Games e Arte
Por Shinka
Existem 7 mídias que ninguém contesta serem ou não arte: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura e Cinema.

Porém ainda tem muita gente que discorda disso como o Roger Ebert.
Para mim ele é daqueles que tem um pensamento como o indicado na charge abaixo:![]() |
A Diferença Videogame - Não é arte Mesmo disco colocado na Galeria de Nova York e com um título dramático - Arte |
Sim.
Ele falou tudo com preconceito, sem conhecer exatamente, como em geral acontece quando alguém dos velhos tempos está falando sobre algo dos novos.
Ele falou tudo com preconceito, sem conhecer exatamente, como em geral acontece quando alguém dos velhos tempos está falando sobre algo dos novos.

Essa discussão é infrutífera pois arte é uma coisa subjetiva demais e concluir se games são ou não arte depende da sua definição.
Então essa discussão não levaria a lugar nenhum, como diz a lei de Ricbit.
- Se Música, Pintura, Escultura, Literatura e Cinema são arte, por que algo que junta tudo isso e ainda oferece uma imersão maior ao público não é?
E, por favor, não me venham com definições forçadas ou superficiais apenas para falar que não são arte.
Eu irei dar alguns exemplos de games que na minha opinião são obras de arte e, incontestavelmente, abrigam muitas formas de arte neles, seja por uma trilha sonora magnifica, roteiro digno dos melhores filmes e livros ou designs tão inovadores e impressionantes quanto as melhores peças da arte moderna.
Chrono Trigger
Possui um plot que inicialmente é raso e cheio de clichês (como viagem no tempo e salvar a princesa e o mundo) mas compensa isso rapidamente com os seus ótimos personagens, cenários e a relação que existe entre eles, gerando cenas inesquecíveis como o sacrifício do Chrono, o primeiro contato com a Ayla, Robo sendo atacado pelos seus irmãos, o grupo descobrindo o futuro do mundo e decidindo mudá-lo e muitas outras.
Possui uma trilha sonora que mesmo com tecnologia limitada da época é fantástica.Okami
Feito no estilo de pinturas tradicionais japonesas, cada screenshot desse jogo pode ser facilmente transformado em um quadro.
Muitas cenas do jogo são espetáculos visuais e sonoros belíssimos.
Shadow of Colossus
As sensações de solidão, força do personagem que rapidamente é ofuscada mas supera o tamanho dos inimigos e imensidão do mundo são passadas de tal forma que não tem como não chamar as cenas desse jogo de arte.
Super Mario Galaxy
Trilha sonoro maravilhosamente orquestrada, jogo de cores espetacular e um game design digno das mais criativas esculturas.
E não podemos esquecer também a linda e singela história da Rosalina, que é contada de uma forma muito nostálgica, como se fosse um livro de crianças que os pais leem para os filhos dormirem. A música passa essa atmosfera de uma forma sensacional.
Espero ter conseguido mostrar um pouco do valor artístico e, consequentemente, cultural presente nessa mídia através desses exemplos.
E você?
Quais jogos acredita ser arte?
O que diferencia um jogo arte de um jogo normal?
O que falta para os games se tornarem arte amplamente aceita, como é o cinema?