Nintendo - 14/09/2014

Nossas primeiras experiências com o Super Smash Bros. para o 3DS


Super Smash Bros. faz parte da minha vida desde muito tempo atrás. Nunca tive um Nintendo 64 ou um Game Cube, mas abusava dos consoles dos meus amigos em tardes repletas de lutas e xingamentos. Na escola, fazíamos uma turma enorme para jogarmos durante o intervalo, e até mesmo durante a faculdade tive momentos de jogatina com meus companheiros de sala.
Lembro também que o primeiro jogo que comprei após adquirir meu Nintendo Wii foi o Super Smash Bros. Brawl, que por sinal, se tornou o jogo com mais horas jogadas do meu video-game, e até então, o preferido aqui da N-Party entre as demais disputas que fazemos com os membros de nossa equipe (apesar de eu perder deles com uma certa frequência).

Quando o Super Smash Bros. para o 3DS foi anunciado, fiquei com receio. Será que a franquia se adaptaria bem ao portátil? Será que esta versão seria mais simples do que a lançada para o Nintendo Wii?
Para responder estas perguntas de uma forma simples, eis que a Nintendo lançou a demo do jogo nesta sexta-feira, 12 de setembro, no eShop americano, para apenas alguns membros platina do Club Nintendo, criando um grande alvoroço na internet.

Antes de mais nada, preciso mencionar o inferno que se deu graças a distribuição destas chaves. A pessoa tem lá seu mérito por ser um membro platina do Club Nintendo, mas mandar o código de acesso para apenas alguns deles foi uma das atitudes mais incertas que eu vi a Nintendo tomar. Imagine você, consumidor fiel da empresa, e fã de Super Smash Bros., ter se esforçado tanto para virar um membro platina, e no final, não receber a demo antecipadamente devido a um sistema de escolha aleatória, enquanto outros jogadores, talvez nem tão fãs assim do jogo, receberam os códigos e desfrutaram do game antes de ti. Um pouco de descuido da parte da Big-N, talvez? Por que não liberar a demo para todo mundo, então? Será que o resultado esperado era, de fato, que houvesse esse incrível buzz na internet de jogadores que queriam, por tudo, os códigos? Se foi, eu acho uma maneira um tanto quanto errada de se promover.
Pior do que isto, na minha opinião, foi o comportamento dos demais usuários que conseguiram os códigos. Tudo o que se tinha na minha timeline do Facebook da sexta-feira eram fotos das pessoas que conseguiram o jogo. Alguns amigos ainda chegaram a me marcar nas fotos, só para mostrar que haviam recebido o código, enquanto outros brigavam, desnecessariamente, para ver quem conseguia o código de outro amigo em comum. E tudo isto só pelo status de conseguir jogar a demo 7 dias antes das demais pessoas.
Eu recebi 2 códigos do jogo. Não utilizei nenhum para passar a amigos que estavam mais ansiosos do que eu. Apesar de ser fã da franquia, tive outras oportunidades para jogar a demo no 3DS de amigos, e não tenho problema em esperar mais alguns dias para jogar no meu próprio 3DS. Sei que o sentimento de felicidade em poder jogar o jogo é grande, mas por favor: a demo vai ser lançada para todos em menos de 6 dias. Qual a necessidade de esbanjar em sua timeline que você possui a possui e outras pessoas não?

A primeira coisa que fiz ao botar as mãos no 3DS com a demo foi iniciar uma partida no controle de Mega Man. O gameplay do personagem me pareceu muito legal quando ele foi anunciado na E3 do ano passado, e já o havia cogitado como personagem principal para o jogo.
Bem, Mega Man possui um gameplay bem diferente do que eu esperava. Ele não ataca muito bem enquanto está frente a frente com o inimigo, Na verdade, um dos únicos ataques que surtem efeito enquanto próximo do inimigo é o Flame Sword, um de seus side smashs. Porém, Mega Man pode ser um personagem bem chato se o inimigo não conseguir se aproximar, uma vez que grande parte dos seus ataques são a distância. Sua recuperação também é boa, e seu deslizamento permite que evite golpes mesmo sem usar o rolamento com o botão R.


O Villager também possui um gameplay muito diferente do que eu esperava. Ele possui muitos ataques que devem ser realizados perto dos inimigos, enquanto o seu ataque "pro lado + B" arremessa um Gyroid, e o Villager ainda pode subir em cima dele se quiser (apesar de não poder controlá-lo, o que pode se tornar um ataque suicida).


Além deste dois personagens, na demo, também é possível escolher entre Mario, Pikachu e Link, Os 3 personagens estão com o mesmo moveset do Brawl, com apenas pequenas alterações (nada muito significativo).
Quanto aos ítens, a demo mostra uma grande variedade deles. Consegui tirar um Arceus da Masterball, e acionar o troféu do Color TV-Game 15, longo em seguida, o que tornou a batalha divertidíssima (pelo menos para mim).


