Nintendo - 25/10/2009

Pokécombos



Com cada novo game Pokémon que é lançado, muitos dos bichinhos recebem upgrades que os tornam cada vez mais perigosos. A cada dia, mais opções se tornam disponíveis, e muitos pokémon que não tinham muito uso começam a ver o sol brilhar.
E o bom de Pokémon é que se trata de um jogo em que há várias maneiras de se virar em cada situação. E quanto mais criativo e preparado você for, maiores suas chance de vitória. Claro, alguns pokémon são melhores designados para algumas situações do que outros, mas saber improvisar sempre ajuda, especialmente sabendo que a maioria joga na base do arroz com feijão.
Como se trata de um RPG de batalhas, geralmente a idéia que se tem de combos é "montar uma combinação que arregace um time inteiro com golpes poderosos". Essa é apenas UMA das praticamente infinitas opções. E muitas coisas que acontecem durante uma batalha, podem te ajudar, mas passam despercebidas. Vamos a algumas:

Juntando Moves + Abilities + Itens = Uma Combinação Devastadora

Quando for escolher um pokémon para utilizar, estude suas possibilidades. Qual seu tipo? Sua habilidade especial? Seus stats? Os movimentos aprendidos? Que item é mais útil dependendo do que ele for enfrentar?
Uma combinação de ataque muito famosa e destrutiva, é utilizar um pokémon tipo normal, como Ursaring, Swellow, Raticate ou Granbull, com as Abilities Guts ou Quick Feet, que saibam usar o golpe Facade, e os itens Toxic Orb ou Flame Orb.
Vamos pegar o Ursaring como exemplo. Com Guts, e segurando o Flame Orb, seu ataque aumentará em 50%, e a força do Facade vai de 70 (base normal) para 210 (o golpe dobra de base quando o pokémon é afetado por status negativo, e como ambos são do tipo normal, recebe mais 50%). Agora junte um pokémon com ATK beirando 500, com um golpe de base 210 (40 a menos que um Explosion). O único problema é que ele permanece lento, mas nada que um parceiro com Trick Room ou Thunder Wave não resolva. Se quiser maior velocidade e menos força, opte pela Ability Quick Feet, que aumenta sua SPEED em 50% com o status, e use Toxic Orb no lugar, porque sem o Guts, o Burn corta seu ATK pela metade. Aí você tem um Ursaring que pode alcançar os 330 de SPEED, o golpe com base 210 mas seu ATK normal... ou quase.
Os prós e contras da Flame Orb e Toxic Orb: o dano causado pela Flame Orb é fixo, e menor que o do veneno. Porém, pokémon sem abilities ou condições especiais têm seus ATKs reduzidos pelo meio. A Toxic Orb envenena gravemente o pokémon, fazendo com que a cada turno, ele perca o dobro de HP que no turno anterior. Porém, seu ATK não sai prejudicado... e no caso do Facade, a sua base sobe para assustadores 315 de base, mas só a partir do segundo turno de envenenamento.
Existem também maneiras defensivas de usar os dois itens: pokémon como Milotic, Clefable, Breloom, Starmie, etc. podem usar os itens para, respectivamente:
Milotic: aumentar sua DEF em 50%,graças à Marvel Scale.
Clefable: se proteger de outros status negativos (graças à Magic Guard).
Breloom: se renovar a cada turno (Toxic Orb + Poison Heal).
Starmie: proteger-se de efeitos de status (Natural Cure).
Isso também pode dar certo com pokémon que tenha Shed Skin ou Early Bird (junto com Rest).

Em Pokémon XD, para Gamecube, é possível capturar vários pokémon fantasma que sabem usar Helping Hand. Um em especial, Duskull, me chama muita atenção. Se conseguir um, nem deixe ele evoluir. E nas doubles você pode levar times, graças a um sujeito que tem Levitate, é do tipo fantasma e tem Helping Hand! Alguém aí mencionou Earthquake e Explosion?

