Jogos de Filmes: Um desastre natural
Por Mario Toledo
O mundo dos games esta movimentando muito dinheiro recentemente. O lançamento de um novo jogo pode trazer muitos lucros a desenvolvedora.
Em outro lado, temos a industria do cinema, que desde sempre, movimentou muito dinheiro com lançamentos de novos filmes
Quando tratamos com o assunto dinheiro, a situação fica um pouco mais complexa. A necessidade de ter lucros cada vez maiores faz com que produtoras de filmes esmerdalhem geral e publiquem games baseados em títulos de filmes em lançamento.
Antes de um filme ser lançado, é feito todo o marketing e publicidade em cima do título. O desenvolvimento de um jogo não é só uma forma de marketing, como também é um aproveitamento da desenvolvedora sobre a onda de excitação da novidade do filme. Isto faz com que o jogo seja vendido não por seu conteúdo, mas sim sobre a imagem de seu título.
Infelizmente, pelo fato do processo de desenvolvimento do jogo ter de ser rápido o suficiente para o lançamento do jogo acompanhar o lançamento do filme, a maioria dos jogos baseados em filmes saem uma droga D:
Um exemplo disto é o jogo do E.T: O extraterreste desenvolvido para o Atari. O jogo foi feito em apenas 6 semanas (a desenvolvedora teve de ser rapida, caso contrário, perderia os direitos autorais sobre o título). O resultado disto foi a merda total: O jogo se baseava em voce andar com o E.T, coletando peças de um telefone, que quando completos, voce podia ligar para casa ¬L¬.
O jogo podia ser uma merda, mas vendeu muitas cópias, o que mostrou que games baseados em filmes vendiam.

Se jogos baseados em filmes podem ser ruins, o contrário também pode ser verdade. Filmes baseados em jogos muitas vezes não saem bom.
Existem muitas variáveis nesta questão. Uma delas é o fato de a maioria das franquias serem de origem oriental, e os filmes baseados no jogo serem de origem ocidental.
Outro fator é a produtora de filmes realizar o projeto visando apenas os lucros, pouco se
Porém, existem sim jogos baseados em filmes que são muito bons. Não vou conseguir citar todos aqui, mas como ja dito no post anterior, a maioria das franquias de jogos da Lego são muito bons. Com um pouco de criatividade e vontade de fazer algo bom, a desenvolvedora cria jogos muito divertidos, e que ao mesmo tempo, têm relação quase que inteira com o filme. Lego Star Wars é o principal, na minha opinião. Fases detalhadas, criativas, com musicas originais do filme, e uma parcela de diversão conseguem fazer com que o jogo se torne muito bom, e o retorno financeiro seja de igual parcela.
Apesar deste impasse, jogos baseados em filmes são uma necessidade sim para o crescimento do mercado de games. É como um amigo meu costuma dizer: eles são como o mál-necessário no universo gamer.