Nintendo - 18/06/2009

Nintendo Wii pode auxiliar no tratamento ao mal de Parkinson

Por Shinka


Já são inúmeros os alegados benefícios relacionados ao uso do console Nintendo Wii, tanto em relação ao divertimento quanto à melhoria da saúde. Um estudo recente, noticiado pelo site ScienceDaily, revela que o Wii também pode ajudar no tratamento de uma doença que preocupa a todos, o mal de Parkinson.

Não é necessário possuir nenhum dos títulos mais novos e mais complexos para que se vejam resultados. Após quatro semanas de estudos os pesquisadores do Medical College of Georgia (MCG) descobriram que partidas de tênis, boliche e boxe do título Wii Sports melhoravam a rigidez, movimento e habilidades motoras, além de aumentar os níveis de energia e diminuir a ocorrência de depressão em 20 pacientes acometidos do mal de Parkinson, explicou o professor Ben Hertz, diretor de terapia Ocupacional da School of Allied Health Sciences Department em nota publicada no site Examiner.

Apresentada na quinta conferência anual Games for Health, a terapia já ganha notoriedade e tem até um nome, Wii-hab. Ela funciona porque, na mistura de vídeo game e exercícios, aumente os níveis de dopamina, neurotransmissor que estimula a atividade do sistema nervoso central e é escasso em pacientes com o mal de Parkinson.

"Aproximadamente no meio do estudo, vimos que realmente tínhamos um número razoável de pessoas que poderiam derrotar seu adversário na primeira rodada, e isso nos espantou", declarou Hertz.

A Nintendo está ciente dos fins benéficos de seus produtos, e aproveita para aumentar seu faturamento com o Wii Fit e o controle balance board, e também o novo pedômetro incluído no modelo Pokémon de seu portátil DS, entre outros. O próximo passo de Hertz e dos outros pesquisadores é testar os benefícios do Wii Fit contra o mal de Parkinson, e para isso esperam receber um investimento de US$45 mil da Fundação Nacional de Parkinson.

"Sistemas de jogos são o futuro da reabilitação", disse Hertz. "Aproximadamente 60% dos participantes dos estudos decidiram comprar um Wii para si. Isso diz muito a respeito da forma como eles se sentiram com o console", completa.


Cada vez mais estão achando benefícios para os games!
É bom que as pessoas vejam mais que os games não tem apenas um potencial viciante, mas também exercitam vários conceitos e habilidades como reflexos, raciocínio, trabalho em equipe e estratégia.

Leia Também

Nintendo - 24/01/2015

Sakurai não encontra mais Amiibos nas lojas

Não tá fácil pra ninguém. Nem mesmo pro Masahiro Sakurai. O game designer de Super Smash Bros. - e de outros títulos da subsidiária da Nintendo HAL Laboratory - não consegue mais encontrar os amiibos em loja. Segundo...

Leia Mais...

Nintendo - 29/03/2013

N++ é anunciado

A série N ainda não terminou. De acordo com a desenvolvedora Metanet Software anunciou que há mais um jogo para a conclusão da série. Plataformas ou quaisquer outras informações ainda não foram reveladas. "Nós estamo...

Leia Mais...