Nintendo - 09/01/2015

O que vai acontecer com a venda dos produtos da Nintendo no Brasil a partir de agora?

Depois da saída da Gaming como distribuidora da Nintendo no Brasil , muitos fãs devem ter se perguntado: o que acontece com os produtos registrados pela empresa que estão sendo vendidos nas lojas? Por enquanto nada, mas algumas mudanças podem surgir em breve.

Os consoles que continuam homologados pela Gaming, devem ficar à venda normalmente, mas aqueles suspensos ou que precisem de um certificado legal para o comércio em nossas terras, não devem chegar por aqui tão cedo.

De acordo com a página da Anatel, órgão responsável pelo registro de dispositivos eletrônicos no Brasil, a Nintendo possui a certificação oficial do 3DS, 2DS e Wii Mini por aqui, mas não do Wii U. O console de mesa da Big N teve sua homologação suspensa no dia 15 de novembro de 2014, o que pode significar a paralisação das vendas de futuros lotes do aparelho nas lojas. As unidades que ainda estão à venda fazem parte do estoque do estabelecimento.


O fato de um aparelho não ter certificação oficial na Anatel pode significar diversas questões, entre elas a ausência de suporte da assistência e garantia. Uma marca pode negar o suporte técnico de algum aparelho que não tenha direitos para a venda legal no país. Na declaração de hoje, a Nintendo of America confirmou que este não seria o caso e a HG Digital Services Ltda seria a responsável em ajudar os usuários, mas não se sabe até quando.

Claro que o registro na Anatel é apenas um dos processos para um objeto poder ir à venda no Brasil, mas ele é extremamente importante para o comércio legal.

O futuro da Nintendo no Brasil

Preocupado com o papel da Big N por aqui, Bill van Zyll, Diretor e Gerente Geral para a América Latina da Nintendo of América, respondeu algumas perguntas à Nintendo World sobre a companhia e mostrou interesse de voltar oficialmente, embora ainda sem previsão.

Na entrevista, Bill agradeceu os fãs da empresa e disse que, “nas atuais circunstâncias, a situação é insustentável”. Ele não possui previsão de quando voltarão oficialmente, apenas que querem o mais rápido possível. “Ainda continuamos com a Juegos de Video Latinamérica como parceiros na América Latina, então talvez seja através dela que retornemos”, conclui.

A Nintendo tentará trazer os futuros lançamentos pela Juegos de Video Latinamérica, mas ainda não podem garantir nada. O lançamento nacional do New 3DS também pode ficar comprometido em consequência da ausência de uma empresa para representar o aparelho aqui. 

Fonte: Anatel, Nintendo World
 

Leia Também

Nintendo - 09/01/2015

Gaming não é mais a distribuidora da Nintendo no Brasil

Através de comunicado oficial à imprensa, a Nintendo of America confirmou que a Gaming do Brasil (subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, Gmbh) não será mais responsável pela distribuição dos jogos da Nintendo p...

Leia Mais...