Demorei um pouco para me acostumar com os controles. Pode parecer estranho, mas apesar dos botões do 3DS estarem na mesma disposição dos botões do controle do Game Cube, muitas vezes me confundi ao tentar apertar o botão A e B, pressionando qualquer outro botão no lugar. Não que isto incomode, mas pelo menos na demo, não havia a possibilidade de inverter as ações de cada botão, e espero firmemente que a versão completa do jogo permita a troca.

No quesito da performance do jogo no 3DS, não há o que reclamar. O game roda lindamente a 60 fps, e os gráficos parecem muito melhores dos que vistos nas demais screenshots lançadas durante todo este tempo pelo Sakurai. Na verdade, me surpreendi muito quanto a isto, pois imaginava que o jogo teria uma qualidade bem inferior, mas o nível gráfico deste Super Smash Bros. não perde para nenhum outro jogo já lançado para o portátil.
As bordas em torno do personagem também são se mostraram, em nenhum momento, algo inoportuno para o gameplay. Pelo contrário: elas fazem a diferença, mesmo sendo quase indiscretas a primeira vista. A demo não permite configurar o nível da borda dos personagens, mas a configuração padrão ajuda bastante a fazer com que o jogador distingua o cenário dos personagens.


Quanto ao gameplay, tive de me acostumar com a mudança nas bordas da fase, que estão não só mais difíceis de se segurar, como também permitem que, caso você se segure enquanto um adversário cai, este adversário possa te tirar de lá com um ataque especial (coisa que, de fato, aconteceu comigo).

Não sei como o jogo funciona em um 3DS comum, mas a tela do 3DS XL é ótima para as lutas. Não perdi meu foco em nenhum momento, e consegui acompanhar toda a batalha. Além disto, caso eu quisesse focar em um inimigo, bastava que eu o selecionasse na tela de baixo do aparelho para marcá-lo com um alvo, recurso que facilitou muito as minhas lutas. Além disto, todos os HUDS foram transportados para a tela de baixo, deixando bem limpa a tela de cima.


O modo multiplayer também funciona na demo, e se tornou uma das minhas maiores surpresas. Quase não percebi lag ou falha de comunicação. Tive algumas batalhas contra amigos, e o máximo que pude ver foi, em momentos raros, uma lerdeza de milisegundos entre o apertar do meu botão e a execução da ação do personagem. É claro que podem haver variações dependendo do ambiente e do número de jogadores, mas creio que o Sakurai e sua equipe acertaram de mão cheia nesta parte.

Outros membros da nossa equipe também conseguiram as chaves de acesso, e deram seus depoimentos sobre a demo, conforme relatado abaixo:

Caio Gomes: A demo de Super Smash Bros. for 3DS me deixou muito impressionado com o potencial do jogo! Num primeiro momento os controles me incomodaram, porém alguns minutos depois, já esqueci completamente este incômodo.
A trilha sonora existente na demo é bem agradável aos ouvidos, o que me deixa ainda mais curioso com o restante das belas canções que o game terá! O poder gráfico e o recurso 3D (no quesito profundidade) do portátil estão deslumbrantes! Os itens que auxiliam o jogador durante o combate estão mais divertidos do que nunca! A inteligência artificial evidencia poucas dificuldades para quem joga sozinho, mas há ótimas possibilidades no fator multiplayer e sem dúvida será o maior trunfo da versão do game no 3DS! Com os cinco personagens disponíveis para teste fica nítido que o nível de competitividade estará bem equilibrado no gameplay, e muitas estratégias podem surgir dentro do game (o que me deixa ainda mais empolgado!). Até a data do lançamento, de uma coisa eu tenho certeza: vou jogar loucamente esta demo!


Até então, eu estava muito mais na expectativa do Super Smash Bros. para o Wii U do que para o 3DS. Porém, depois de jogar a demo, percebi que quero ambos o quanto antes! Se a demo teve o papel de mostrar o quão bem feito o jogo é, então ele cumpriu o seu papel com maestria.

CHEGUE LOGO, OUTUBRO!

Leia Também

Nintendo - 04/10/2016

Conheça a evolução dos iniciais de Alola no novo vídeo de Pokémon Sun / Moon

Enfim a Nintendo revelou o que muitos esperavam de Pokémon Sun e Pokémon Moon: a evolução dos iniciais de Alola. Apesar de mostrar apenas as evoluções intermediárias, o novo vídeo nos dá uma ideia de como os monstrinh...

Leia Mais...

Nintendo - 01/10/2016

Você já pode pegar seu Keldeo na distribuição mensal em Pokémon X/Y/OR/AS

Continuando a comemoração dos 20 anos de Pokémon, um novo Pokémon lendário já está disponível em Pokémon X / Y / OR / AS. Desta vez, você poderá adquirir Keldeo acessando a opção "Mistery Gift" de seu jogo. Keld...

Leia Mais...