Nintendo - 06/04/2010

Propaganda de Games no Brasil



Quando tratamos de games no Brasil, falamos de um assunto delicado. O país tem um grande número de gamers assíduos, porém, essa população ainda não foi muito bem , digamos, comercialmente "exploradas" dentro do país.

Mas apesar do proprio governo não contribuir com a causa, as empresas de games estão começando a dar as caras no país. A Latamel, representante da Nintendo aqui no Brasil, esta fazendo um ótimo trabalho.
Depois de muitos anos jogando Pokémon, eu finalmente consigo ver propagandas, promoções e eventos do mesmo, acessíveis a todos os públicos. E isto não é pouca coisa, em um país onde as pessoas sabem mais em quem votar para sair do Big Brother do que em quem votar para ser o próximo candidato a presidente da república.
Com a nova febre do lançamento da versão americana de Pokémon Heart Gold / Soul Silver, consigo perceber mais visivelmente marketing ligado à franquia, inclusive o seu próprio comercial em português!



O mais engraçado é que as pessoas insistem em que os jogos "coisa de criança", e que um comercial sobre Pokémon é algo inferior a um comercial de cerveja que mostra mulheres peladas dançando, induzindo ao malefício, sendo que um jogo, hoje em dia, é encarado como uma forma de entretenimento (e por que não, artística) tão popular quanto um filme de cinema; Afinal, quais são os critérios para subjulgar os games ? São as cores, ou o fato de que voce precisa ter um pouco de racíocionio para jogar ?

E é engraçado que em outros países (países chamados de 1º mundo, como EUA e Japão), um comercial sobre games seja tão natural quanto um trailer de cinema.

No dia 31 de março, durante o evento Troféu GameWorld (confira o post aqui), nós da DS-Party pudemos interagir com outras pessoas ligadas a games aqui no Brasil. Eu tive o prazer de conhecer aqueles que gostam, e tem o prazer de trabalhar com algo relacionado a games aqui no Brasil. Eu gostaria de listar cada uma das mídias relacionadas aqui neste post, mas infelizmente, não me recordo de todas.
Conversando com essas pessoas, pude ver o esforço e o trabalho que elas estão tendo para fazer o seu trabalho, e o mesmo ser aceito dentro da sociedade brasileira.
No mesmo evento, foi lançado o que promete ser um dos grandes avanços para jogos aqui no Brasil, a movimentação contra os altos impostos de jogos aqui no Brasil.


Anunciado na quinta feira, o site imposto justo para games foi lançado com o propósito de reduzir o valor dos imposto sobre games no país, que quase chegam a 300% de seu valor original (confira o post aqui).

E voce leitor, o que acha do assunto ? Qual a sua opinião em relação ao assunto ?
Concorda com as idéias listadas ou citadas ?
O que deve ser mudado, ou o que deve ser acrescentado ?

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