Dedos Enferrujados
Por Osmar Lino
A maioria dos jogadores de longa data, como este que vos fala, possui uma grande admiração pelos games das antigas. Tanto que, durante estes dias de muitas chuvas, uma boa maneira de passar o tempo foi tirando a poeira de alguns cartuchos.
Estou jogando Zelda: Majora's Mask, desde o começo, há umas 2 semanas. Cada dia eu uso os 3 dias do jogo para fazer algo, paro e continuo no dia seguinte. Estou com 15 corações, dois castelos completos e com umas 15 máscaras. Um slot mais antigo do game mostra um resultado bem maior, na mesma localidade do game: um slot de 2005, quando adquiri o jogo.
Hoje, me deu saudades de um game do arcade, mas que conheci no Snes: Sunset Riders. Após ver vídeos no YouTube e ler faqs, me lembrei que nunca o terminei no modo Hard (o único que possibilita ver o final). Hoje fui tentar. Antes, eu perdia para o Game Over na última fase (a 7ª). Hoje, morri na 4ª, considerando que foram-se 3 vidas logo na 1ª. Mesmo assim, valeu a pena.
Aproveitei e peguei um jogo que acho bem fácil: Turtles in Time, só para ter o gostinho de arremessar inimigos na tela. Nossa, eu que passava o jogo inteiro sem morrer, perdi todas as vidas na 5ª fase (não cheguei nem na metade!). Mesmo assim, a parte que eu queria ver eu vi.
Um pouco mais tarde inventei de pegar em Pokémon HGSS. Ainda não ganhei do Red. Meus pokémon estão todos no Lv. 50. Estes dias peguei o Mystery Gift do Enigma Crystal (está disponível, e permite capturar Latios ou Latias em Pewter, se visitar o Museu). Há 3 dias não consigo capturar o Latios. O bom é que mesmo vencendo-o, basta entrar no Museu e voltar, que ele está lá, no meio da rua.
Cansado do Latios, fui pra caverna de Cerulean, e peguei Mewtwo com uma Great Ball. Depois passei na Power Plant e achei um Zapdos, consegui pegar de primeira. Aí fui pras Whirl Islands, e lutei 6x contra o Lugia até pegá-lo. Mas legal mesmo, foi passar na rota 42, achar o Entei, jogar a Quick Ball e pegá-lo na hora. Tá tudo bem agora.
Também achei o Raikou, mas sem querer venci ele 2x, uma ele fugiu e depois usei Wobbuffet mas ele após 8 turnos (e balançar a Poké Ball 3x e quebrar), usou Roar. Me lembrei dos dias da velha GSC, onde um dia, jogando e cochilando, capturei Entei e Raikou. Foi muito engraçado.
Também me lembrei de um dia, uma disputa em Samurai Kirby, de Kirby Super Star. Antigamente neste jogo eu disparava em 01 milésimo. Hoje geralmente disparo em 12 ou 13. Meus amigos me vencem sempre (especialmente os mais novos).
Há muito tempo atrás, joguei Battletoads, e me enrosquei na fase da moto com barreiras. Meu amigo que me via morrendo direto, disse: "quando você tiver 18 anos você vai ser mais ágil e vai conseguir passar". Pois é, eu só fui ter a chance de jogar de novo após isso mesmo. E consegui! Mas aí enrosquei na fase das cobras... depois disso demorei para pegar no jogo de novo. Adivinhem? Enroscado na moto de novo =(
Ah sim, há poucos dias atrás eu zerei Super Mario 64. Nossa, PENEI para passar as fases 13-15. E ainda por cima não bati meus recordes anteriores de moedas. Às vezes faltava uma, às vezes, 10 ou 20. Mas até que correu tudo bem.
Uma coisa que eu também era veterano era no minigame da Chansey de Pokémon Stadium 2, Egg Emergency, pegar 100 ovos (todos). Hoje com muito esforço pego uns 90, e sempre acabo deixando um Voltorb me acertar.
Fico pensando se, é apenas falta de prática, se a agilidade diminui conforme a idade, ou se os jogos antigos eram mais difíceis que os de hoje... até Mario & Luigi: Bowser's Inside Story anda sendo difícil para mim, às vezes me atingem de bobeira. Na Colehsteroad, ainda estou tentando passar do Bowser X...
Bom, enfim, toda essa história me lembra aquela frase que Bowser diz no final de SM64...
"You wait until next time. Until there, keep that Control Stick smokin'! Mwa ha ha ha!"