Harvest Moon: Grand Bazaar
Por Mario Toledo
Nada como a vida na fazenda para relaxar, ou pelo menos, uma simulação dela. Jogos como Farmville e Colheira Feliz para redes sociais, são um exemplo de que este tipo de jogo atrai muitos jogadres, até mesmo aqueles que não são players assíduos (apesar de que me é uma vergonha falar que ja joguei Farmville).
Desenvolvido pela Natsume, Harvest Moon é a origem deste estilo.
Lançado em 1997 para o Super Nintendo, o primeiro Harvest Moon era um jogo simples e sem muitas regalias. Voce controlava um garoto, que herdava a fazenda de seu avô, e tinha a nobre tarefa de revitaliza-la durante o período de 2 anos e meio.
Para isto, voce contava com diversas ferramentas de trabalho, os quais eram necessárias para arar terra, plantar sementes, rega-las, colher frutos e etc.
Voce também tinha de cuidar de animais como galinhas, vacas e ovelhas, onde com "amor e carinho", seus animais cresceriam, e forneceriam ovos, leite e lã, que voce pode vender em sua fazenda.
O jogo possuia diversos outros elementos para entreter o jogador, como o fato de voce poder visitar outros moradores da cidade, e interagir com eles. Existiam festas e eventos promovidos pela cidade para que voce pudesse conhece-los melhor e fazer amizades.
Quando se tratava de mulheres, era possível voce presentea-las, e visitando todos os dias, começar a namorar, para posteiormente, se casar, e ter um filho.
Harvest Moon para Super Nintendo foi um grande sucesso de sua época, tendo versões para Gameboy, até chegar em sua versão mais famosa, Harvest Moon: Back to Nature para PSone.
Com gráficos 3D, e uma câmera isométrica, o jogo possuía os mesmos elementos de Harvest Moon anteriores, mas com um novo fato: Desta vez, voce podia se movimentar dentro da cidade, tornando o tempo um inimigo do jogo.
Voce também podia se casar, interagir com os personagens da cidade, participar de eventos (alguns deles, engraçadissimos, como "briga de galinhas".
O jogo conseguia trazer elementos muito simples de RPG integrado com um modo simulação de uma vida na fazenda, além de ter gráficos "bonitinhos", o que conseguia ser um jogo chamativo a jogadores de qualquer estilo.
A evolução dos jogos se extendeu para o Gameboy Advance, GameCube, Playstation 2, até chegar no Wii e DS.
Foram lançados alguns títulos para o Nintendo DS, porém, nenhum foi um sucesso muito grande.
Anunciado para dia 6 de julho, Harvest Moon: Grand Bazaar aparenta ser um novo bom jogo da franquia.

Voce deverá cuidar da fazenda de sua cidade, havendo de arar terras, capinar gramas, cortar madeira, além de cuidar de seus animais, como galinhas, vacas, ovelhas, cachorro e cavalo.
O diferencial neste jogo estará no fato de voce possuir um Bazar na cidade. Desta vez, além de voce cuidar da fazenda, voce cuidará de seu negócio dentro da loja, escolhendo os produtos a venda, atraindo clientes, e etc. Este bazaar será aberto todo o sábado do jogo, onde voce deverá competir com outros moradores da cidade com as vendas.
Alguns dos festivais da cidade estarão relacionados ao seu bazaar, como competição de quem vende mais frutas, ou festivais relacionados.
Se voce é fã de jogos de Harvest Moon, não deixe de conferir esta novidade.
Abaixo, o um vídeo do gameplay do jogo: