Mac nos  é apresentado, e desde os anos 80 vem nos mostrando que tamanho não é documento, encantando todos os jogadores com seu carisma e sua habilidade esportiva!
A versão de Super Nintendo chegou em terras americanas em 1996, e a partir deste ano pudemos conferir um dos melhores jogos que o querido Super NES possui e assim, homenageá-lo neste artigo.


A jogabilidade

A jogabilidade deste game é bem semelhante com aquela que a franquia apresentou no passado. Com a perspectiva em Terceira Pessoa (e um Little Mac transparente, para enxergar os seus oponentes melhor), você luta contra os seus adversários deferindo diversos tipos de soco. Além de podermos conferir o jogo com toda a potência a gráfica que o Super Nintendo nos oferecia na época, a versão 16-bits também tem suas características únicas: Se você não for atingindo por seu inimigo nenhuma vez, rapidamente a sua barra de especial se completa e desta forma você pode desferir dois tipos de super golpes: uma sequência rápida de socos, que arrancam pouco menos, mas que conseguem deixar o inimigo atordoado; o segundo tipo de super golpe consiste em apenas um super soco, ele é um pouco mais lento, mas se acertar o inimigo o golpe é fatal: o inimigo perde mais life e a probabilidade de deixá-lo atordoado é muito maior! Um elemento (e conseguir realizá-lo constantemente é muito difícil no jogo) estimulante na jogabilidade, é a seguinte: se você desferir um soco no "timing" perfeito que seu adversário for desferir os seus respectivos super golpes (ahá! e você achou que era só o jogador que teria essa habilidade?), você consegue deixar seu inimigo atordoado e até mesmo levá-lo à nocaute! Conseguir fazer tal combo dá ao jogador um gosto de vitória mais alegre e uma conquista muito maior!

Outro fator interessante na jogabilidade tornando as lutas mais calorosas é com o sentimento de Little Mac. Se você sofrer diversos golpes repetidas vezes de seu inimigo, o nosso protagonista vai mudando de sentimento até chegar ao momento de pura fúria! Você confere isso observando as cores de fundo da imagem de Little Mac ao lado da sua barra de life. Quando ela estiver exalando um vermelho puro e piscante, várias coisas acontecerão com Little Mac: as luvas do nosso boxeador mudam de cor, ficando azuladas, a agilidade aumenta, o dano dos seus socos causam mais dano (e se a barra do especial estiver cheia, os super golpes também ficam mais poderosos e causam mais dano), o acontecimento é temporário mas diversão é garantida e uma vantagem na luta que não deve ser desperdiçada. 


Inimigos Clássicos

Desde o primeiro jogo da série, nós enfrentamos vários e às vezes repetidos inimigos. Mas de forma alguma é enjoativo!Apenas uma sensação predomina naquele que se depara com a franquia Punch Out!!: muitas risadas! Cada inimigo possui uma personalidade ímpar e acompanhar os trejeitos e/ou chiliques que cada um deles possui é um grande mérito que esta franquia tem! É muito bom poder desferir golpes em Bald Bull, Bear Hugger, Super Macho Man, Dragon Chan, Narcis Prince e nos outros também! O nome de cada personagem já diz muito sobre cada adversário, tanto no comportamento como na aparência. Uma qualidade digna de uma franquia divertida como Punch Out!! é! E tudo fica ainda melhor no esplendor dos 16-Bits!


Charles Martinet

Se lá no ano nostálgico de 1984 tivemos a honra de conferir o primeiro trabalho do hoje Lendário Konji Kondo, aqui no tão não distante ano de 1996, pudemos conferir o nascimento de outra grande Lenda: Charles Martinet. Todos hoje em dia lembram dele como a voz do principal mascote da Nintendo, porém em seu trabalho de estreia você encontra o trabalho deste grande artista nas vozes do juiz, do anunciante e também nos boxeadores, um talento nato que já presenciamos em seu primeiro trabalho. Não é à toa que este artista se tornou aquilo que hoje ele representa para o mundo dos games. Um talento único, para um incrível gênio que é esta lenda, o Charles Martinet, com todo o poder que sua voz possui!


Uma franquia com um potencial incrível!

Super Punch Out!! do Super Nintendo nos cativa por sua diversão (derrotar os inimigos no menor tempo possível, pode render muitas horas de replay), com bons gráficos, trilha sonora marcante, e uma jogabilidade muito agradável!
De 1996 para cá, a franquia recebeu apenas mais um jogo lançado para o Nintendo Wii, em 2009. Realizado pela Next Level Games,ele recebeu o título de Punch Out!! em que a versão do NES é a maior homenageada.
Uma pena que uma franquia tão promissora tenha tão poucos jogos, mas como a esperança é a última que morre, que fique registrada a nossa torcida para que o Wii U receba mais um novo jogo desta que é, uma das franquias da Nintendo com um potencial incrível, para nos trazer diversão que já é garantida! E vamos torcer para que desta vez o novo joga traga a versão do Super Nintendo como homenageada, que com certeza muita expectativa se criará e assim todos os fãs ficarão felizes, um sentimento que todo fã sempre quer sentir: felicidade. Felicidade por um jogo novo, felicidade por um respeito a um legado, felicidade por presenciar jogos bons, e acima de tudo felicidade por ser fã da Nintendo! Vida longa ao Little Mac e que Punch Out!! ainda tenha muitos jogos incríveis como este que o Super Nintendo presenciou!

Confira o trailer de anúncio da Nintendo disponibilizando o jogo para a eShop do Wii U:

Leia Também

Nintendo - 26/06/2014

[Retrô] Liberte a Galaxia do Sombrio Império em STAR WARS: Rogue Squadron

Ah! Os bons tempos do Nintendo 64! Como tenho saudades daquela época! Uma época mais simples, sem preocupações! Embora tivesse obtido meu N64 um pouco tarde, isso não me impediu de aproveitar muitos dos clássicos dest...

Leia Mais...

Nintendo - 24/05/2014

[Retrô] Michael Jackson's Moonwalker: O eterno rei do pop fez bonito até nos games

Em junho de 2009 as pessoas acessaram a web, ligaram seus aparelhos televisores, ouviram nas rádios, leram em veículos impressos e visualizaram seus dispositivos móveis: lá estava mais uma vez a imagem do cantor Micha...

Leia Mais...