Série MOTHER
Por Osmar Lino

Se você é um gamer que está procurando alguma coisa diferente, mas diferente MESMO, e, melhor ainda, se você curte RPGs, filosofia, situações cômicas e incomuns, temos o que procura: a série MOTHER.
Antes do lançamento de Super Smash Bros. para N64, quase ninguém conhecia sobre esta série, mesmo ela tendo iniciado há quase 20 anos. O personagem mais conhecido dela é Ness, um garotinho com poderes psíquicos e fã de baseball, com um visual que lembra muito os desenhos do Snoopy. São ao todo 3 games, as histórias entre um e outro não obedecem necessariamente uma cronologia, mas possuem relação (como em Zelda). E, diferentemente dos RPGs tradicionais, que mesclam temas medievais com futuristas, MOTHER é uma série de caráter mais contemporâneo, e, devido ao seu conteúdo, acredita-se que não tem como ficar ultrapassado. Shigesato Itoi, o criador, colocou na série vários elementos cotidianos, mesclados com temas psicológicos e polêmicos. Isso porque ele queria que os jogadores de alguma forma se identificassem com o game, e acredite, isso ocorre com BASTANTE freqüência. A história em si satiriza todos os clichês dos video games, e ao mesmo tempo consegue ser original, gerando um paradoxo eficiente. Tudo começa com uma invasão alienígena à Terra (aliás, o nome MOTHER se refere à Terra), que é interpretada inicialmente como algum tipo de magia negra ou assombração. Depois, ocorre a dominação, e a busca pela liberdade. Mas para conectar os pontos-chave, só mesmo conhecendo a história individual de cada jogo.
Agora, um resumo de cada game:




-MOTHER (Earthbound Zero) - 1989, Famicom
O princípio de tudo, este game teve sua tradução americana oficial, mas não foi lançado para o NES, pois iria concorrer com o lançamento do Super NES, e como o jogo vinha acompanhado de um grosso manual, a NOA achou que não seria uma manobra econômica. No game, você é Ninten, um pré-adolescente que vive em Podunk (apesar do game ser jponês, a série inteira é altamente americanizada), que, um dia, é atacado pelo abajur de seu quarto. Na mesma hora, suas irmãs mais novas são atacadas por suas bonecas. Ao destruir os poltergeists, Ninten ouve uma melodia, e ela fica gravada na sua mente. Pouco depois, sua mãe aparece, desejando que o marido estivesse em casa para protegê-los. Na mesma hora, o telefone toca, é o pai de Ninten, contando que algo muito estranho está ocorrendo, e que ele deve procurar o diário de seu tataravô para descobrir algumas coisas sobre Ninten que nem o próprio sabia. No diário ensina como utilizar poderes psíquicos. Armado com eles, Ninten parte numa jornada para investigar a causa destes fenômenos paranormais. No caminho, ele descobre que várias crianças estão sendo vitimadas por monstros que raptaram ou mataram seus pais, e estão completamente indefesas, e também que animais do zoológico estão sendo controlados por alguma força misteriosa, e que várias pessoas de bem estão se tornando corruptas e agressivas.
Como aliados, Ninten conhece Ana, uma garota capaz de usar poderes como ele, que vive com o pai, e cuja mãe desapareceu misteriosamente; Lloyd, um nerd que sofre abusos de seus colegas de escola, e que não possui muita força, mas muito cérebro; e Teddy, um líder de gangue que busca vingança pelo assassinato de seus pais.
O cômico do jogo, são os diálogos com os personagens, e também algumas de suas características, que normalmente não se encontram em nenhum game. Por exemplo, Ninten sofre de asma, Lloyd tem fobia social e Teddy se deixa levar pela raiva. Esses detalhes estão presentes em toda a série, porque Itoi não acha certo os personagens de games serem perfeitos, pois no mundo real as pessoas não o são. Além disso, o sistema de batalha é através de menus, e você só vê o inimigo na tela. Como armas, você utiliza alguns brinquedos, como yo-yos, tacos, e até frigideiras!
