Nintendo - 11/11/2009

Pokécombos 3 e... MEW!



Hello companheiros! Aqueles de vocês que possuírem Pokémon Heart Gold e Soul Silver japonesas... liguem suas Wi-Fis! Um Mew especial no Lv. 5 está sendo distribuído AGORA MESMO!


Bem, vamos a mais alguns pokécombos! Desta vez, vou falar sobre combinações de status com outras coisas.
Todos já devem ter notado que mesmo dois pokémon da mesma espécie não são idênticos. Você pode ter uma Kingdra no Lv. 100 com 300 de SATK, mas um amigo seu também tem um Kingdra no Lv. 100, porém o dele tem 310 de SATK. Essas variáveis são determinadas por várias coisas: IVs (valores individuais dos pokémon), EV (pontos de "effort"), Natures, Abilities, gênero, uso de itens, etc.
Os IVs são números que variam de 0 a 31, e cada atributo do pokémon tem o seu. Por exemplo, um Groudon com IV 31 no HP pode atingir 404 se receber os pontos de effort, ou ficar com 341 se não receber nenhum. E, caso o seu IV no HP fosse 0 (zero), o HP mínimo (sem effort) atingiria 310, e o máximo seria 373. Ou seja, o número que prevalece no intervalo entre o uso ou a falta de efforts é 63. E a diferença entre o effort no IV mínimo e no neutro é de 31 (ex: 404 -373 = 31). Os IVs são números fixos em cada pokémon, que só podem ser alterados com o uso de enhancers como Game Shark, Pokésav, etc.
Para calcular o IV de um pokémon, uma boa maneira é conseguir 100 Rare Candies, dar todos a um pokémon no Lv. 1 e somar seus stats com 63 para ver até onde chegam. Em muitos sites existem tabelas com os totais de cada pokémon. Um bom exemplo é o www.serebii.net.

Os efforts são pontos adquiridos pelos pokémon quando vencem determinadas batalhas. Cada pokémon vencido dá de 1 a 3 pontos em um determinado atributo, e juntando 4 destes pontos, aumenta 1 nos stats. Por exemplo, um Machamp dá 3 pontos de effort em ATK: se você vencer 84 destes, conseguirá 252 pontos. 252/4 = 63. Ou seja, o máximo de pontos possíveis são 252. Seu pokémon atingirá o limite daquele atributo. Se, exemplo, você tem um Slaking com IV 31 em ATK (top), e vence os 84 Machamps, seu ATK atingirá 419 (ou 460, se ele possuir uma Nature que favoreça seu ATK, como Adamant).


