Nintendo - 30/09/2009

SHOWTIME!


Esses dias estou muito contente, pois finalmente saíram as versões ocidentais de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story. E, para comemorar, hoje analisaremos o perfil de uma criatura que está ganhando cada vez mais espaço no mundo dos games: ele mesmo, o rei dos koopas em pessoa, BOWSER!
Ele é mau, ele é grande, ele é espinhoso, ele é egoísta, ele é megalomaníaco, ele é ignorante; todos os defeitos que você conhecer, ele possui. E mesmo assim, é um dos vilões mais amados da História dos games.
Bowser teve sua estréia no NES, em SMB. Lá, ele usou sua magia para transformar os habitantes do Reino Cogumelo em tijolos, flores e fungos. Além disso, seqüestrou a princesa do reino, deixando a tarefa de salvá-la de suas mãos, para os irmãos Mario e Luigi.
Daí para frente, Bowser foi sempre visto como o principal antagonista da série Mario. Sua ambição é dominar todo o Reino Cogumelo (e onde mais ele puder invadir), se casar com Peach (tanto porque a ama quanto para se tornar Rei dos Cogumelos), e, após muitas frustrações, acabar com seu inimigo, Mario.
Muitas foram as tentativas de Bowser para alcançar seus objetivos. Já transformou líderes do mundo em animais, já raptou famílias de Yoshies, prendeu a princesa em seu próprio castelo, já roubou artefatos mágicos, e, imaginem, até praticou esportes como tennis e golf, para ver se pelo menos em alguma coisa ele poderia vencer Mario e chamar a atenção de Peach.
Nos últimos anos, Bowser anda sofrendo sérios problemas: especialmente nas séries de RPG, ele é sempre feito de bobo por algum vilão mais poderoso e esperto que ele. E isso muitas vezes o levou (contra sua vontade) a unir forças com Mario para conseguir destruir a nova ameaça. Nesses games ele quase sempre é o alívio cômico da história, graças a suas frases tipicamente tirânicas, e também o modo como é facilmente enganado pelos outros vilões, como Smithy, Fawful, Count Bleck e Lord Crump.
Uma das coisas mais curiosas sobre Bowser é sua linhagem: ele é da família Koopa, mas não se sabe quem são seus pais (desconfia-se que seu pai se chamava Morton, pois é o nome de um de seus filhos, Morton Koopa Jr.), quem coroou ele rei, e nem porque ele é tão diferente dos outros koopa troopas, sendo capaz de cuspir fogo e tendo vários segmentos pontiagudos (como chifres) no corpo. Falando nos filhos, Bowser nunca teve uma esposa nem um caso parecido, e descobriu-se que os Koopalings (seus filhos) são clones alterados dele mesmo. No caso, apenas após tentar 8 vezes, ele conseguiu criar uma cópia extremamente fiel de si mesmo, seu filho Bowser Jr. (que, ultimamente, anda dando muito mais trabalho para Mario que seu próprio pai).
Apesar de ser pisoteado toda hora, muita gente concorda que os jogos do Mario não teriam a metade da graça que têm se Bowser não estivesse lá para (tentar) tornar nossa vida miserável.
A seguir, algumas das frases mais marcantes dita por ele nos games:

"-Sou o mais mau, mais bruto e mais perverso de toda a região! E não se esqueçam disso! Se Mario descobre que fui chutado do meu próprio castelo... minha reputação estaria arruinada!"

"-Baixote, eu sei que você não é nada além de um peso morto no time, mas... por quê não tenta me dar uma mão? Assim você sente que está servindo para ALGUMA COISA!"

"- Oba! Sem estas tais estrelas, Mario não pode salvar a Peach? Me parece ótimo! Mas espere aí... vou ficar sem meu castelo... mas Peach será MINHA... aí terei que esperar Mario conseguir as estrelas... aí recupero meu castelo, mas fico sem Peach... ai, que dor de cabeça!"

"- MARIO! NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, tem o direito de raptar a princesa, exceto EU!"

"- Hmm, eu sei o que você está pensando: 'um cara como ele deve ser muito legal de se acompanhar!' Vou deixar você se juntar à Troopa do Koopa! Pode me agradecer mais tarde!"

"- Me atacando pelas costas, hein, 'Super Covarde Bros'?"

"- Isso não é hora para brigas! E de qualquer jeito, eu teria vencido!"

"- Com a princesa nesse estado, meu castelo seria destruído! Mario! Faça algo super!"

"- Pfft! E eu sou a babá do Mario, por acaso? Você vai me informar toda vez que aquele idiota assoa o nariz? O que ele faz não é problema meu!"

"- Qualquer coisa que me pedir, eu realizo, princesa. Claro, qualquer coisa, exceto fugir daqui."

"- Esse negócio vai me tornar mais mau do que já sou? Esse negócio vai me tornar mais forte e mais durão? E especialmente, esse negócio vai me tornar melhor que o MARIO? Negócio fechado!"

"- Que ótimo. Acabei de me tornar o 'Rei dos Caras que Conversam com Pôsteres'."

"- Eu sou lindo ou não sou? De qualquer lado que se olhe, é perfeito! Hmm, parece que engordei um pouco... mas de qualquer jeito, sou perfeito!"

"- Mario é um tirano! Ele nunca joga limpo! Jr., você tem que ir lá e dar um jeito nele!"

"- Seus goombas imprestáveis! Não sabem que sua ética é 'marchar continuamente até serem pisoteados'?"


Graças à grande fama, Bowser já entrou pra lista dos melhores vilões da indústria gamística, ocupando de 10º até 4º lugar (de 1 a 10). Muitos fãs gostariam que Bowser ganhasse um jogo só dele, especialmente após suas grandes participações nos últimos games, como Super Paper Mario, e agora, em M&L: Bowser's Inside Story, que aliás, é o primeiro game de toda a série em que seu nome aparece no título! As expectativas são mesmo altas... E conhecendo bem o rei dos koopas, que durante anos ainda não desistiu de seus objetivos, as chances TAMBÉM são altas. Bowser pode ser pisoteado, esmagado, chutado, até mesmo morto (como em NSMB), mas de alguma forma ele retornará, pronto para nos dar trabalho. Afinal de contas, esse é o trabalho dele. E nós somos muito gratos.
SHOWTIME!