FPS, MOBA e muita competição na X5 Mega Arena
Por Mario Toledo
A X5 Mega Arena é um evento voltado para o público fã de e-Sports, que teve sua primeira edição realizada em São Paulo entre os dias 1 e 4 de maio, juntamente com a 20ª Fest Comix e o Mega Anime X.
A N-Party esteve na feira com um espaço temático, onde pudemos acompanhar toda a excitação do público diante das partidas de times profissionais que duelaram nos campeonatos.
O espaço reservado para o XMA era o maior entre os 3 eventos da feira. A partir da entrada, os visitantes davam de cara com as stands dos patrocinadores, que trouxeram diversas novidades do mundo dos games para o entretenimento dos presentes.
O espaço da SaGa contou com diversos consoles de mesa, incluindo o Wii U, onde o público pôde participar de partidas de jogos como Wonderful 101, Super Mario 3D World e Nintendo Land. Além disto, o espaço ainda continha um telão para o público dançar com Just Dance, acompanhando os passos do jogo.
Outras estandes contaram com a exibição de diversos jogos de computador. A EA Games trouxe várias máquinas com Fifa World, enquanto a OnGame disponibilizou computadores com Point Blank e seu MMO chamado Aika.
Apesar das demais atividades do evento, o público fã de League of Legends dominou o espaço, e isto se converteu em uma super lotação no stand da Kabum, que disponibilizou 100 máquinas para os visitantes participarem de free plays do jogo.
Outros patrocinadores foram bem sucedidos ao vender seus produtos na feira. A stand da Rexpeita vendeu diversos de seus bonés, que custavam em torno de R$ 80, e o ambiente da própria X5 vendeu inúmeros dos fones da Razor, que acabaram sendo ostentados pelos visitantes dentro do evento.
A KeyD Stars, o time invicto de League of Legends no cenário competitivo, teve altos ganhos com seus fãs. Sua stand disponibilizou diversos produtos a venda com a marca do time, incluindo camisetas ao preço de R$ 55. Para promover as vendas, o time de LoL da KeyD ainda posou para fotos com os fãs dentro da stand após o término de cada jogo do campeonato oficial do evento.
O palco principal contava com 1 telão central e outros 4 telões auxilares para a exibição das partidas dos campeonatos. As 2500 cadeiras não foram suficientes para suportar o público presente durante as partidas de League of Legends, e muitas pessoas assistiram em pé ou sentadas no chão ao redor do palco.
Cada uma das partidas foi agitada, contando com uma incrível estrutura não só para os presentes, como também para o público acompanhando pela internet. Além dos casters da X5, o ambiente continha o mesmo capricho dos demais espaços que a Riot costuma organizar em seus eventos oficiais.
Nós já tínhamos assistido ao vivo algumas partidas de League of Legends, mas nenhuma delas se comparou a assistir no XMA. O show de luzes, a agitação do público e o conforto do ambiente pôde facilmente ser comparado aos eventos internacionais (claro, em uma escala um pouco menor).
No final, a KeyD faturou o campeonato de League of Legends, com destaque não só para os dois sul-coreanos do time, como também para o AdCarry brTT, que dominou a última partida contra a Kabum.
É uma pena que não tenhamos um cenário competitivo do mesmo nível com os jogos da Nintendo. Com o lançamento próximo do novo Super Smash Bros, um dos poucos jogos da Big-N que possuem competidores profissionais, ficam as nossas esperanças da criação de uma estrutura para promover campeonatos oficiais. Enquanto isto não acontece, que tal você ficar de olho no ranking do N-Party Connect?
Não deixe de conferir as demais fotos do evento em nosso álbum.