No decorrer do jogo, descobre-se qual a verdadeira missão: todos os eventos do game são causados pela influência de uma criatura chamada Giegue (ou Giygas), um ser que se alimenta de maldade,e que, digamos, não tem controle sobre suas próprias atitudes. Para vencê-lo, é preciso reunir as 8 Melodias, e com elas, tentar abrir uma fenda em seu coração de pedra.
- MOTHER 2 (Earthbound) - 1995, Super Nes
O mais conhecido da série, Earthbound conseguiu ser lançado em terras ocidentais, mas teve o brilho ofuscado por títulos como Chrono Trigger e Yoshi's Island. Só a caixa do jogo já chamava muita atenção- metade do tamanho da de um Super Nes, com um imponente Starman Super junto com o logo. O jogo vinha com um guia para poder orientar o jogador, especialmente porque o primeiro título não foi lançado. Em Earthbound, seu papel é de Ness, um rapaz que vive na cidade Onett, em Eagleland (paródia da terra do Tio Sam XD). Ele está dormindo (como quase todos os protagonistas de RPGs), quando de repente escuta um barulhão na rua. Ele levanta-se e vai investigar. Logo descobre que um meteoro caiu atrás de sua casa, e a polícia e os peritos estão investigando. Ao se aproximar do meteoro, encontra seu vizinho chato, Porky Minch, importunando os guardas (ou os "tiras" como ele diz sem querer). Ness retorna para casa e volta a dormir. Mais tarde naquela noite, Porky aparece na porta da casa de Ness procurando seu irmão, Picky. Ness se junta a Porky para procurar o garoto, e ambos partem, acompanhados também do cão King. Ao sair, vários animais como cobras de cipó, cães fugitivos e corvos maldosos começam a atacá-los. Após enfrentar toda essa bicharada, o trio encontra Picky perto do meteoro, dormindo. Eles então tentam voltar, mas na mesma hora, ouve-se um zumbido vindo do meteoro. Era Buzz Buzz, um ser parecido com uma abelha, que disse que vinha de 10 anos no futuro, e que lá tudo estava destruído. Porém, havia uma lenda sobre três garotos e uma menina que conseguiram evitar a tal destruição, que foi causada por uma criatura alienígena chamada Giygas (sim, o mesmo do primeiro jogo!). Buzz Buzz crê que Ness seja um dos heróis da lenda, e parte com ele para salvar o futuro. Quando estão próximos à casa de Ness, a turma é abordadea por Starman Jr. , um servo de Giygas mandado especialmente para matar Buzz Buzz (parece Exterminador do Futuro isso =P). Após uma batalha cheia de surpresas, Ness leva os garotos para casa, e lá eles levam uma surra e ficam de castigo. Na mesma hora, acontece uma coisa, digamos, "tragicômica", que obriga Ness a partir sozinho em sua jornada. Ao partir, Buzz Buzz dá a Ness a Pedra do Som, que serve para que ele grave as 8 Melodias, a única coisa eficaz contra Giygas (sim, também são as do primeiro jogo!).
No caminho, Ness vai encontrar os aliados da lenda: a garota paranormal Paula Polestar, que faz o par romântico com ele (embora o pai dela não goste); Jeff Andonuts, o CDF da turma, que foge de um internato sem um motivo aparente, e que é especialista em criar invenções estranhas; e Poo, o príncipe de Dalaam, um lutador de honra em todos os sentidos da palavra (exceto no seu nome XD).
