Jogos que dariam certo para o DS
Por Osmar Lino

Quem aí já não se deparou com algum jogo antigo, seja através de ROM, Virtual Console, ou até mesmo remake, e tenha pensado: "nossa, que legal seria este jogo para o DS!" Isso, quando não acontece de fato, como ocorreu, por exemplo, com Chrono Trigger. Nesse caso, o pensamento que vem é: "puxa, caiu como uma luva para o DS!"
Muitos jogos antigos, novos e até da concorrência já tiveram remakes/versões adaptadas/seqüências para o nosso amado portátil de duas telas. Mas, alguns jogos ainda não viram a luz do dia surgir dentro das mesmas telas. Vou citar aqui alguns que acho que dariam muito certo:
- Pac-Man 2: The New Adventures
Este é um dos meus jogos favoritos do SNES. É uma aventura point-and-click, onde você utiliza um estilingue para atingir objetos, e o mascote da Namco reage de acordo com o momento, o objeto em si, e seu humor (isso mesmo, Pac-Man muda de humor durante o jogo, e isso afeta TODAS as reações dele). Até hoje não se sabe de ninguém que tenha completado 100% do jogo - e olha que ele só tem 4 fases!
No DS: Point-and-click? Mil vezes mais confortável (e mais rápido) tocar com a stylus que ficar mirando e atirando com o controle. Uma das coisas que prejudicou o sucesso do jogo quando foi lançado foi justamente a jogabilidade. Outras reclamações foram pela desobediência do Pac-Man às vezes, mas é só lhe dar comida que ele fica bonzinho ;D.

A série Ogre Battle é bem apreciada pelos fãs de RPG de estratégias. Muitos games seguem uma fórmula parecida, como a série Fire Emblem, Final Fantasy Tactics, etc. Mas muitas características exclusivas de Ogre Battle - exploração livre, liberação e captura de aldeias, perseguição de unidades, formação de batalha, e tudo isso alterando o andamento do jogo - são mais que suficientes para trazer a série de volta.
No DS: A exploração é livre, nunca te limitando a um número de casas, como as séries de táticas. As unidades são compostas por vários indivíduos, e você pode combinar suas habilidades e poderes. Seus personagens podem ser seguidores da lei, do caos ou serem neutros - e isto influencia na hora de capturar ou libertar as aldeias, afetando assim suas reputações. No DS, os menus seriam rapidamente acessados através da tela de toque, a movimentação também, ou seja, o mais lógico a ser feito. E também não faria mal um modo multiplayer.

Este dispensa apresentações. Um aplicativo do SNES, onde é possível desenhar, pintar, criar animações, compor músicas, gerar cenários e matar moscas. Dá pra ter uma idéia de como seria, em um modo especial de WarioWare! Touched. Temos Pictoimage para o DS, também. Mas Mario Paint tem muito mais opções, não se limitando apenas aos traços.
No DS: Desenhe direto na mão. Crie arte no seu DS. Componha músicas e coloque no YouTube junto com as do Mario Paint Composer. Envie por Wireless e Wi-Fi para seus amigos e o mundo.
Se for para DSi, melhor, porque assim também dá para utilizar fotos e vídeos. Se juntar isto com a fórmula de Pictoimage, teremos algo parecido com Gartic para o DS. Também seria bom se pudesse criar emblemas de Mario Kart, ou skins... ou talvez até designs de selos para pokébolas! Sonhar não custa, né? ^^;

Isso já é debatido há algum tempo. Muitos concordam, e muitos do mesmo tanto discordam. Smash Bros para DS, sim ou não? Eu sou um dos que vota a favor. Alguns dizem que os controles ficariam comprometidos, outros falam dos gráficos, e também da visibilidade. Claro, o DS é um portátil, e não possui a potência de seu irmão de mesa, Wii, mas algumas coisas poderiam ser aproveitadas.
No DS: O que temos mais próximo de Smash Bros no DS, é Jump Ultimate Stars. Creio que, no DS, as vantagens de Smash seriam as seguintes: em uma tela, você veria o todo, e na outra, apenas a sua proximidade. Nos consoles acontece muito de, quando os lutadores se afastam, a câmera ir para muito longe, e priorizar quem está mais perto do centro. Para quem fica nos cantos, fica difícil saber onde está. Quanto aos gráficos, talvez um Cel-Shading fosse melhor aplicado que a modelagem 3D. Os comandos, o DS tem botões suficientes para todos os recursos, e há a possibilidade de configurar à gosto. Talvez a velocidade não seja muito elevada, tanto pelos limites quanto para não prejudicar as ações e reações do jogador. Até nos consoles as arenas com muitas armadilhas são pouco usadas, então não há necessidade de muitas numa versão portátil. Ao escrever, imagino algo do tipo de Smash Bros 64 - se Super Mario 64 e Mario Kart deram certo no DS, porque não Smash Bros? Isso tudo sem mencionar o multiplayer, principal fator. =D

