Nintendo - 01/03/2015

Sem Misericórdia: os 10 jogos mais difíceis e impiedosos do NES

Raiva, frustração e o fato de não aceitarmos ser derrotados por um mero jogo. Por mais diabólico que um game seja, esses e mais alguns sentimentos são os que dominam vários jogadores quando estão diante de algumas (ou várias) adversidades presente nos jogos da saudosa época do NES (ou Nintendinho, para os íntimos). Para ser direto: ódio pelo jogo de dificuldade elevada. E ao mesmo tempo: amor e alegria, pois completar um jogo ou passar finalmente aquele trecho nefasto, que impedia o seu progresso, aquela sensação de dever cumprido valia a pena. O suspiro final depois de zerar aquele jogo cascudo é o que leva os jogadores a gostarem de jogos difíceis, ingratos e às vezes, só "trash" mesmo.
A era clássica dos 8 bits: berço de obras-primas como Super Mario Bros. 3 e The Legend of Zelda e ao mesmo tempo de abominações como Yo! Noid e JAWS (Tubarão). Jogadores arrancavam os cabelos, controles quebrados aos montes, palavras de baixo calão sendo desferidas contra a televisão, eram coisas comuns nesta época. Como boa parcela dos jogos mais carrancudos da história dos videogames está aqui nesta nostálgica era do "ame ou odeie", aí vai um top 10 dos jogos mais impiedosos, diabólicos e infernais que já passaram pelo "Nintendinho".

10.º Lugar: Teenage Mutant Ninja Turtles

Um dos primeiros jogos das Tartarugas Ninja lançados nos consoles de mesa. O jogo, por sinal, é até bacana. Você pode alternar suas escolhas entre as quatro tartarugas, e os personagens da série animada dos anos 80 aparecem no jogo também.
Seria tudo muito legal, se não fosse por seus inimigos roubados e que reaparecem toda hora na tela após o jogador dar só alguns passos! Hordas de bichos voadores e terrestres levam embora sua energia e os chefes te esmagam em dois tempos! O game é divertido, mas não confunda diversão com facilidade.

9.º Lugar: The Karate Kid

No jogo baseado no filme Karatê Kid (falo do original. E não daquele remake com o Jackie Chan) uma coisa é certa: você vai apanhar! E muito. Talvez tenha sido daqui que o pessoal do Mortal Kombat tenha tirado a ideia do Brutality. Porque aqui, Daniel-san, depois de passar no torneio já na primeira fase do jogo, nosso protagonista se encontra na próxima fase, em uma Okinawa, que parece dominada por 'caratecas' doidos pra te meter porrada.
O jogo continua nesse ritmo e fica mais 'encapetado' com a adição da fase de ventania: um vento contrário, que leva nosso querido personagem para a morte facilmente. Pela esquerda e pela direita, em sequência, por cima e por baixo, Daniel-san vira um "Saco de Pancada-san".
Com controles horríveis, golpes inúteis e inimigos babando pra arrancar suas tripas, e que quase sempre acertam os golpes na sua fuça,  e é só por estes tantos atributos é que o game The Karate Kid fica com esse lugar especial aqui. Banzai, Daniel-san!

8.º Lugar: Ikari Warriors

A palavra “injusto” define bem este jogo. À primeira vista, o game parece ser só mais um 'shooter vertical' qualquer. Mas basta 5 minutos de jogo, para percebermos que cada passo dado pelo personagem é um passo dado em direção ao inferno!
A começar pela distância dos tiros dos protagonistas comparada a dos inimigos. Enquanto os tiros deferidos pelos jogadores percorrem, no máximo, alguns quadros na tela, os dos inimigos percorrem a tela inteira! E além disso, os inimigos ficam em lugares em que o jogador só pode atingi-los, se entrar em sua linha de fogo!
Outra coisa: tudo explode nesse jogo. Jogar granadas em portas trancadas: tudo certo! Ficar perto das portas quando elas explodem: morte certa! Destruir veículos inimigos muito perto: morte certa! Até o seu tanque, que só dá uma falsa sensação de proteção, se ficar sem combustível: explode (Hã!?). Fases longas, ingratas e mortes constantes, é assim mesmo o Ikari Warriors. Não se esqueça do código de 'ressurreição' do personagem, "A,B,B,A". Você vai precisar! E muito.