Você pode estar pensando: "nossa, como lutar contra um destes? E 84 vezes?" Existem maneiras de facilitar isto: Os itens Macho Brace e Power Bracer diminuem sua SPEED, mas aumentam os efforts recebidos (Macho Brace dobra os valores, enquanto o Power Bracer lhe dá 4 pontos de effort, MAIS os do pokémon vencido). Ou seja, com Macho Brace, seria necessário vencer 42 Machamps (pois estariam dando 6 pontos ao invés de 3, e isso significa que 2 deles lhe dariam 12 pontos de stats = 3 nos status). E com Power Bracer, cada Machamp vencido daria 7 pontos de effort em ATK. Então, seria necessário vencer 36.
Woo, já melhorou muito, né? Mas ainda dá pra ficar melhor! A doença PokéRus (adquirida aleatoriamente, enfrentando algum pokémon num matinho ou de outro treinador), faz com que seus pontos de effort DOBREM, mesmo depois de curada (passa em 24h). O bom é que esta doença é contagiosa, e afeta os pokémon que estiverem junto com o afetado. Para manter o PokéRus ativo, deixe um pokémon contaminado num box o maior tempo possível. Agora façamos as contas com o PokéRus: Com Macho Brace e a doença, para atingir os 252 pontos, seria necessário vencer 21 Machamps (cada um daria 12 pontos!). Já com o Power Bracer, 18 teriam que ser derrotados, pois cada um daria 14 pontos.
Ok, isto tudo é lindo, mas ONDE raios encontrar Machamps? Na falta deles há Salamences e outros pokémon com ATK alto. Em RSE tinha um truque muito bom, que consistia em construir 6 bases secretas, com 6 pokémon repetidos e sem nenhum ataque. Aí era só fazer Mix Record e fazer a festa. Uma base com 6 Blisseys no Lv. 100 que só sabiam Tail Whip rendiam 72 de effort em HP (fora uns 200000 Exp.); uma com 6 Machamps, 72 de ATK; uma de 6 Golems, 72 de DEF; uma de Beautiflies dava 72 de SATK, Dustoxes davam 72 de SDEF e Raichus davam 72 de SPEED.
Hoje, sem as saudosas Secret Bases, podemos contar com os pokémon de treinadores (VS.SEEKER NELES!), ou até de matinhos mesmo, EMBORA eles dêem menos pontos. Alguns exemplos:
Bidoofs dão 1 em HP. Pikachus dão 2 de SPEED. Roselias dão 2 de SATK. Silcoons dão 2 de DEF, Cascoons 2 de SDEF e Bibarels dão 2 de ATK. Hora de visitar o Trophy Garden! n_n
Ah, um lembrete: cada pokémon tem um limite de 510 pontos de effort para receber. Ou seja, você pode deixar o pokémon com 2 stats no limite, MAS você também pode distribuir em todos, desde que não deixe nenhum no máximo.
Embora quase nenhum pokémon use tudo. O Gyarados, por exemplo, não é bom utilizando ataques especiais. Então, pra quê pegar pontos de SATK pra ele, se ele nem vai usar? Por outro lado, ele é muito bom em todas as outras coisas. Alguns pokémon tem stats absurdamente altos, mas outros baixos na mesma proporção. Por exemplo, o Rampardos tem um HP e ATK imensos, mas seus outros atributos não são grande coisa. Isso pode parecer algo ruim, mas até stats baixos podem ser benéficos.
Por exemplo, pokémon extremamente lentos se dão MUITO BEM com Trick Room em campo. Se eles souberem ataques como Curse, Gyro Ball e Hammer Arm, MELHOR AINDA. Se seu pokémon tem defesas fracas, mas sabe coisas como Counter, Mirror Coat, Metal Burst ou Endeavor, com uma ajudinha de Focus Sash ou Endure, pode causar um estrago ENORME.


Outra coisa que pode ser feita é deixar o atributo desejado com um valor, e se aproveitar de golpes ou itens que o façam atingir outro valor. Você pode ter aquele Gyarados lá de trás com 287 de SPEED e 300 de ATK. Com UM Dragon Dance, ele terá 430 de SPEED e 450 de ATK! Os mesmos valores poderiam ser atingidos com os itens Choice Scarf ou Choice Band (embora limitasse o uso dos ataques).


Bom, nos efforts foi explicada a utilidade do Power Bracer, para ATK. Mas há também os:
Power Belt - DEF; Power Lens - SATK; Power Band - SDEF; Power Anklet - SPEED; e Power Weight - HP. Todos podem ser obtidos na Battle Tower/ Frontier.

Voltando aos IVs, eles tem uma propriedade secreta... aliás, "escondida": determinar o tipo e a força do ataque Hidden Power. Dependendo quais atributos tem IV par ou ímpar, muda-se o tipo. E quanto mais próximo de top o pokémon for, mais forte (poder máximo = 70).
Neste site, Psypoke, tem uma tabela com todos os Hidden Powers: http://www.psypokes.com/dex/hp.php
Outro jeito bom de descobrir o Hidden Power é entrando numa Double Battle com um Kecleon e atacando-o. Como sua Ability o faz mudar de tipo, ele revelará na hora qual o Hidden Power. Lembrete: ele é um ataque especial, então tem mais efeito com quem tem um SATK elevado, como Alakazam, Espeon, Porygon-Z, Togekiss, Yanmega, etc. E a maior vantagem dele é poder ensinar para seu pokémon um ataque que seja eficaz contra seus predadores, ou um STAB surpresa (ou na falta de um ataque melhor). é muito comum Jolteons com Hidden Power gelo, para enfrentar grama, terra e dragões.


