Nintendo - 09/09/2016

10 coisas que sabemos sobre Super Mario Run

Mario está vindo para os aparelhos mobile com Super Mario Run. O encanador vai correr por várias fases, coletar moedas e bater recordes. Porém, tem muito mais por trás deste aplicativo, que certamente é um marco na história da Nintendo. Então, vamos a fundo ver 10 coisas que já sabemos sobre este já muito esperado app!


Será lançado primeiro para iOS
Não foi nenhuma coincidência Super Mario Run ter sido anunciado durante um evento da Apple. A gigante da tecnologia fez um acordo com a Nintendo, de modo que o aplicativo do encanador seja lançado primeiro para iPhone e iPad. Muitos se confundiram e entenderam que o game seria exclusivo dos aparelhos Apple, mas a Nintendo já acalmou a todos e confirmou que o jogo chega em 2017 para sistemas Android.

Logo, Super Mario Run estará disponível para iOS em dezembro deste ano.


Estará em português!
Uma visita à página oficial do jogo na App Store é o suficiente para descobrir em que línguas ele estará disponível. E adivinhem: portugês está confirmadíssimo para o game! No total, Super Mario Run virá em 9 línguas diferentes: inglês, japonês, espanhol, alemão, francês, holandês, italiano, russo e, enfim, português.

Assim como o Miitomo, Super Mario Run será traduzido para o nosso idioma

Sem microtransações
Estava com medo de acabar gastando uma fortuna com Super Mario Run e compras dentro do app? Não se preocupe tanto, uma vez que o jogo não conta com microtransações. No entanto, isso não significa que ele é gratuito: é prometida uma espécie de taxa a ser paga dentro do jogo após baixá-lo. Depois de pagar, o game é seu para se divertir sem preocupações! Infelizmente, ainda não foi falado quanto é esse tal preço no aplicativo – só esperamos que não custe muitas moedas de ouro...

Basta sua habilidade para avançar nos mundos, nada de pagar para vencer

Três modos de jogo
Correr pelos níveis em busca de moedas e do mastro ao final é apenas um dos modos de jogo. Super Mario Run ainda conta com outros dois. O Toad Rally é um modo de batalha, onde você tenta bater os recordes de seus amigos nas fases (um marcador vai mostrando o desempenho deles em comparação com o seu durante o nível). O outro modo ainda é um pouco misterioso, mas é prometido que você poderá usar as moedas coletadas para criar um Reino do Cogumelo só seu. Legal, não?

O modo normal (à esquerda) e o Toad Rally (à direita)

Tem como base New Super Mario Bros.
Só pelo visual, deve parecer óbvio que a grande inspiração técnica do jogo vem da série New Super Mario Bros. Porém, não se trata apenas de gráficos. Ao menos no trailer de Super Mario Run, a trilha sonora parece quase inteiramente tirada dos jogos New, assim como as telas de fundo dos níveis. No quesito jogabilidade, estão inclusos elementos como o Wall Jump (usar a parede para pular) e o giro no ar que ajuda Mario a se manter mais tempo fora do chão. Tudo vindo diretamente de New Super Mario Bros. Será que também veremos power-ups como a P-Accorn ou o Propeller Mushroom?

Uma pessoa mais desavisada poderia achar que essas são imagens de algum New Super Mario Bros.

É Mario quem anda sozinho, e não a tela
Mario vai sempre só para frente? Tudo o que está passando no nível ficou para trás? Como prometido, Mario se movimenta para frente sozinho, sendo que você precisa apenas coordenar seus pulos e afins. Porém, a tela só se movimenta porque Mario está andando, ou seja, não está acontecendo um rolamento automático que obriga o encanador a correr.

E o que isso muda? Bem, isso significa que, em certos momentos, Mario pode parar ou ir para trás. Como exemplo, vemos situações em que ele usa o Wall Jump, de modo que ele pula para a parede oposta e pega moedas das quais ele já teria passado reto. E no momento em que vemos Bowser na demonstração, existe um bloco no chão que parece parar Mario, até que o jogador aperte para ele continuar. Em resumo: não é sempre que Mario vai apenas correr.