7.º Lugar: Contra

Um tiro, seja no pé, no dedo mindinho da mão, ou em qualquer outro lugar. Apenas um tiro é o necessário para transformar os protagonistas de Contra em cadáveres. Não bastasse a horda de inimigos que aparecem repentinamente na tela, buracos por toda parte e poucas vidas, Contra também tem aquele fator de arrancar os cabelos chamado Waterfall Stage, para dois jogadores.
Por que tanto alvoroço por causa dessa fase? Você, para prosseguir nesta fase, deve pular em várias plataformas que elevam os personagens e a tela. Cada vez que você avança, a tela avança junto e se seu parceiro de jogatina ou você, estiverem um pouco abaixo da tela, mesmo com a plataforma ainda visível, ou estiver em cima dela, você morre. Simples!
"A tela te comeu" é a resposta que eu recebia sempre. É claro que você pode facilitar todo esse estresse fazendo o famigerado "Konami Code" na tela-título do jogo, que lhe concedia 30 vidas... Mas será que você chega ao final do jogo com todas elas?

6.º Lugar: Mega Man

Nosso querido 'Blue Bomber'. Uma série de absoluto sucesso, que começou graças a esse jogo. Se você procura desafio, não deixe de jogar os Mega Man clássicos. Em particular o primeiro.
Com os clássicos e irritantes inimigos que reaparecem a todo tempo, se você avançar e depois retornar para onde estava antes, ou seja, armadilhas feitas quem sabe pelo próprio Satã: plataformas de tamanho mínimo para o avanço na fase, vários, vários e vários buracos, espetos-de-morte-instantânea, e o Yellow Devil.
Mega Man é com certeza um dos jogos mais difíceis da história, seja do NES ou dos videogames em geral. Mas poxa vida, como ele diverte! Todo o estresse passado no jogo é rapidamente substituído pela gratificação ao se passar de fase. Não é a toa que é um clássico! Destruidor de controles, mas clássico.

5.º Lugar: Castlevania

Outro mega clássico da Konami! Castlevania causou medo e terror nos jogadores nos décadas de 1980/1990 com seu visual funesto, monstros característicos do cinema de terror como múmias e um frankenstein genérico, morcegos e vampiros. Mas a maior causa do medo, pavor e noites sem dormir dos jogadores era sua dificuldade. 
Uma massiva onda de inimigos voadores e terrestres, armadilhas e buracos: eram alguns de seus obstáculos. Mas nada se compara ao terrível movimento que Simon Belmont tinha, ao ser atingido por um golpe qualquer que seja, dando aquele impulso para trás. Quase sempre que você era pego desprevenido ou era atacado, sempre tinha um buraco perto do personagem, fazendo a barra de vida de Simon Belmont ser um recurso trivial...
Acredite: você vai morrer, morrer e morrer, porque te atingiram uma única vez e você foi jogado para trás, caindo num buraco maroto suspeitosamente colocado ali, justamente para te deixar frustrado e por fim, você vai jogar o controle na parede de tanto ódio! E o seu progresso também, vai paro o buraco!

4.º Lugar: Ninja Gaiden

Levaram bem ao pé da letra esse título. Por que aqui, se você não for ninja, não vai avançar muita coisa...
Um dos jogos mais memoráveis do Nintendinho, Ninja Gaiden sem dúvida pôs à prova os nervos de muitos jogadores. Com jogabilidade intensa, várias habilidades ninja, e cutscenes (raros eram os jogos que continham cenas trabalhadas para a história em meio às fases, na época deste clássico). A ação estava garantida.
Só havia um porém: o jogo castigava sem dó os jogadores. O maior problema, que é o mesmo de Castlevania: o impulso para trás quando o personagem é atingido. Mas como nosso personagem pode se agarrar em paredes, cair num buraco talvez pode não ser o fim do mundo! Há chance de esperança, isso se você não for atingido novamente pela onda colossal de inimigos voadores, terrestres e seus respectivos projéteis!
Bom, pelo menos não tem Game Over aqui no Ninja Gaiden. Assim você pode treinar e treinar até conseguir passar as partes mais cascudas só para chegar até o último boss, e ter suas esperanças esmagadas pelas suas 3 formas.

