Piiikaaaa!!!
Por Osmar Lino

O mês de setembro está próximo, e com ele, também uma nova aventura de nosso roedor elétrico. Desde 1995 os pokémon estão à solta, e Pikachu já os representa desde muito antes da febre atingir o Brasil e o mundo. Logo poderemos ver suas novas peripécias em HeartGold e SoulSilver.
Pikachu é o pokémon mascote da franquia, o personagem principal do anime e possuído por muitos treinadores nos mangás. É evolução do Pichu (por felicidade e lealdade ao treinador) e pré-evolução do Raichu (utilizando a pedra do trovão). Desde os primeiros games Pokémon, Pikachu sempre ocupou uma posição de destaque em relação a quase tudo. Tanto, que quando se liga Pokémon Stadium 1, 2 ou 3 no N64, a voz dele é a primeira a ser ouvida.

Pikachu é um pokémon bastante peculiar, e é também o que mais muda a cada geração de novos games. No início, em RGB, tinha capacidades bem limitadas. Mas, com sua fama no anime e o lançamento da versão Yellow, ganhou novos movimentos, e a habilidade de aprender dois golpes incomuns para seu tipo: Surf e Fly. Outra coisa que o destacava era a capacidade de andar fora da Pokébola, de ter humor alternado e de poder falar como no anime. Até hoje, o Pikachu da Yellow é o único pokémon com tais capacidades. Em HGSS os pokémon poderão andar soltos, mas até então (e antes da criação da Amity Square de DPPt), era exclusividade dele. De resto, ele ainda continua sendo o único.

Na geração GSC (que terá seu merecido retorno, como já foi mencionado), Pikachu ganhou um item que dobrava a potência de seus ataques: a Light Ball. Graças a ela, o ratinho podia enfrentar pokémon evoluídos e lendários com mais facilidade, porém isso também o fazia muito poderoso para enfrentar os de estágio igual ou inferior ao dele, colocando-o bem no meio da tier. Em GSC também marcou a estréia de Pichu e os ovos pokémon, e todos os filhotes podiam aprender ataques de cruzamento. Fora isso, ele não mudou muito.
Na geração Advance, RSE, Pikachu e todos os outros pokémon receberam um bônus e uma penalidade: A incapacidade de serem tops (ter todos os atributos no máximo), mas a possibilidade de ter um atributo extrapolando o limite (graças às natures), além das abilities. Para Pikachu, o prejuízo foi que sua resistência caiu demasiadamente, o que o tornou vulnerável a quase todos os ataques, mas em compensação, sua ofensiva especial havia aumentado mais um pouco, com potencial para 436 de Special Attack! E, com a chegada da versão Emerald, ele recebeu seu ataque supremo, Volt Tackle!
Esse golpe foi o último a ser aprendido por um pokémon da 3ª geração, considerando que Frenzy Plant, Hydro Cannon, Blast Burn eram propriedade dos iniciais de FR/LG, e Doom Desire e Psycho Boost já tinham sido apresentados por Jirachi e Deoxys, Volt Tackle foi um ataque "sem dono" até o lançamento da Emerald.