Tem uma jogada bem esperta mas que está se tornando velha: o Rattata Lv.1 que vence o Arceus Lv.100. Combo: Item Focus Sash, ataques Endeavor e Quick Attack. Aí quem manja já põe logo alguém com Hail ou Sandstorm (tipo Tyranitar ou Abomasnow), ou algum fantasma porque não sofre com nenhum dos dois. Porém, existem alguns pokémon que podem fazer esta tática ser temida novamente.
Swinub e sua família são os únicos que não sofrem nem com Hail nem com Sandstorm. E eles aprendem Endeavor e Ice Shard, ALÉM de Odor Sleuth. Se quiser ser cruel, faça VOCÊ MESMO o Hail, já que o Swinub tem Snow Cloak (e aumenta a evasiva dele em 30% durante o Hail). Só tome cuidado mesmo, com Stealth Rock e Spikes.
Falando em climas nocivos, quase ninguém repara a ENORME vantagem que Sandstorm/Hail dão. Não se trata de dano passivo, e sim de dados que podem decidir a luta. Durante esses climas, os pokémon da arena são atingidos por ordem de velocidade. O mais rápido sofre primeiro e o mais lento por último. Portanto, a próxima vez que tiver isso na arena, use isso em seu favor.
Voltando ao combo do Endeavor, outra opção bem interessante são duas pokémon muito maternais: Miltank e Kangaskhan. Junte as duas com Scrappy, e até os fantasmas vão ter medo das mamães. Não existe nada melhor que dar um Fake Out em um Gengar ou numa Froslass, e depois ter CERTEZA que não vai ter Focus Sash pra salvá-los. E, conhecendo a"sede de sangue" da maioria das pessoas, na falta de Quick Attack, use Sucker Punch.
Ah, isso me faz pensar: quando um pokémon está quase caído, você costuma deixá-lo cair ou tenta uma abordagem mais tarde? 90% das pessoas quando jogam, procuram eliminar o bicho que pode lhes causar mais prejuízo mais tarde (por exemplo, você tem um elétrico, ele tem um água, um voador e um metálico sem ataques super-efetivos). Acredite, ele vai fazer DE TUDO para que você perca o bicho. Quando você precisar dele, não o terá mais. Nessas horas, muitas coisas podem ser feitas:
- Coloque um pokémon que possa se virar mas não seja A cartada. Assim, o adversário vai pensar que você não tem nada melhor e vai se descuidar.
- Mesmo se seu bicho for lento e estiver nas últimas, nem sempre é uma boa deixá-lo cair. Heal Bell, Rest, Healing Wish e outras coisas podem salvá-lo. Ou, você pode usá-lo como bucha, pra atrair um ataque do inimigo e fazê-lo de bobo (adoro colocar o Snorlax com 40 de HP na frente dos Shadow Balls, e o Electivire com 50 de HP na frente dos Discharges).
- Também é um bom truque, embora meio arriscado, colocar um pokémon que não necessariamente derrube o oponente, mas o chateie. Isso vai obrigá-lo a trocar e você recebe um turno de vantagem. Bons exemplos são pokémon tanques com golpes de status, como Venusaur com Sleep Powder e Leech Seed, ou Yanmega com Hypnosis, etc.

Desarmando o oponente

Outra coisa legal (e bem irritante) que dá para fazer é deixar seu oponente desarmado. E para isso você conta com uma série de recursos:
Pokémon como Aerodactyl, Weavile, Dusknoir e a maioria dos lendários possuem a Ability Pressure, que gasta os PPs dos ataques de 2 em 2. Um dos golpes mais temíveis do jogo, Water Spout, tem 8 de PP no máximo. Ou seja, num pokémon desses, apenas 4. Agora combine isso com: Protect, Endure, Substitute,Focus Sash, troca inesperada, Spite, Grudge, Shedinja, pokémon com Water Absorb ou Dry Skin... em cerca de 3 turnos, vai acabar a água dele. Além da opção de baixar seu HP para diminuir a base do golpe.
Outras maneiras de dominar os pokémon oponentes, é utilizando: Encore, Disable, Taunt, Torment, Snatch, Double Team, Sleep Talk ou Mold Breaker. Com Encore você ganha de 2 a 6 turnos de ataques repetidos. Se utilizar Disable ou Torment nessa hora, obrigará o adversário a usar Struggle algumas vezes. Disable também pode te livrar do ataque mais temível do oponente (cuidado, usuários de Choice). A ability Anticipation pode ser muito útil em horas assim. Com Taunt você obriga o adversário a vir para cima: pokémon de táticas como Jumpluff e Wobbuffet costumam ficar mansos nessas horas (embora Counter e Mirror Coat ainda possam ser usados). Torment te livra de ataques sucessivos (quase todo mundo que está com um Jolteon diante de um Gyarados VAI querer dar Thunderbolt). Snatch é difícil de prever, e com a onda de Sword Dance e Dragon Dance, pode deixar muita gente louca (funciona também com Speed Boost). Double Team e Minimize aumentam sua evasiva, e combinado com uma boa recuperação, pode fazer até um Oddish vencer um Metagross. Agora, teve uma vez que meu Cacturne, numa double, usou 6 Double Team, estava com Brightpowder, tinha Sandstorm na tela (o Tyranitar do meu amigo): ele foi o primeiro a entrar na arena, e o último a sair. Os pobres pássaros com seus Aerial Aces não suportaram as pedradas do Tyranitar, nem os Sucker Punches do meu espantalho. Com Sleep Talk você pega os espertinhos que usam ataques de dormir, e com Mold Breaker, você inutiliza as abilities dos outros (Gengar, Bronzong , cuidado, eu sei Earthquake!).
Na defensiva sempre