Outro golpe que funciona melhor ou pior dependendo dos stats, é o Substitute. Pokémon com HP 404 podem criar Substitutes com 101 de HP (o que significa que Seismic Toss, que sempre causa 100 de dano, NÃO irá quebrá-lo). Substitute sempre utiliza 1/4 do HP do usuário. Se seu HP terminar em número par e divisível por 4, te dará o direito de usá-lo apenas 3 vezes. Se for ímpar, poderá usar 4 vezes. Isso, porque após o último uso, ele não pode atingir um valor menor que 1. Com 401 de HP, este número é atingido com exatidão. Este é um bom uso de Endeavor / Reversal / Flail / Focus Punch / Salac Berry e até mesmo algum destes junto com Baton Pass.


Os pokémon recordistas em stats no jogo: Blissey com 714 de HP, Rampardos com 429 de ATK (Slaking perde por 10!), Shuckle com 559 de DEF e SDEF, Alakazam e Porygon-Z empatados em 369 de SATK e Ninjask disparado na SPEED, com 419. Esses são os valores máximos e neutros, e não estão listados pokémon lendários como Dialga, Palkia, Kyogre e Deoxys, que ultrapassam muitos desses valores.


Agora, uma boa distribuição nos stats... calcule mais pelo que precisa pelo que você queira fazer. Por exemplo, um Salamence pode chegar aos 400 de ATK, mas será que ele precisa de tudo isso? É muito raro de se ver um desses com SDEF acima de 196... e quase sempre isso significa morte para UM Ice Beam. Seu irmãozinho, Dragonite, com apenas 40 pontos a mais na SDEF (e apenas 8 a menos de HP), consegue, muitas vezes, resistir a pelo menos um Ice Beam. Isso é algo a se considerar, especialmente porque, muitos pokémon poderosos têm capacidade de vencer um predador com um ou 2 golpes, mas muitas vezes não consegue simplesmente porque não suporta um ataque. Isso pode mudar. Já teve muita gente que se surpreendeu porque meu Marowak já agüentou Surfs com STAB, e até perguntavam: "pra quê você pegou SDEF para ele?" E eu dizia: "Porque assim eu posso agüentar o suficiente para acertar o seu bicho depois!" E, nem Kingdras, nem Starmies gostam de Earthquakes e Bonemerangs com 300 de power. No caso do segundo, se estiverem com Substitute então... me lembro dos pobres Jolteons. u.u


Existem muitos golpes e situações afetados por stats. Os ataques Crush Grip e Wring Out causam mais dano, quanto mais HP o oponente possui (assim como Endeavor, que iguala com o seu, e Pain Split, que soma dos dois e divide por 2). Eruption e Water Spout causam mais dano quanto mais HP o usuário tiver (não pelo número: a força é máxima se a barra verde estiver cheia, independente de você ter 1000 de HP ou apenas 1). E um caso MUITO especial é o Punishment. Ele possui base 1, mas para cada aumento de stat que seu adversário utilizar, ele ganha 20 de base a mais. O máximo acumulado é 200, mas com STAB pode atingir 300, ecom itens como Dread Plate ou BlackGlasses pode atingir 360. Se um adversário usar Calm Mind ou Stockpile, como ele aumentou 2 coisas, a base sobe instantaneamente para 40.
Um pokémon com duas Abilities muito útil se juntar com stats é o Bibarel. Com a Ability Simple, todas as suas próprias alterações de stats têm valor dobrado (um Amnesia aumenta sua SDEF em 4x, um Curse dobra seus ATK e DEF, mas o faz perder 4x a SPEED). Sua outra Ability, Unaware, ignora as alterações de stats do adversário (sim, aquele Garchomp monstro que já bombou uns 4 Double Teams e uns 2 Swords Dance não vai causar tanto estrago no Bibarel como faria com outros).


Como sempre, há muitas coisas que podem ser exploradas. Outras Abilities, como Rivalry, Flower Gift, Motor Drive, Quick Feet, Guts, Solar Power, Speed Boost, Chlorophyl, Swift Swim, etc. podem fazer uma diferença GRANDIOSA se combinadas com os stats corretos (sim, você PODE ter um Nidoking com 388 de ATK, ou um Luxray com 465, desde que tenha um pokémon macho como adversário).

Você, treinador, sei que conhece várias combinações interessantes! Compartilhe-as conosco - assim todos podem evoluir!

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