- Pikmin
Já ouvi rumores de um possível Pikmin para DS. No GC e no Wii, a série é apreciada pelo seu misto de estratégia, sobrevivência e simpatia. Você é o capitão-astronauta, os pikmin são seu exército, e os sapos querem comer vocês vivos. Para se defender, você conta com um apito, uma mira e criaturas coloridas com flores na cabeça.
No DS: A boa e velha tela de toque facilita o ataque dos pikmin. O microfone poderia ser usado como um apito de emergência, apara trazer os pikmin para perto, ou para dispensá-los. No segundo game para GC, Olimar usa poções de gás para petrificar os inimigos ou fortalecer seus pikmin. Se a idéia do apito deixa você tonto, então use para atordoar seus inimigos. E seria legal se o jogo seguisse um calendário real, aproveitando o relógio interno do DS.O único problema mesmo, seria jogar à noite. Assim como Boktai O.O

- Lemmings
Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis já lembra bastante Lemmings, mas as criaturas simpáticas e imbecis (no bom sentido) já estão na ativa há muito mais tempo. Cem roedores na tela, e tudo que eles fazem é andar e morrer. A menos, é claro, que você faça alguma coisa. Cave, escale, bloqueie, construa escada e exploda cabeças em mais de 120 fases.
No DS: O jogo tem um timer bem cruel, e você perdia vários segundos preciosos só escolhendo as opções. Outra coisa é que o jogo não tinha um modo "visão geral" - você tinha que ficar movendo a fase o tempo todo. Além de tocar as opções, poderia ter um modo zoom para tocar um lemming em particular, já que eles se misturam facilmente, e muitas vezes você dava as ordens para o indivíduo errado. Um multiplayer também seria legal, pois cada tribo de lemmings tem sua casa, e você ganharia pontos por tirar os lemmings das outras tribos da rota para suas casas, levando à sua, ou construindo armadilhas para eliminar os outros enquanto salva sua pele.

- Pokémon Snap
Esse casa direitinho com o lançamento do DSi, e com a disponibilidade do game para o Virtual Console. Não consigo imaginar se teria como fotografar pokémon no mundo real (como os fantasmas de Ghost Wire), mas se vier da Nintendo, não duvido de nada. Mesmo que não seja desta forma, uma nova versão de Snap seria bem-vinda, tanto porque já aumentou o número de pokémon desde o último lançamento, como pelos recursos de edição de imagens do DSi e do Wii. No game original, as boas fotos rendiam pontos. Uma nova versão poderia permitir o envio de fotos pelo mundo, e também criar uma competição de recordes, como em Mario & Sonic.
No DS: Desta vez, acho que a tela de toque só serviria mesmo para mover a câmera. O microfone poderia ser usado para chamar a atenção dos pokémon ou algo assim... o relógio interno também poderia cumprir algum papel - imagina você jogar no dia de seu aniversário, e se deparar com um grupo de Mr. Mimes usando Encore? Ou jogar no Natal, e ver uma migração de Delibirds? E, falando em Easter Eggs, que tal uma Buneary ou Azumarill segurando algum ovo ( Togepi, Riolu, Manaphy, alguém? XD )? E para viajar ainda mais na maionese, que tal uma foto SUA, andando sobre as costas do Rayquaza? ( a la Dragon Ball ) XD

- Chrono Cross
Já trouxeram o Trigger. Então, tragam o Cross! Eu sei que as equipes de produção não foram as mesmas, que o jogo é bastante pesado (memória), e que nem todos os fãs de Chrono Trigger gostaram da conexão entre os dois games. Mas, como seqüência ou jogo independente, Chrono Cross merece um lugar de destaque. E depois de ver os remakes de Final Fantasies e do próprio Chrono Trigger, creio ser cada vez mais possível a chegada de Chrono Cross para o DS.
No DS: Quem já jogou os dois games deve ter notado, que na versão para DS de Chrono Trigger, a maioria dos itens e diálogos foi alterado para se referenciar à Cross; as magias se tornaram elementos, e as cenas de anime originadas na versão de PSOne foram transportadas. Isso tudo, somado à presença do chefe secreto, Dream Devourer, e às versões malignas dos personagens principais. Se transportá-lo nos mínimos detalhes for algo impossível, poderia existir uma versão com gráficos de Chrono Trigger, ou uma versão Chibi. Em termos de jogabilidade, seria muito semelhante ao CT do DS, já que ele mesmo sofreu influências de sua "seqüência-pré". E já que o sistema de luta dele é mais "justo" que o de CT, daria para fazer um multiplayer cooperativo ou competitivo.