É possível vencer oponentes sem atacá-los. Um Slaking, por exemplo, ataca de 2 em 2 turnos. Protect num turno, ataque no outro, básico. Um Toxic nele enquanto isso vai muito bem também, além dele estar sucetível a Focus Punch. Um exemplo bem curioso é o pokémon lutador com Hi Jump Kick, contra uma Blissey. Se ele usar o golpe, e ela Protect, as chances de uma auto-destruição da parte dele são ENORMES, já que Hi Jump Kick dá recoil de 1/8 do dano, se ERRAR. E, tendo 714 de HP... acho que poucos sobrevivem. Falando em recoil, a maioria dos ataques desta geração tem recoil (Brave Bird, Flare Blitz e Head Smash são os mais famosos, além do meu favorito, Volt Tackle). Não são poucas as vezes em que os usuários se auto-destroem por conta dos próprios ataques. Especialmente se tiverem Life Orb.
Um modo de controlar a estratégia adversária, sem atacar, é utilizando Trick ,Switcheroo, Knock Off, Gastro Acid, Counter, Mirror Coat, Metal Burst, Worry Seed, Skill Swap, etc. Colocar itens nas mãos do adversário sempre é uma boa idéia. Lopunny faz a festa, já que ela mesma não sofre os efeitos dos itens. Iron Ball para deixar pesado, Flame Orb para queimar, Choice Scarf num pokémon lento, Black Sludge para minar HP (junta com Toxic e Leech Seed, ui ui ui). Deixar o adversário sem os itens costuma ferrar, já que ninguém usa Recycle. Gastro Acid é uma alternativa do Mold Breaker, assim o Shedinja não escapa mais de você, o Manaphy vai ser paralisado na chuva, etc. Counter, Mirror Coat e Metal Burst são ótimos para pegar de surpresa: você usa a força do oponente contra ele mesmo! Metal Burst devolve qualquer coisa, mas você precisa ser mais lento para funcionar. Com Worry Seed, aquela Blissey chata que não pára de usar Rest, vai ter que parar (Healing Block também ajuda). Com Skill Swap, o Kecleon pode fazer o hiper-tanque Bronzong mudar de tipo, e aí, correr pro abraço. Além, de, numa double, o Slaking e o Regigigas perderem suas "abilities"...


Invertendo valores

Quem é mais rápido ataca primeiro, quem é mais forte causa mais dano. Sempre? Não. Uma das táticas mais mirabolantes da 4ª geração, se chama Trick Room. Combine ela com pokémon como Dusknoir, Bronzong, Torterra, Swampert, Relicanth e até pokémon de Lv. 1 com o famoso Endeavor, e ataques como Curse, Hammer Arm, Gyro Ball, etc, e você estará atacando e se bombando ao mesmo tempo. Curse aumenta ATK e DEF e corta SPEED (exceto de fantasmas). Com Trick Room, os mais lentos atacam primeiro, então é como se você aumentasse TRÊS COISAS! Hammer Arm é um ataque que corta sua SPEED - então durante os 5 turnos do Trick Room, você estará cada vez mais rápido. Gyro Ball é CRUEL se você combinar com um item que corte ainda mais sua SPEED (como Macho Brace ou Power Anklet). Se o adversário tiver 6x mais SPEED que você (independente do Trick Room), a base do golpe vai para 150! Forretress, Steelix e Bronzong estão se tornando mais temíveis, ou é só minha imaginação?
Outra inversão de valores pode ser feita com Pain Split. Ele soma o HP dos dois pokémon e divide por 2. Se você estiver nas últimas, mas o adversário estiver cheio (e tiver bem mais HP que você), são altas chances de você ficar 100% renovado e o adversário ficar pelo menos no amarelo.