3.º Lugar: Ghosts 'n Goblins

Não é nenhuma novidade que Ghosts‘n Goblins é um dos jogos mais difíceis da história dos games. E não é brincadeira, este jogo é só pros fortes (e para os com muito tempo sobrando).
A situação: inimigos por toda parte e que aparecem incessantemente. Seja atingido míseras 2 vezes e veja Arthur se transformar em uma pilha de ossos levando junto sua esperança de progresso! Mas aí, vem o trunfo maldito desse jogo: se você conseguir a façanha de passar a última fase, vai ter que começar o jogo tudo de novo! Isso mesmo, você não leu errado! O jogador vai passar outra vez por todo sofrimento das fases, se quiser zerar o game completamente!
Esse jogo é, com certeza, um dos Nêmesis mais temidos e odiados por muitos jogadores! Mesmo se você for um jogador experiente, vai experimentar o gosto amargo da agonia de ver os ossos de Arthur caírem no chão. Muitas, e muitas, e muitas vezes...

 2.º Lugar: Double Dragon III - The Sacred Stones

Uma vida, golpes meia-boca, inimigos marombados que sempre te cercam, movimentos difíceis de executar. Lindo, não? Se você espera ter algum raio de esperança para zerar esse Double Dragon, jogue com alguém. Mas mesmo com novos personagens adquiridos ao longo da jornada nesse corredor polonês que é Double Dragon III, o jogo persiste em colocar você no chão. Por que as habilidades dos novos personagens não ajudam em nada! A não ser que você queira tomar uma surra rápida e dolorosa. Inimigos tem uma força bruta grotesca: batem como se fossem um verdadeiro boss, e quase sempre vão te atacar primeiro! Isso se você não for cercado antes e sofrer o que o bonequinho da "Malhação de Judas" sofre.
E é bom sempre repetir.... se você, por algum desejo mórbido e nefasto resolver desafiar esse jogo: jogue em dupla. Chame aquele seu parceiro ou parceira, que manja muito de jogos do gênero beat 'em up e boa sorte. Mas por favor: não quebre os controles.

1.º Lugar: Battletoads

E eis que a infame lista tem enfim seu monarca sentado em seu trono dourado. Posto sobre os crânios de jogadores frustrados que ousaram desafiar sua soberania sentado está, segurando seu cálice cheio de lágrimas de jogadores desiludidos pronto para dar o primeiro gole: Battletoads.
Vá em frente: use Game Genie, chame um amigo para acompanhá-lo, use de todas as peripécias para desafiar a obra-prima da escuridão gamer. De nada adiantará. São vinte níveis infernais, inimigos babando para arrancar seu couro, com você ainda vivo (!) e que usam movimentos dificílimos de se esquivar. Seus personagens com movimentos complicados de fazer, e a fase mais diabólica já criada por um ser humano: a  fase 3 da 'motocicleta'.
Seus reflexos vão pedir penico, seus cabelos vão cair, você vai esmagar seu controle e ranger os dentes! Seus esforços vão ser todos em vão. Battletoads vai te ensinar o quão difícil pode ser um jogo feito em um console Nintendo. Sempre debochado por conter 'jogos fáceis demais'... Quero ver alguém dizer isso só depois de destronar esse jogo.

Agora o momento pós-tortura. É evidente que cada um de nós tem uma experiência diferente com os jogos. Você pode classificá-los pela sua dificuldade em outras ordens ou com outros jogos, mas fique ciente que estes jogos listados aqui hoje, são fortes títulos que estarão direto na lista dos jogos mais brutais já feitos para o NES. Se você zerou algum desses jogos e mantém uma consciência sadia, considere-se com sorte! Por que os integrantes desse Top 10 testam muito os nervos dos jogadores! Mas e para você, leitor? Esta listagem condiz com seus pensamentos e experiências? Compartilhe a sua opinião e experiência nos comentários!

Leia Também

Nintendo - 16/01/2015

Elegemos os 10 jogos de 2015 que mais queremos jogar

2015 já começou e a Nintendo mostrou para o que veio já no primeiro Nintendo Direct, que mostrou boas novidades para os fãs da Big N. Depois de todos os acontecimentos dessa semana, decidimos contar a você, caro leito...

Leia Mais...

Nintendo - 06/06/2014

Listamos 10 anúncios que adoraríamos que fossem feitos pela Nintendo na E3 (mas que nunca serão)

A E3 está chegando e com isto notícias sobre o evento pipocam todos os dias, deixando a todos com muito mais ansiedade. Nós aqui da N-Party estamos super ansiosos para que a terça-feira chegue logo, e desta forma, o T...

Leia Mais...