- Street Fighter
Se já temos UMK3, agora só falta Street Fighter. Existe a versão para GBA, mas ela não aproveita os botões a mais que o DS tem. Do mesmo jeito que a Acclaim fez com Mortal, a Capcom pode fazer com Street.
No DS: Confesso que nunca joguei as versões para GBA, mas soube que precisava de duas fitas, além do GBA ter bem menos botões que um SNES ou PS, o que já limita um pouco a ação. Além disso, a tela extra pode fazer como em UMK3, e servir de tutorial particular, embora na série SF os comandos não variem muito.

- F-Zero
Talvez muitos temam que, se F-Zero sair para o DS, pode acabar com a supremacia de Mario Kart, ou o contrário, não ser tão bom quanto. Quem já jogou Speed Racer deve ter sentido um gostinho de F-Zero naquele game. Se fosse oficial, seria ainda melhor. No N64, tanto Mario Kart 64 quanto F-Zero X tiveram seus méritos. Então, nada melhor que dividir o pódio mais uma vez! Enquanto em Mario Kart você disputa um rally sobre o asfalto, a areia, e a grama, munido das armas mais loucas do universo Mario, em F-Zero você percorre pistas futuristas em cenários antigravitacionais, a milhas por hora, podendo atropelar seus concorrentes. "Show me your moves!"

No DS: Seria algo bem próximo de F-Zero X. Já que o DS tem duas telas, sobra espaço para os mapas, quilometragem, retrovisor, etc. Do mesmo jeito que é usado em MKDS. Em X, era possível pilotar em 1ª pessoa, então uma das telas também poderia servir de "visão do piloto". Agora, se realmente ele for lançado, temos que rezar para que não tenha uma dificuldade exagerada como F-Zero GX do GC. =S

E, para fechar com chave de ouro esta "Lista dos Sonhos"...
- NEW Super Mario World
Temos NEW Super Mario Bros. para DS, e logo NSMBWii. Neste último, teremos a presença do amigo Yoshi, além de um modo cooperativo e competitivo entre 4 pessoas. Excelente! Mas espere... tá certo, Super Mario Bros. é um jogo que entrou para a História, por redefinir o modo de se produzir e jogar video-games. Mas, me respondam - quando se fala em Mario, qual o primeiro jogo que vêm à cabeça?

Temos um remake para GBA, muito bem adaptado, na forma de Super Mario Advance 2. Verdade. Mas quando falo de sair um SMW para DS, o nome NEW tem que valer alguma coisa.
No DS: No NSMB original, os gráficos são semelhantes aos games 3D do Mario. Pois bem, a Terra dos Dinossauros em vista 3D seria algo maravilhoso - também me faz imaginar um NEW Super Mario Land - e aproveitando as adaptações de alguns games como a série Paper Mario e Mario & Luigi, até o fundo do cenário poderia esconder alguma coisa. Diferente de NSMB, que, sim, continha saídas secretas, mas era meio linear (como SMB3), poderíamos voltar a gastar semanas procurando as benditas chaves e saídas secretas como antigamente. Revisitar a Star Road (bem que a gravidade lá podia ser menor ), se afogar em chocolate quente, cortar os céus com a capa (depois de Smash, poderia até ter uns movimentos novos), e quem sabe, achar a tal fase 97 de que tanto falam, mas nunca provaram que existe. Outra coisa boa (a meu ver) é que eu soube recentemente que Miyamoto não colocou no jogo TUDO que ele tinha planejado - e não foi por falta de espaço, memória, etc. foi falta de tempo mesmo, porque a Nintendo estava competindo contra o Sonic the Hedgehog do Genesis na época - portanto, ele, como sempre, pode aplicar novas idéias, exatamente como fez em Zelda Twilight Princess, em relação à Ocarina of Time. O que ele não pôde fazer em Ocarina, colocou em TP.
E, sendo o clássico que é, estragaria colocar muitos detalhes adicionais no jogo, mas mesmo assim não haveria motivo para pânico, os jogos do Mario sempre cumpriram seu papel. E se o pai de todos de 1985 foi remasterizado e fez sucesso (a ponto de receber uma seqüência), que dirá o jogo favorito do encanador de oito entre dez fãs, e de uns 70% do jogadores casuais e hardcore do mundo inteiro. O único risco aí, seria do jogo sair tão bom, que as pessoas se esquecessem por completo da obra original. E nasceria um novo clássico. ;D
