Nintendo - 24/06/2009

Paradigmas dos Games

Por Shinka

Em resposta ao tópico que comparava Nes com Snes, eu tive a seguinte mensagem, do Filipe:

"Aaah cara.. é claro os jogos do Snes é quase uma copia exata dos de Nes o q muda é o grafico =)

tbm não tinha como inovar muito né. =P "


Obrigado pelo comentário Filipe!

Antes de falar qualquer coisa, quero avisar que das grandes empresas de games, com certeza a Nintendo é a empresa que eu mais admiro e a minha real entrada no mundo dos games foi pelo Super Nintendo.
Só que eu estou sempre querendo aprimorar meu olhar crítico, mesmo em relação as coisas que eu gosto.

Sempre há como inovar. Só pode ser um pouco difícil.
Por exemplo não conheço nenhum jogo com a jogabilidade do Sonic na geração do Nintendinho ou antes...

Filipe, com sua frase você me fez refletir sobre algumas grandes viradas nos paradigmas dos games que abriram muitas possibilidades:



O primeiro foram, até a era Atari, onde os gráficos eram muito simples e os cenários basicamente não mudavam, quando mudavam era deslocamento total da tela(passar de uma tela para outra).



Depois veio o Nes que trouxe a primeira grande revolução, com um controle diferente, jogos com gráficos razoáveis e rolagem da tela.



A próxima revolução foi a utilização de gráficos 3D, o que aumentou muito a liberdade dos personagens.



A Revolução atual é a utilização de novas formas de interface, descomplicando a jogabilidade e multiplicando as possibilidades de experiências diferentes com os jogos.

Dentro de um mesmo paradigma os gêneros provavelmente são criados na primeira geração mas o auge é na última geração.

Qual geração é melhor para jogar? A última, a não ser que comecem a inventar muita moda e deturpem o feeling inicial dos jogos.
Qual geração é melhor para viver? A primeira. A Descoberta, a expectativa, a surpresa são coisas muito boas de se aproveitar!

Estamos vivendo a primeira de um novo paradigma.
Aproveite-na ao máximo!

Leia Também

Nintendo - 04/06/2016

Imagens colocam sprites de jogos da Nintendo em ambientes reais

Por mais irreal que um sprite 2D de um personagem pareça, você já se perguntou como ele ficaria em um ambiente real? Para responder esta pergunta, diversos artistas produziram imagens que mostram personagens de video-...

Leia Mais...

Nintendo - 04/06/2016

Artista monta quadros 3D de jogos clássicos da Nintendo

Já penso ter em sua parede uma seleção de quadros de jogos como Chrono Trigger, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid? Graças a loja "Decor8bit", isto é possível. Com quadros de séries clássicas do ...

Leia Mais...