Nintendo - 26/11/2009

O Amanhã Nunca Morre!







Uma das coisas que mais gosto de fazer, especialmente em relação ao mundo dos games, é brincar de adivinhar o futuro. E o mais cômico, já tiveram vezes em que minhas previsões estavam corretas! Por exemplo, na época de Pokémon RGBY, eu gostava de usar o Pikachu mas apanhava muito. E eu falei para as pessoas: "um dia, ele vai ter o dobro do poder que possui!" E hoje isto é uma realidade. Também foi engraçado quando eu ainda nem conhecia o Mario (do jogo =p), e me contaram como era. Falaram: "ah, você joga com um encanador que pula muito e que tenta salvar uma princesa que foi raptada por um dragão do mal". Na hora que ouvi isso, me veio na mente uma cena: o Mario de um lado da tela, pulava na cabeça do dragão (Bowser, né xD) e voltava para seu lugar. Aí o Bowser cuspia fogo e ele saltava pra escapar. Quando vi o jogo (que era o SMB 3) era bem diferente do que eu tinha imaginado. Qual não foi minha surpresa, ao ver a primeira batalha de Mario e Luigi: Superstar Saga...
Se não bastasse isso, uma vez, jogando Zelda do Snes, eu falei pra um amigo: "Bem que o 'Zelda' podia ter um cavalo! Ou qualquer outro bicho que não fosse esse pato voador!" Aí veio Ocarina, Oracle of Seasons/ Ages, com Epona, Moosh, Rick, Dimitri e cia. E eu imaginava um cavalo mais ou menos que nem aquele do Circus Chablie. E para finalizar, uma vez eu tava conversando com o povo na escola, falando qual era o melhor videogame, etc. E eu disse que um dia ia sair um que aceitasse jogos de várias plataformas, e que seria da Nintendo. Ninguém acreditou.
Enfim, se das brincadeiras podem surgir coisas reais, hoje vou bancar o vidente mais uma vez. Pegando carona no rumor do Wii 2, vou dizer aqui como acho que vão ser os sucessores do DS e do Wii num futuro mais ou menos distante (talvez os que saírem depois dos sucessores mais próximos).


  
Se formos olhar a trajetória dos portáteis, o Game Boy tijolo, de tela verde, ficou mais fino, com menos pilhas, com tela preto e branco, e nasceu o GB Pocket. Depois, ganhou cores, cartuchos exclusivos e com mais memória, além de um infra-vermelho, surgiu o GB Color. Depois ganhou mais botões, tela iluminada, cartuchos menores, passou a ser recarregável na tomada, veio o saudoso GB Advance e SP, além do GBA Micro. Antes dele também existia o finado Virtual Boy, com sua tridimensionalidade em telas vermelhas e pretas.
E então chegou o incrível, o único, o motivo da existência deste Blog, o Nintendo DS! Duas telas (como o velho Game & Watch), uma sensível, microfone, mais botões, acabaram-se os cabos, multiplayers de até 16 pessoas... só coisa boa. E agora com o DSi e suas câmeras, o que era bom ficou ainda melhor.
Creio que, no futuro, teremos um portátil ou com duas telas sensíveis, ou com uma tela grande, o microfone servirá para conversar com qualquer um no mundo em qualquer jogo, vai dar para navegar na internet (isso já dá =D), e acho também que terão jogos com fusões 2D-3D, e isso pode significar a volta dos óculos do Virtual Boy. Talvez aumentem o número de botões, embora a quantidade de agora se mostre bastante eficaz. Também pode ser carregado através de energia solar, ou alguma outra que não seja a elétrica, e alguns jogos não necessitarão que se pressione nenhum botão para jogar.
Considerando que o DS saiu antes do Wii, e ele teve um desenvolvimento, digamos, "parecido" com o de seu parceiro portátil, aposto que antes de sair um Wii diferente, sairá um DS diferente. Acho que um dia existirão tapetes como os de DDR mas que respondem a qualquer movimento com os pés (andar, correr, chutar, saltar, etc), e algumas coisas poderão ser comandadas pela voz. Aliás, acho que daqui pra frente, os jogos serão produzidos com multifuncionalidades. O mesmo jogo, em 2D e 3D (mais ou menos como Super Paper Mario e Pokémon Puzzle League do 64), com opção de utilizar ou não o controle/tapete/seja lá o que for, e sonho com multiplayers de 32 pessoas. Embora qualquer um que jogue MMORPGs já teve uma companhia bem maior que esta.

Bom, como disse antes, estou brincando de adivinhar o futuro. Agora, daqui a uns 10 anos ou mais, vamos ver se o Sonic e o Mario estrelam um jogo de ação lateral, que conte com a participação de pessoas do mundo real (tô falando dos jogadores) com uma história que envolva os dois universos. "Woohoo! Leave to me!"