Assim como o primeiro MOTHER, Earthbound possui os momentos de humor e de filosofia, e também as características defeituosas das pessoas. Ness não gosta de ficar muito tempo longe de casa, então ele tem que ligar para a mãe com freqüência; Jeff não pode usar ataques psíquicos, e não é muito respeitado, às vezes molha a cama, mas é um cara legal; e Poo, por ser um oriental puro, não digere alimentos ocidentais, e nem pode equipar coisas que não tenham a ver com sua descendência; e Paula, tem a incrível habilidade de ser a melhor ofensiva do game, e ser raptada duas vezes. Deve ter aprendido com a Peach U.U
O sistema de batalha de EB é bastante similar ao de seu predecessor, e os inimigos tão loucos quanto. Você pode vê-los na tela, e geralmente eles formam um bando para te atacar. Se você os pega por trás (sem maldade!), a tela fica verde, indicando que o 1º ataque é seu. Se ocorrer ao contrário, a tela fica vermelha, e aí, melhor se preparar, porque vai doer. xP
As armas do jogo são os bons e velhos tacos, frigideiras e pistolas. Apenas Poo pode usar uma espada, mas há 1/128 chances de conseguir uma no jogo inteiro, então muitos nunca chegam a vê-la.
Earthbound, na adaptação do japonês para inglês, sofreu várias alterações para evitar problemas. Um caminhão da Coca-Cola teve seu logo substituído por um boneco que lembra o Mario pulando; um BAR que os garotos são obrigados a visitar, foi transformado num CAFÉ; as menções sobre bebidas alcóolicas foram substituídas por café gelado; alguns inimigos do jogo, os Happy-Happy Cultistas (caras com capuz que querem tornar o mundo um lugar mais azul), na versão japonesa lembravam membros da Ku Klux Klan; e o mais espantoso de tudo, na penúltima área do game, Magicant (dentro da mente de Ness), ele aparece completamente nu (apenas com o boné) na versão japonesa, e de pijamas (sem o boné) na versão americana. Fora isso, ainda tem comentários dos NPCs sobre essa situação. E tudo isso em 95, quando a Nintendo tinha fama de "certinha demais em seus jogos".
Quem jogar Earthbound vai passar por experiências únicas, nunca vista em outros games. Apesar da história ser linear, há a possibilidade de finais alternativos.
- MOTHER 3 (Earthbound 2) 2006,Game Boy Advance
O último jogo da série (por enquanto, embora Itoi tenha declarado que não pretende continuá-la), previamente anunciado para o N64, cancelado, e por quase 10 anos na gaveta, foi lançado no Japão para GBA. O jogo saiu graças ao pedido dos fãs, que já estavam esperançosos com a probabilidade de um novo MOTHER. E o desejo foi atendido. Pena que, somente para o público japonês.
Neste game, a história se passa nas Ilhas de Lugar-Nenhum (Nowhere Islands, traduzido ao pé da letra), uma terra utópica, onde não existe tecnologia nem capitalismo, e as pessoas são muito generosas (com algumas leves crises de temperamento). Isso tudo até a invasão do exército Porky, vários homens com máscaras de porco, com o objetivo de controlar e mudar a cabeça das pessoas. Diferente dos games anteriores, onde controlava-se o personagem principal durante todo o jogo, em MOTHER 3 você só assume o comando a partir do capítulo 4, três anos após os eventos dos capítulos de 1 a 3. Nestes 3 primeiros, é apresentada a família: Flint, um vaqueiro, pastor de ovelhas, sua esposa Hinawa, seu cão fiel Boney e seus filhos gêmeos, Lucas e Claus. No começo do jogo, Flint está sozinho em casa, esperando sua esposa e filhos voltarem da casa do sogro, mas está preocupado por conta de uma tempestade forte que se aproxima. Na mesma hora, ele fica sabendo que a floresta por onde eles virão está em chamas, e une forças com os seus vizinhos para retomar a segurança. Aí ele tem que resgatar algumas pessoas, enquanto procura sua família. Ele finalmente consegue encontrar, mas, infelizmente, as coisas não saíram tão bem como deveriam... Flint