Nintendo - 21/06/2009

Olha o Passarinho!


Uma das novidades do DSi são suas câmeras. Através delas, o mundo real pode interagir com o mundo virtual, de uma maneira bem interessante. Seja através de games como WarioWare ou Ghost Wire, dá para perceber a diferença que umas lentes a mais podem fazer.
A Nintendo já vem estudando a importância das câmeras há algum tempo, sendo que até em alguns jogos, elas serviam como itens.
Nos jogos, com certeza as mais memoráveis são Pokémon Snap (N64) e Fatal Frame (multisistemas). Nos dois o objetivo principal é fotografar, seja pokémon, ou almas penadas. Claro que, em Pokémon Snap, você só buscava por boas poses (numa espécie de safari), e em Fatal Frame, sua câmera "capturava" as assombrações.
Em The World Ens With You (DS), a câmera do celular de Neku podia tirar fotos de eventos ocorridos no passado! Imaginem o quão útil isso seria para investigar crimes...
Além disso, Joshua também utilizava uma câmera (na verdade, só o flash) para cegar e imobilizar seus inimigos. SMILE!
Nos games da série Ace Attorney (DS), embora nunca tiremos fotos diretamente, elas são cruciais para descobrir a verdade por trás dos crimes.
Até a série Zelda tem seus "momentos-flash": Em Majora's Mask(N64)e Wind Waker (GC), Link utiliza um pictógrafo para capturar algumas imagens,geralmente em preto-e-branco (exceto se tiver um vaga-lume dentro do aparelho). Fora isto, em Zelda DX (GBC), um rato fotógrafo registra vários momentos da aventura de Link na ilha de Koholint, e quase todos são momentos pra lá de cômicos.






E por falar em momentos cômicos, até nossos amigos Mario e Luigi gostam de tirar fotos de vez em quando. Em Mario e Luigi SupesStar Saga (GBA), os irmãos precisam de fotos para seus passaportes, para terem direito de viajar para o Reino BeanBean. Alguns tripulantes do Koopa Kruiser preparam as fotos para eles, com um aviso: "NADA DE APERTAR ESSE DIRECIONAL PARA FAZER POSES! FIQUE PARADO!"

Isso, sem contar que, quando os irmãos se separam, cada um deles carrega uma foto do outro, para que o jogador veja o estado de cada um.
Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES), durante um breve momento em Marrymore, Mario pode tirar uma foto de casamento, junto com um casal e alguns convidados.
Nosso amigo bigodudo também tem a chance de ser fotografado na série Smash Bros (GC e Wii), no modo Camera Mode. Enquanto 3 jogadores fazem o que querem, o quarto jogador manipula a câmera e registra os momentos. Na internet é bem fácil encontrar "momentos engraçados de Smash Bros".
Ok, já vimos que nos jogos as câmeras têm uma presença enorme, mas e fora deles? Agora, com a chegada do DSi, ela vai ter sua importância dentro e fora do jogo, de modo simultâneo. Mas não é a primeira vez que isso acontece- o bom e velho Game Boy também tinha sua câmera, a Game Boy Camera, que possuía algumas funções bem semelhantes às do DSi, como mesclar imagens reais com as de jogos.
Bom, não há maneira melhor de imortalizar um momento do que com uma foto. Então, recorde todos os bons e maus momentos de alguns games enquanto lê este post! E como diria o fotógrafo gênio de Earthbound (SNES)...
"Say, FUZZY PICKLES!"