Futuro dos 'shooters' está nos RPGs, diz Bleszinski
Por Mario Toledo

Em uma entrevista à publicação Develop, Cliff Bleszinski, diretor de design na Epic Games e criador de séries como "Gears of War", afirmou que os elementos de RPG serão a chave do futuro dos jogos de tiro, comumente chamados de "shooters".
"Eu tive uma conversa com Harvey Smith – um dos designers-líder em 'Deus Ex' – e disse a ele que o futuro dos 'shooters' está nos RPGs. Ele concordou totalmente", disse.
Os comentários de Bleszinski sucedem seus elogios tecidos ao trabalho de Ken Levine em "BioShock", um jogo de tiro em primeira pessoa que é considerado às vezes um RPG disfarçado. "Houve uma época em que a indústria esfriou", acrescentou Bleszinski, "e então veio BioShock".
Apesar de sua clara opinião, Bleszinski não quis comentar de cara se isso vai se aplicar a "Gears of War" no curto prazo. Quando perguntado se era importante que a série "Gears" permanecesse inovadora no futuro, ele respondeu: "Depende de para onde as coisas vão. Digo, alguém poderia pensar assim pelos comentários que eu fiz mais cedo sobre o futuro dos 'shooters' ser os RPGs e ver para onde estamos levando as coisas".
Por outro lado, games como "Mass Effect" avançam pela direção oposta: trata-se de RPGs cujos combates lembram um jogo de tiro.
Fonte: Uol jogos.