Gamescom é evento alemão que substitui GC
Por Mario Toledo

Começa a partir desta quarta-feira (19) o Gamescom, feira de videogames que acontece em Colônia, Alemanha. O evento, que dá continuidade ao GDC europeu, segue até domingo, sendo que o primeiro dia é apenas para a imprensa e realização de negócios.
Esse é a primeira edição do Gamescom, que substitui a Games Convention (GC), realizada tradicionalmente em Leipzig. Embora o GC seja um evento de grande porte (teve mais de 200 mil visitantes em 2008), as produtoras reclamavam da limitações logísticas de Leipzig, como os meios de transporte e vagas em hotéis.
Para David Reeves, então presidente da Sony Computer Entertainment para a Europa, disse em setembro do ano passado que se o evento fosse realizado em Colônia, poderia ter até 400 mil visitantes.
O centro de exposições tem espaço de 120 mil metros quadrados, que serão ocupados por 420 exibidores de 30 nacionalidades. O evento conta com as principais empresas da indústria de games, como Activision Blizzard, Capcom, Crytek, Eidos, Electronic Arts, Konami, MTV Games, Namco Bandai, Nvidia, Square Enix e Ubisoft.
Também estão presentes as três grandes fabricantes de hardware: Microsoft, Nintendo e Sony. Aliás, a companhia do PlayStation 3 e do PSP fará uma conferência de três horas nesta terça (18), a partir das 13h30 no horário de Brasília. Já a Microsoft faz sua apresentação na quarta (19), às 5h da manhã no horário de Brasília. O evento será conduzido por Peter Molyneux, idealizador de "Fable" e diretor criativo da Microsoft Game Studios para a Europa.
Fonte: Uol jogos.