Ninguém se mexa!

Dunsparce, Togekiss e Shaymin Sky. Estes 3 são famosos porque CONSEGUEM deixar os oponentes completamente sem ação. Também, combine Serene Grace com golpes de Flinch como Headbutt, Air Slash (fora os 80% de queda na SDEF do Seed Flare), e você tem 66% de chance de o advesário não fazer absolutamente NADA. Os 2 primeiros aprendem Thunder Wave ou Glare. E, junte isso com um itenzinho chamado Razor Fang, e você tem entre 70% e 80% de chances desses mesmos flinches! E, aviso, só Razor Fang. King's Rock não adianta.
Pra finalizar, vou citar algumas situações interessantes, que podem ajudar na hora de criar combos.

-Flygon: Dragão de terra. Não sofre com eletricidade, nem com terra, pois tem Levitate. Legal, ele pode usar Fly e Dig, sem sofrer os danos de Thunder e Earthquake! E ele usa Roost mas continua a salvo de ataques de solo!
-Ditto: Segurando Quick Powder, Ditto alcança um limite de 398 de SPEED. Com Transform ele copia TUDO do adversário, mas mantém seu HP (pensa num Cradily que usou 3 Stockpiles, ou um Ninjask depois de alguns Speed Boosts). Mas uma das melhores coisas dele é que ele também copia os efeitos dos itens que aumentam stats, e também abilities. Nossa, que legal, um Marowak a mais no meu time! Wow, um Shedinja com 300 de HP! Pode vir, Houndoom, manda aí seu Flamethrower com toda sua força!
- Rotom: Além das formas alternativas, que aumentam seus stats e lhe dão movimentos novos, Rotom tem uma benção em seu tipo. Ele NÃO é um pokémon elétrico, tecnicamente. Ele é um fantasma, apenas. Graças ao Levitate ele não sofre com a única coisa que atinge elétricos (exceto, claro, se ele perder a ability por algum motivo). Portanto, ele tem características de fantasma, com o bônus de ter STABs elétricos. Pra vocês verem, ele tem mais sorte até que o Sableye e o Spiritomb, que não têm fraquezas a nada. Se uma Miltank com Scrappy der Brick Break num Spiritomb, vai ser super-efetivo. Se o Zapdos usar Roost, Earthquake ferra ele.
- Clamperl: Esta conchinha pode evoluir para duas formas: Huntail (troca com Deep Sea Tooth) e Gorebyss (troca com Deep Sea Scale). Pois bem, segurando esses mesmos itens, sua concha pode ter possíveis 542 de SATK ou 458 de SDEF. Ela é lenta e tem pouco HP? Trick Room ou paralisia resolvem. Além disso, ela está a salvo de Critical Hits.
Bom, por enquanto é só. Mais pra frente, revelarei mais algumas possibilidades. Gotta Catch'em All!

Leia Também

Nintendo - 30/06/2011

[Matéria] Os ataques Hackers: Quais os seus fundamentos?

Hoje em dia tem se tornado muito comum notícias sobre ataques e invasões hackers em serviços on-line disponibilizados por empresas não só governamentais, mas também publishers e desenvolveras de games, como a Sony ou ...

Leia Mais...

Nintendo - 25/05/2011

[Matéria] Super Mario Galaxy 2 comemora um ano!

Dia 23 de Maio de 2010. Um dia histórico. O maior mascote do mundo dos games iria apresentar sua maior e mais nova aventura, em grande estilo, no mundo todo. Um jogo mais do que aguardado, uma sequência mais do que de...

Leia Mais...