Gostos e Desgostos
Por Shinka

Desde os princípios da história humana, sempre teve aqueles que discordavam da maioria e preferiam alguma outra opção. Geralmente essa pessoa é tida como "do contra" ou algo do gênero, mas ela faz isso porque prefere algo que lhe agrada mais.
Todas as pessoas têm seus gostos, por mais bizarros que eles possam parecer, ainda sim se tratam de gostos. O gosto é tudo aquilo que atrai uma pessoa, ou melhor, aquilo que a pessoa tem prazer de fazer, aquilo que a pessoa se sente confortada. Já a quantidade de gostos é variada, existem pessoas que são fácilmente adaptáveis a outros gostos, principalmente a algo famoso, outras já são um pouco mais presas aos seus gostos próprios.
Mas como um jogo consegue se tornar famoso?
Jogo famoso é aquele que conseguiu fazer com que tivessem muitas pessoas adquirissem gosto por ele, ou seja, tivessem prazer em jogá-lo. Alguns marcam um período, outros um console, ou até mesmo, uma vida, dependendo de como for. Geralmente esses jogos que marcam uma vida são mais denonimados de clássicos, que é totalmente diferente de jogo famoso ou "modinha".
"Modinha" é um jogo (ou qualquer outra coisa, seja música ou vestimenta) que marca um certo período, podendo já estar ali antes ou não, por influência da mídia ou das pessoas, sendo que geralmente a "modinha" é o "gosto da mídia sobre as pessoas", ou seja, não é um gosto próprio, é mais uma manipulação na verdade.
Um jogo clássico é aquele que pode muito bem marcar toda uma vida, um jogo que merece ter algum reconhecimento, e até mesmo um jogo que marcou uma (ou mais) geração, podendo ser ele um jogo antigo ou mais atual.
Não há como definir se um jogo é um clássico, pois geralmente o que são clássicos para alguns, podem não ser para outros. Já o conceito famoso dá para se definir pelo número de vendas e opiniões de fãs. Todo jogo clássico é um jogo famoso, mas nem todo jogo famoso é um clássico.
Outro tema que vou abordar aqui é: "Pode haver algum jogo que todo mundo goste?"
Algumas pessoas se estranham quando falo que não gosto de jogos como Jump Ultimate Stars ou Pokémon, muitas se admiram, mas é um gosto meu, assim como tem muitas pessoas que não gostam de Tetris, que é um dos jogos que mais admiro e gosto. Não as reprimo pois sei que são jogos famosos, mas a questão é: Nenhum jogo é adorado pelo mundo inteiro, e não existe o "melhor" jogo de todos, o que pode ser melhor para mim pode não ser para as outras pessoas, o "melhor" jogo é aquele que você mais gosta de jogar, aquele que você se sente mais feliz jogando.
Ninguém pode ser considerado estranho por não gostar de um certo jogo, as opiniões variam, para muitos GTA é um jogo considerado "lei", para outros, um jogo que não merecia nunca ter sido lançado.
Nunca gostei muito de ver análises de jogos aonde as pessoas colocam em meio a sua impressão com relação ao jogo, uma análise boa é aquela que diz como jogo realmente é, a impressão da pessoa não passa apenas do gosto dela. Salvo exceções aonde há uma nota no final falando da opinião da pessoa sobre o jogo.
A definição "Jogo bom" também não pode ser dada, pois como falei, o que pode ser bom para mim, pode não ser para você. Costumo definir jogo bom como aquele aonde você se sente feliz e ganha algo em troca, seja alguma habilidade ou algo parecido.
Só para finalizar: Os jogos podem mostrar como uma pessoa é, e até os seus sentimentos, isso é algo muito interessante pois você pode conhecer melhor uma pessoa através dos jogos que ela gosta. Não só os jogos, os gostos de uma pessoa podem muito bem mostrar como ela realmente é.
Não considere uma pessoa estranha pelos seus gostos, pois lembre-se que todo mundo tem os seus gostos, sejam eles os mais bizarros possíveis, e como diz o velho ditado: "Lembre-se que quando você aponta o dedo para uma pessoa, outros três apontam para você."
OBS: Talvez algumas pessoas discordem do que foi dito aqui, mas vale ressaltar que esse texto foi inteiramente escrito por mim, e sem me basear em nenhum texto já pré-escrito anteriormente, ou seja, não pode ser definido como uma verdade absoluta, querendo ou não, algumas pessoas hão de descordar com o que foi escrito aqui, mas é apenas a minha opinião sobre o assunto.
Até mais,
Lobim.