tem um acesso de raiva e é colocado atrás das grades. Pouco depois a história apresenta Duster, o ladrão manco, que ficou assim graças a um treinamento com seu pai (que por sinal não o respeita nem um pouco), que paralisou sua perna esquerda. Seu pai manda que ele procure um item num castelo assombrado, e que encontre e resgate a princesa Kumatora, como uma espécie de teste para suas habilidades. O tal item também está sendo procurado pelo exército Porky, mas eles tentam adquirí-lo de uma maneira bem suja: Fassad, um homem mau com visual do oriente médio, raptou uma macaquinha chamada Samba, para obrigar seu namorado, Salsa, a fazer as vontades dele. O macaquinho tem uma coleira com um dispositivo: toda vez que ele desobedece a Fassad, toma uma descarga elétrica. Fassad usa Salsa para ganhar a confiança das pessoas, e também se aproveita de suas habilidades de símio (além de deixá-lo com as mãos atadas, pobre macaquinho) para alcançar lugares e objetos que ele não poderia. Infelizmente para Fassad, Lucas está de olho nele. E por falar em Lucas, no jogo ele tem a fama de ser um bebê chorão, especialmente durante os eventos destes primeiros 3 capítulos. Graças à Fassad, as pessoas começaram a desenvolver a cidade, com aparelhos modernos, e a empregação do sistema monetário. Também, estranhamente, qualquer um que não cedesse, tinha sua casa atingida por um raio...
Na pele de Lucas, você deve descobrir o que aconteceu para as coisas sofrerem uma volta tão repentina. Ao mesmo tempo, deve lutar para amadurecer e se tornar mais corajoso. Há outro objetivo maior também, mas como relaciona os outros games e é cheio de spoilers, melhor que veja por conta própria. O sistema de batalha deste é igual ao dos gmes anteriores, mas apresenta algumas novidades, como o sistema rítmico (se você aperta os botões seguindo o ritmo da música de fundo, aumenta o número de hits, e conseqüentemente o dano causado), as ahbilidades que causam efeitos, como a dança de Salsa e as ferramentas de Duster.
Neste game, você não vai usar sempre os mesmos personagens, pois vai explorar a história por vários pontos de vista. E também verá pessoas de todos os tipos. Destaque para as Magypsies, seres encantados, dotados de poderes psíquicos (e que lembram muito crossdressers e drag queens XD). As características únicas dos personagens estão aqui também: Lucas tem fama de chorão, Duster é manco e atrapalhado às vezes, Salsa passa o jogo tenso pois não pode desobedecer Fassad, Kumatora, apesar de ser uma princesa, age como um moleque (até palavrões ela fala), Boney é um cachorro que acha que é uma pessoa, e por aí vai.
Apesar de não ser oficial, existe uma tradução de MOTHER 3 feita por fãs. Para utilizá-lo, você deve possuir a ROM japonesa do jogo, e o patch com a tradução, e juntá-los. É nessas horas que a pirataria se torna uma coisa legal (que contraditório ¬¬)...
Um aviso para quem for jogar: prepare seu coração, pois há muitas coisas bem tristes. Você nunca mais vai ser o mesmo depois que terminar. É sério. Mas há coisas bizarras também. Em que outro game o "Save Game" é um sapo? XD
A série MOTHER faz jus ao seu nome, você aprende coisas com ela que nem sua mãe lhe ensinaria, além de perceber algumas coisas sobre a vida que muitas vezes passam batido pelos olhos. Se você curte RPG, gosta de filosofar, está sem nada para fazer, procura algo diferente, quer aprender alguma coisa, ver o lado maldoso da Nintendo, ou tudo isto junto, experimente a série MOTHER, e veja se consegue não se viciar. É uma das poucas vezes em que dizer "este jogo é uma droga" é um elogio. Tanto, que este é o slogan de 1995. ^_^
Slogans da série MOTHER:
EB0: "Não chore até o final."
EB: "Este jogo é uma droga."
M3: "Estranho, engraçado e mexe com seu coração."
M3: "Estranho, engraçado e mexe com seu coração."
Fontes: starmen.net e earthbound.wikia