Nintendo - 09/08/2015

Funcionário da Nintendo abre o jogo e explica a dificuldade da localização de jogos no ocidente

Muitos grandes jogos para consoles Nintendo ficam restritos para o público japonês. Até mesmo Xenoblade Chronicles, grande clássico no Wii, ficou por um bom tempo lá antes de chegar ao ocidente. Mas qual a razão disso? Um funcionário da Nintendo Threehouse explicou, quando questionado sobre o assunto.

Segundo Chris Pranger, tradutor e editor da Nintendo Threehouse, para o Part Time Gamer Podcast, a coisa não é nada simples e, frequentemente, faz com que a Big N perca dinheiro no investimento. “Esta é a coisa mais difícil para que todos entendam. As pessoas acham que estão certas e que o que eles querem aconteça. Sempre falam algo como o clássico ‘Por que odeia dinheiro, Nintendo? Por que não quer ganhar dinheiro?’”, comenta.

“O que nós estamos tentando fazer, claramente, exige riscos. Eles nos dizem ‘olhem quantos querem este jogo. Vocês não querem dinheiro?’ e nós pensamos como ‘claro, nós queremos dinheiro, por isso seria um desperdício tentar localizar um jogo para o mercado agora. O grupo de vocês não é grande o suficiente”.

Na entrevista, inclusive, Pranger admitiu que, mesmo grandes games, como Xenoblade Chronicles, fizeram a Nintendo perder dinheiro na localização. “É difícil para o público entender o quanto é gasto para localizar um jogo. Não só traduzir, e então localizar, marketing, mas se falamos de um game com muito diálogo falado, meu deus! O custo é absurdo. Veja como exemplo Xenoblade Chronicles. As pessoas adoram aquele jogo, sabe, dentro de um certo grupo. O título não é o tipo com influência o bastante para justificar o custo. Nós lançamos ele nos EUA por sorte, pois a Nintendo of Europe foi algo como ‘Oh, nós cobrimos os gastos. Vamos localizá-lo’. Alguém teria que garantir caso não venda o bastante, pois o jogo é grande. Ele possui centenas de horas, tudo falado. Isso é muito dinheiro”.

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...

Nintendo - 23/11/2015

Preview: Xenoblade Chronicles X

Alguém se lembra do RPG de mundo aberto Xenoblade Chronicles? Não? Tudo bem, nós o perdoamos. Antes de ser relançado para New Nintendo 3DS, o game estava disponível apenas para o Nintendo Wii. Entretanto, devido a sua...

Leia Mais...