Há blocos no chão que podem fazer com que Mario seja jogado em sua direção oposta

A equipe por trás do jogo
Desde o anúncio de Super Mario Run, Shigeru Miyamoto, criador do bigodudo, tem dado mais informações quanto ao novo game. Falando ao site da TIME, o desenvolvedor foi perguntado sobre a equipe responsável pelo aplicativo. E de acordo com Miyamoto, temos figuras de muita experiência trabalhando no app.

O time que está desenvolvendo Super Mario Run é majoritariamente composto pela equipe original de desenvolvimento de Super Mario. Então, Takashi Tezuka é o desenvolvedor e eu sou o produtor. Nós unimos os desenvolvedores da Nintendo que melhor conhecem os jogos side-scrolling de Mario, para que possamos trabalhar com eles e fazer o melhor jogo side-scrolling de Mario para aparelhos mobile.
Tezuka e Miyamoto formam uma das duplas mais antigas e amadas da Nintendo

Questões de hardware
Em entrevista ao The Telegraph, Shigeru Miyamoto demonstrou sua preocupação em ter um aparelho que rode Super Mario Run de forma satisfatória. Quando ele e a Nintendo viram o novíssimo iPhone 7, eles já não tinham mais dúvidas.

Particularmente com jogos de ação como este, é necessário um alto nível de resposta (do sistema). O hardware tem que oferecer uma experiência estável, e até recentemente nós sentimos que não estávamos conseguindo isso. Mas desde que vimos o iPhone 7, a resposta é boa o suficiente agora. 
Não se preocupe, isso não significa que o jogo só funciona no novo aparelho da Apple. É necessário no mínimo um sistema iOS 8.0, sendo que ele é compatível com os seguintes aparatos: iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPad Air, iPad mini 2, iPad Air 2, iPad mini 3, iPad mini 4, iPad Pro e iPod touch (6ª geração).

Miyamoto falou que o iPhone 7 tem o hardware ideal para rodar Super Mario Run

Miyamoto pensou no mais simples possível
Miyamoto sentou para conversar com o site The Verge, onde ele falou sobre a simplicidade do aplicativo. Ele e a equipe da Nintendo buscaram a fórmula mais simples possível, e o resultado foi Super Mario Run.

Ao longo dos anos em nossos próprios experimentos em nossas plataformas, pensamos em algumas ideias de como fazer Mario simples para as pessoas que não jogam Mario. Sentimos que uma das ideias em que estávamos trabalhando era muito simples para um console, e foi esta ideia que decidimos trazer para os smartphones. A ideia era: como fazemos o componente da jogabilidade mais simples? E então é aí em que estamos focando nossa energia – em dar às pessoas a habilidade de apenas focar nos pulos.
Você pode jogar Super Mario Run com apenas uma mão; basta clicar e Mario pulará

Busca pelo público casual e a inspiração de Miyamoto
Miyamoto deixou claro qual é o objetivo de Super Mario Run: atrair públicos mais jovens e casuais para as franquias da Nintendo. De acordo com o desenvolvedor, muitos pais cresceram com a experiência de consoles da Big N, o que, de acordo com Miyamoto na entrevista ao The Telegraph, ajudará na introdução de uma nova geração a grandes franquias como Mario.

Uma das inspirações de Miyamoto veio de sua esposa. Falando ao The Verge, o lendário produtor disse que observa nela, uma jogadora mais casual, uma facilidade com os aparelhos mobile.

Um exemplo perfeito é a minha esposa. Quando eu dou para ela videogames ou consoles, ela não joga muito. Mas eu a vejo no seu smartphone, e ela faz vários tipos de coisas somente no celular.

E então, empolgados com Super Mario Run? 

Leia Também

Nintendo - 29/05/2020

Subarashow #40: Animal Crossing: New Horizons

O pessoal do Estação 64 discutiu o fenômeno que Animal Crossing: New Horizons criou dentro de um novo cenário mundial, analisaram as mecânicas do jogo e comentaram suas experiências (frustradas) como arquitetos de uma...

Leia Mais...

Nintendo - 29/05/2020

Nintendo a 3 #211: Futuro de Xenoblade e jogos baseados no Brasil

O pessoal do Estação 64 discutiu sobre a entrevista de um dos diretores de Xenoblade Chronicles Definitive Edition, a respeito dos proximos jogos da Monolith, e sobre os jogos baseados em cenários brasileiros. Acesse...

Leia Mais...