Na 4ª e atual geração, DPPt, Pikachu ganhou vários bônus. O maior de todos é que seu item, Light Ball, agora dobra tanto seu Special Attack quanto seu Attack! E, considerando que Pikachu possui um moveset físico bem amplo, e que ele sofria muito nas mãos de esponjas como Snorlax e Blissey, essa adição é mais que bem-vinda: com uma somatória assim, ele é equiparável até com Lucario, já que ambos possuem a mesma Speed, e ofensivas altas. No caso, Lucario tem mais HP e defesas que nosso amigo roedor, mas Pikachu pode superá-lo em 100 pontos em cada parte atacante. Com uma boa nature, tipo Adamant, IV 31 e a Light Ball, Pikachu pode ter mais Attack até que um Slaking, chegando a 459. Infelizmente (ou não), ambos ainda perdem para Marowak e seus 569 graças ao Thick Club. Outro bônus, é que nesta geração, Pikachu pode usar Volt Tackle e Surf simultaneamente, o que não era possível em RSE. Outras boas adições (não tanto para ele, mas para seus familiares), são Nasty Plot, Grass Knot e Charge Beam. Com Grass Knot, Pikachu é capaz de derrubar um Groudon e um Kyogre com um único golpe! Além de ser uma ótima solução contra Rhyperiors, Swamperts e outras ameaças. Em Platinum, a família de hamsters pode aprender Fake Out e Signal Beam, tornando as coisas difíceis para pokémon que carregam Focus Sash, agüentariam um, mas não dois ataques, e especialmente contra os tipos grama e noturnos (Shiftry e Cacturne costumavam se dar muito bem).
Para conseguir o Volt Tackle, cruze uma Pikachu ou Raichu com Light Ball com um Ditto ou um Smeargle, ou qualquer outro macho compatível, e o Pichu nascerá com Volt Tackle e os Egg Moves do pai. Para obter Surf, termine a Pokémon Battle Revolution, e você receberá um Pikachu com os dois ataques, e que também vem com a Light Ball. Mas você pode obter uma usando Thief ou Covet nos Pikachus do Trophy Garden. 5% de chance.
A 4ª geração também é generosa com os outros estágios de Pikachu: Pichu agora também é afetado pela Light Ball, e Raichu pode se aproveitar dos aumentos de Special Attack, com Nasty Plot e Charge Beam. Geralmente, os pokémon evoluídos são os únicos considerados úteis para os competidores, mas a família de Pikachu inteira é utilizável, se levar em conta os bônus (e também um pouco de sorte).
Em outros games, Pikachu também se destaca bastante: Em Pokémon Dash, ele é o principal e você pode cutucá-lo e brincar com ele usando a stylus. Em Pokémon Snap, para N64, depois da foto do Mew, as do Pikachu são as mais valiosas, além dele ter o maior número de poses (Surfista, No tronco, Sobre a bola, Veloz, Balão e Voador, sendo que este último vale 8000 pontos se for num perfect, e é Pikachu pegando carona no Articuno).
Na série Stadium ele tem seus minigames, Thundering Dynamo e Pichu's Power Plant. Na série Mystery Dungeon, ele é o único pokémon evoluído entre os iniciais. Em Hey You, Pikachu! você podia conversar e dar ordens para o ratinho através do microfone do N64. E na série Smash Bros, Pikachu sempre foi um dos lutadores favoritos, com velocidade e ataques fortes, boa recuperação, mas defesas baixas. No 64, ele era o melhor da tier.
Apesar de muitos fãs dos games não curtirem o anime, algumas coisas foram adaptadas de lá: Pikachu foi escolhido como o inicial, devido à uma pesquisa feita entre as crianças e jogadores japoneses, e também porque os produtores não queriam ser injustos, fazendo Ash escolher um dos 3 iniciais, visto que isso priorizaria um deles. Na pesquisa, Pikachu venceu, mas por pouco não foi superado por Eevee e Clefairy. A história hoje seria muito diferente se um deles tivesse ganhado, acreditem! Com a fama dele no anime, ele ganhou os bônus nos games, para poder tanto competir contra os grandões, quanto para explicar seus famosos "haxes" no desenho. Isso explica porque ele não quer evoluir, e porque a Equipe Rocket quer tanto ficar com ele. E, recentemente, Pikachu aprendeu Volt Tackle, e está desenvolvendo uma certa fama em Sinnoh por conta disso: já foi considerado um pokémon lendário, e também um raro e especial, já que poucos sabem usar esse golpe. Além dele, o único até hoje, visto no anime usando o ataque foi um Raichu que Pikachu enfrentou duas vezes, sendo derrotado na primeira e vencendo na segunda (como aconteceu no Gym de Surge na 1ª temporada).
Desde o início da série, há cerca de 11 anos, Pikachu anda fora da Pokébola, já foi desobediente (às vezes ainda é), já salvou Ash de muitas frias, já bancou a babá (Togepi), já uniu forças com o Meowth da Equipe Rocket (tanto por como contra sua vontade), já foi subestimado, já foi cultuado, também já quiseram levá-lo (além da ER, Dawn tentou capturá-lo, e algumas crianças também), já venceu pokémon lendários, já causou ataques epilépticos nas pessoas... e nos curtas antes dos filmes, o nome dele aparece em todos os títulos.
Até agora nenhuma notícia sobre uma 5ª geração de Pokémon, mas com a chegada de HGSS, isso pode esperar. Não se sabe que novos rumos Pikachu irá tomar, mas dá para se ter uma idéia, olhando sua trajetória até hoje, e também que dois destaques dos novos games são o par de Pichus raros...
Pelo jeito, o ratinho ainda vai longe. Mesmo que você não goste dele, ou não o use nos games, ele é um dos maiores responsáveis pelo sucesso dos portáteis no planeta, e, com toda essa influência, Pikachu conseguiu uma coisa que Mickey fez há algum tempo, e que o Cérebro vem tentando até hoje: conquistar o mundo.