Nintendo - 13/05/2015

A confusão do botão X nos controles finalmente é explicada

Você, gamer que joga em diversos consoles, já se encontrou na situação de se confundir com os botões de seu controle, principalmente com o botão X? Já parou para se perguntar, por qual o motivo a localização dos botões são tão diferentes em cada empresa? Bem, o youtuber Velberan tentou explicar em um de seus videos o motivo, que é bastante interessante.



É tudo questão de localização
Na Nintendo, o padrão de seus botões são mantidos desde o seu primeiro console: o NES (ou Famicom para os íntimos e nipônicos). Neste console, seus botões eram o B e o A, exatamente nessa ordem. No ocidente, isso causa certa estranheza por que a lógica seria o A vir antes do B, certo? Acontece que os orientais não usam o sentido esquerda-direita e sim direita-esquerda. Isso explica o fato do B vir antes do A. No Super Nintendo, quatro novos botões de ação surgiram em seu controle: Y, X, L e R. O Y e o X seguem a mesma ideia de A e B, sendo que o X vem primeiro no sentido oriental. L e R são referências as palavras Left e Right (direita e esquerda), que indicam os lados de suas localizações, provavelmente pensaram que tal fator facilitaria o uso de um botão que não se via nos controles até aquela época. Sendo assim, o motivo do X da Nintendo ser em cima dos demais botões se deve ao fato de seguir o padrão oriental, que prega que o X deve vir antes do Y, da direita para a esquerda.
A partir daí, a Nintendo manteve o padrão até os dias de hoje. Com algumas poucas exceções como o Wii Mote. 
Observação: Mesmo a Sega sendo uma empresa japonesa, seus botões sempre seguiram o estilo ocidental. No Mega Drive, por exemplo: os botões eram A, B e C, respectivamente. Seu padrão se manteve até o Dreamcast. Ou quase...

O NES e o SNES foram cruciais para definir os padrões seguidos nos controles da Nintendo
Microsoft, Sega e o X ocidental
Após a descontinuação do Dreamcast, a Microsoft (que teve participação ativa no desenvolvimento do último console da Sega) decidiu entrar no mercado de consoles com o mítico Xbox. Por ser um console ocidental, a empresa de Bill Gates se apoderarou do padrão de controles da Sega. Tanto que a disposição dos botões no Dreamcast e do Xbox é exatamente a mesma. X, Y, A, B.
Alguns outros conceitos dos controles da Sega foram reutilizados nos controles de Xbox. Esse é o motivo real do X do Xbox ser no lado esquerdo: ele segue o padrão ocidental. Ou seja, o X deve vir antes do Y, da esquerda para a direita.
Hoje em dia, os controles de Xbox (A partir do 360) são considerados um dos mais confortáveis e fáceis de manejar no ocidente. Isso se deve pelo controle derivar de uma gama de joysticks antigos, que levaram ao seu aperfeiçoamento com o passar do tempo, em um processo que começou com a Sega no Master System.

Gosta dos controles do Xbox? Agradeça a Sega!

Ok, mas e o Playstation?
O Playstation se originou na tentativa  da Sony em realizar uma parceria com a Nintendo (apesar dessa história permanecer um mistério sem muitos esclarecimentos concretos até hoje): A Sony produziria um hardware para ler discos no Super Nintendo, similar ao Sega CD. Segundo a história, as duas empresas se desentenderam e a Sony decidiu produzir o seu próprio console.
O controle de Playstation 1, o lendário Dualshock, tem algumas similaridades com os controles do Super Nintendo. Retire os dois botões de "manetes" e terá a forma perfeita de um controle de SNES. Com medo de que o controle ficasse muito parecido, a Sony decidiu criar seu próprio layout de botões, criando então o Triângulo, Bola, Quadrado e X.
Cada um dos botões representa um aspecto de cada uma de suas funções: quadrado representa uma janela. Segundo os desenvolvedores, o botão era idealizado para que ele fosse associado aos menus do jogo. Triângulo representa o ponto de vista do jogador. Geralmente abriria o menu de Status ou mudaria a câmera. O Círculo e o X representam respectivamente: o confirmar e o cancelar. Como o Playstation é um console japonês, o padrão de vista oriental é mantido com o circulo vindo antes do X, ou seja: da direita para a esquerda.
Entretanto, as distribuidoras europeias e americanas trocaram a função do X de cancelar para confirmar, e o Círculo como cancelar. Inicialmente, isso não deu problema algum. Até que o Playstation 3 foi lançado, pois o console não possui trava de região. Mas o console da sexta geração da Sony possui um sistema que altera automaticamente os botões, dependendo da região que o console está configurado. Porém, alguns produtores simplesmente forçam que os botões se mantenham em sua configuração inicial, trazendo uma enorme confusão e até mesmo bugs. Mas isto é algo bem mais raro. Hoje em dia, os símbolos presentes no Dualshock é considerado um dos marcos da marca Playstation no mundo dos games.

Os controles da Sony tentaram fugir do esquema clássico de números e letras

Resumindo a história
Os controles da Nintendo possuem o botão X no canto superior direito, por que seguem o padrão oriental de sentido de direção. Os controles da Microsoft possuem o botão X no canto superior esquerdo, por que seguem o padrão ocidental de orientação. E os da Sony possuem o botão X no canto inferior esquerdo, por que o seu botão X seria originalmente para cancelar as ações dos jogos e portanto, a Sony segue o padrão oriental de sentido de direção, assim como a Nintendo. Entendeu? Espero que sim.
Seja Nintendista ou não, eu tenho apenas duas certezas na vida: a primeira é morte e a outra é que eu vou me confundir muito na hora de usar o botão X.

Agradecimentos especiais ao canal do Velberan pelo excelente vídeo.

E você leitor? Já se confundiu com o botão X nos controles? Compartilhe conosco qual o seu layout favorito nos comentários!


Revisão: Caio Gomes

Leia Também

Nintendo - 09/08/2016

20 anos de Harvest Moon: A história da franquia

Em 1994, Yasuhiro Wada se mudou para Tóquio para começar sua faculdade, e começou a sentir falta das coisas boas da vida no interior e o que a tornava tão especial. Foi com este conceito que, dois anos depois, surgia ...

Leia Mais...

Nintendo - 24/12/2015

Crônicas de Natal: Super Mario RPG

Olá, caro leitor. O Natal está chegando, e junto com ele, o início de mais um ano cheio de novidades. Mario se tornou mascote da Nintendo desde a época em que ele ainda se chamava Jumpman. A saga Paper Mario começou...

Leia Mais...