Nintendo - 11/06/2009

O mito de cada geração

Por Shinka

Em todas as gerações de dos video games algum mito foi criado e enraiza-se de tal forma que não sai da cabeça dos jogadores e de algumas publishers também.

Abaixo está uma lista com o mito de cada geração e o porque fica longe da realidade.

Primeira Geração (Era Pong)
"O início dos computadores pessoais e dos videogames foram totalmente independentes."
A história da computação camuflou a dos videogames.
Steve Wozniak admitiu que o Apple II foi desenvolvido principalmente como uma máquina para jogar.
E quantos jovens foram inspirados por “Space War” e outros jogos para começarem a programar em sua juventude?

Segunda Geração (Era Atari)
"Videogames são uma mania fadada a desaparecer. O futuro da jogatina estará sempre no PC. Em breve, o PC tomará conta de toda e qualquer função digital da casa. "
O NES da terceira geração quebraria esse mito completamente. Usando um processador dos anos 70, o NES mostrou que não apenas o mercado de consoles sobreviveria, mas também destruiu o sonho de que os PCs seriam o centro de tudo que fosse digital.
Comentário do Shinka: Tem gente que acha que isso ainda irá acontecer, mas os Videogames estão cada vez mais oferecendo preços, tecnologias, certezas e comodidades que os PCs não possuem.

Terceira Geração (Era 8-bit)
"A Nintendo perseguiu e manteve as third parties sob uma cortina de ferro de licenciamentos draconianos, baixa oferta de produtos proposital, e censura desembalada de torturados e brilhantes artistas e suas obras-primas. "
Naquela época todos os analistas e jornalistas mantinham previsão de maldição e quebra para a Nintendo até 1992. Uma simples troca de sprite por símbolos religiosos ou qualquer coisa que pudesse ser interpretada como racista era regulamentada, sob um ambiente politicamente hostil. Não existia sistema de classificação naquela época.
Nota do Shinka: Estavam falando do Selo Nintendo de Qualidade.

Quarta Geração (Era 16-bit)
"A “Guerra de Consoles” entre Sega e Nintendo foi a melhor coisa desde o pão de forma. Tal competição criou os melhores jogos! Oh, por que não podemos ter mais guerras de consoles! Elas são tão boas para os jogadores e para os negócios!"
A “Guerra de Consoles” foi a pior coisa que já aconteceu para a indústria e para os jogadores.
Ao invés de focar-se em expandir o mercado, como a Nintendo estava determinada na geração 8-bit, a companhia começou a perder seu caminho dentro do Oceano Vermelho.
A competição resultou em campanhas de anúncios crassos e jogos que imitavam-se uns aos outros.
A mentalidade da “Guerra de Consoles” iria, com o tempo, destruir a Sega e aleijar a Nintendo, dando espaço para a novata Sony tomar o mercado.
Comentário do Shinka: Difícil de engolir, mas há umas boas verdades aí no meio, principalmente quando disse que debilitou Nintendo e Sega e que vários títulos se imitavam...
Parece algo que está ocorrendo, não?

Quinta Geração (Era 3d)
"Nintendo perdeu para a Sony porque o N64 usava cartuchos e não CDs. "
O Saturn também utilizava CDs, então porque a Sega não prosperou?
Foi porque as third parties procuravam escapar do pesado licenciamento da Nintendo e pensaram que a Sega seria a salvação com seu Genesis. Mas a Sega queria SER a Nintendo e tinha licenciamento similar.
A Sony cuidadosamente assistiu as companhias third party irem e voltarem e a Sega e a Nintendo se atacarem.
O DS sobrepujou o PSP em vendas e em suporte das third parties, mesmo usando cartuchos e com o PSP usando discos. O ponto é que o problema é mais profundo do que a natureza superficial do formato.

Sexta Geração (Era Cinemática)
"PS2 vendeu muito porque também era um DVD player!"
Primeiros adotantes e alguns jogadores pobres podem ter comprado o PS2 também por sua capacidade de tocar DVD, mas o PS2 foi um sucesso por causa de sua gameteca. E também por ter um preço para mercado de massas.
Ironicamente, Sony, Microsoft, e Nintendo compraram a idéia de que o PS2 se deu bem porque era um DVD player.
A Sony tanto acreditou neste mito que fez o PSP tocar UMDs (que morreram) e o PS3 tocar discos Blu-Ray (que não estão indo a lugar algum).

Sétima Geração (Era da Ruptura)
"A ascensão da Nintendo para o paraíso é por causa dos jogadores casuais, ao invés de focar-se nos hardcores"
Esse mito apareceu com a Nintendo dizendo que eles não estão ‘competindo’ com o Xbox 360 e Playstation 3 nesta geração mas que estão focados em ‘expandir o mercado’.
Todo mundo interpretou que isso significa que a Nintendo iria passar a ignorar os hardcores e a focar-se nos ‘jogadores casuais’ (sob a impressão de que o mercado de videogames não liga para casuais, sendo centrado nos hardcores).
Este mito vem de pessoas encantadas com a metáfora do “A Estratégia do Oceano Azul” de evitar se afogar no sangue do oceano vermelho indo para o oceano azul onde não existe competição.
Como Iwata tem dito repetitivamente, a Nintendo está competindo contra o desinteresse.
Quem tem desinteresse?
Desinteresse pode ser achado naqueles que nunca jogaram um videogame, ex-jogadores, e até jogadores hardcores. Iwata depois diz que os jogadores hardcores são a principal prioridade porque se eles se tornam desinteressados, seus melhores clientes se vão.
Comentário do Shinka: Reflita um pouco... A idéia do "combate ao desinteresse" faz bastante sentido. Quando não há nada novo os games deixam de chamar atenção. Cada título da Nintendo trás algo que torna a proposta dele totalmente diferente dos jogos anteriores, não se traduzindo apenas em "física mais realista", "mais opções" ou "ação mais intensa".

Adaptado da tradução de Pitomba do artigo de Sean Malstrom
Quer comentar? O tópico no Fórum Uol está pegando fogo!

Leia Também

Nintendo - 04/06/2016

Imagens colocam sprites de jogos da Nintendo em ambientes reais

Por mais irreal que um sprite 2D de um personagem pareça, você já se perguntou como ele ficaria em um ambiente real? Para responder esta pergunta, diversos artistas produziram imagens que mostram personagens de video-...

Leia Mais...

Nintendo - 04/06/2016

Artista monta quadros 3D de jogos clássicos da Nintendo

Já penso ter em sua parede uma seleção de quadros de jogos como Chrono Trigger, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid? Graças a loja "Decor8bit", isto é possível. Com quadros de séries clássicas do ...

Leia Mais...