Nintendo - 20/09/2009

1000 maneiras de jogar o mesmo game

Os games famosos, que fazem sucesso, e são muito bem falados, tanto por crítica quanto por público, sempre geram as expectativas de seqüências, remakes, e qualquer tipo de lançamento relacionado. Isso porque as pessoas já jogaram o game inteiro e estão querendo saborear mais. Mas, espere aí... será que jogou o game INTEIRO, mesmo?
Por exemplo, tem meu amigo Lucas, que ama Chrono Trigger. Ele já terminou o jogo muitas vezes (e eu também!), já vimos todos os finais possíveis, deixamos todos os chars no 99 com estrelinha, etc. Mas, uma coisa que reparo: ele sempre joga no modo WAIT, enquanto eu jogo no ACTIVE. Logo quando conheci o jogo, eu também só jogava no WAIT, mas depois que experimentei o ACTIVE, achei algumas lutas até mais fáceis, pois meus chars rápidos (Chrono e Ayla) muitas vezes atacavam 3x antes do inimigo se mexer. Também ajudava bastante usando o Haste da Marle. Engraçado como uma única opção muda tanto o jogo...
Que nem em Zelda: Ocarina of Time. Eu sempre jogava no modo SHIFT, mas após encontrar a seguinte mensagem no game: "Segundo Shigeru Miyamoto, os jogadores que usam a função HOLD são os verdadeiros mestres de Zelda." mudei pra HOLD e nunca mais saí de lá. Assim, segurar o Z utiliza a mira. Em alguns chefes senti mais conforto (especialmente os que espalham milhares de alvos na tela).
Pokémon costuma ser um jogo fácil, na questão "vença os treinadores, passe os ginásios e vença a liga." Coloque o jogo no modo SET e as coisas podem ficar mais interessantes, já que você nunca vai saber que pokémon vai enfrentar, e muitas vezes você será obrigado a deixar um bicho cair para que outro entre na arena com hp cheio!
Em games como Sunsetriders e Super Mario 2, as pessoas têm tendência a pegar o personagem mais "apelão" (ou o que pula mais alto, ou o que atira mais rápido, etc.). Eu recomendo altamente experimentar todos, pois você VAI ver as coisas por um novo ângulo. Um ótimo exemplo disso, é o Sonic & Knuckles para Genesis. Na pele de Sonic você pode correr, saltar, utilizar poderes especiais; na pele de Knuckles você pode planar e escalar paredes. Além disso, era possível conectar os 3 Sonic the Hedgehog ao game, para liberar novas áreas. Existem games que até estimulam isso: Kirby Super Star Ultra, no modo Helper to Hero, cada char que você utiliza e consegue completar o modo (vencer todos os inimigos), lhe concede uma medalha, e se você consegue para todos, libera cenas especiais no game. Portanto, nada de usar só a bomba ou o martelo.
Alguns games possuem bugs e glitches que ao invés de tornar as coisas mais fáceis, geram um verdadeiro desafio: Zelda: A Link to the Past, por exemplo, possui um bug que faz você ficar sem espada durante todo o jogo. E existe um truque na Super Mario 64 japonesa, que faz Mario PERDER vidas quando pega os cogumelos verdes ou junta 50 moedas. Em contraparte, se ele é morto ou cai em algum buraco, ele ganha uma vida =P
Games difíceis geralmente só o são enquanto não há, digamos, "costume" por parte do jogador. Depois que se decora onde está tudo alguns deles ficam até moles demais. Mas tem algumas exceções, como Mike Tyson's Punch Out, creio ser o game mais difícil do mundo, pois nunca vi ninguém AO VIVO dizer que terminou. Lemmings também é uma boa pedida para fritar o cérebro e talvez outros órgãos. Super Mario Lost Levels, treine no de Super Nes e depois jogue o original, apenas para não sofrer demasiado. E uma coisa que estou curioso até hoje... no final de Donkey Kong Country, para Super Nes, Cranky comenta: "Eu terminei este game inteiro com apenas uma vida, fácil. E levou menos de uma hora!" Nunca consegui fazer isso. Se alguém já fez, gostaria de saber se aparece algum final especial... E, falando em DK, me lembrei de algumas coisas de Banjo-Kazooie para N64: já teve momentos em que, realizando transformações com Mumbo, ele mencionou algo sobre "Magia Ultra-Secreta", e transformava Banjo numa máquina de lavar! Tinha um código no game para isso (WISHYWASHYBANJO), e vários outros (todos eram rimas), para liberar aqueles ovos e a chave de gelo que apareciam no final do game, e eram aparentemente inacessíveis, exceto na seqüência Banjo-Tooie. Bem dito, APARENTEMENTE.
Também conheço muita gente que joga os Paper Marios (64 e GC) mantendo Mario sempre no nível mais baixo possível, deixando-o sempre com 5/10 de hp, recheado de Power Rush Badges para fazer seu ataque subir. Num único pulo ele causa 99 de dano. Coisa que ele não faria se estivesse no level 50...E lá também tem uma badge que faz com que os danos causados em Mario sejam dobrados (Double Pain). Uma mania que tenho em RPGs como Paper Mario, é ficar trocando de personagens (parceiros) durante as cenas do game para ver a reação de cada um. Alguns RPGs como Fire Emblem, Ogre Battle e Chrono Cross mudam bastante a história, só pela presença/ausência de algum personagem naquele momento. Outra coisa engraçada é testar todas as respostas alternativas, porque muitas vezes elas estão lá só de enfeite, pois você é obrigado a seguir a narrativa do jogo. Porém, algumas vezes, o roteiro muda pra valer, e aí você altera o destino e arca com as conseqüências mais tarde. Por exemplo, em Chrono Cross, na primeira oferta de Kid para se juntar a Serge, se você nega, além de receber uma resposta bem cômica da parte dela, tem a única chance de recrutar a Lenna. Se você aceita, nada de Lenna durante todo o jogo.
Esse conceito sempre foi obscuro no mundo dos games, apesar de estar sempre presente. Mas, agora com a chegada de Scribblenauts, isso mudou, porque o conceito do jogo é justamente fugir da rotina. Outra coisa que pode ser feita é a própria pessoa que está jogando criar obstáculos para tentar superar. Conheço uma menina que joga Smash Bros 64, e sabe fazer milhares de manobras nela. E tenho um amigo que joga muito bem, a ponto de fazer até apostas. Pus cada um deles pra tentar a especialidade do outro. Nenhum conseguiu. A menina achou difícil enfrentar 3 chars lv.9 em Team Battle (3 vs. 1) e meu amigo não conseguiu fazer nenhum bug. Ou seja, mesmo eles que jogam pra burro, não exploraram 100% do jogo. Pelo menos, estão melhor que eu, que não consigo fazer nenhum dos dois X.X
Há games com desafios ocultos, como Yoshi's Story (N64). Aparentemente um jogo simples e infantil, em que basta comer 30 frutas em cada fase para passar, e juntar 3 corações para abrir mais fases. Pois é. Mas, no game, em cada fase existem EXATOS 30 melões. Eles ficam quase todos escondidos, muitos deles podem ser perdidos, e, se você consegue juntar TODOS de todas as fases, você recebe uma mensagem especial no fim do jogo. Ainda não consegui fazer. Mais ou menos no mesmo patamar, é completar todas as fases de Yoshi's Island DS com 100%.
Existem muitos e muitos casos... mas ficam para uma próxima vez ^_^