Nintendo - 04/05/2010

LevelDesign: um jutsu proibido



Level Design é a técnica usada no desenvolvimento de jogos para criar fases, puzzles, missões e etc. São os exatos "levels designers" que voce xinga tanto ao cair de um penhasco que não deveria estar ali, e também, são os filhos de senhoras bondosas que voce tanto pragueja que criaram aquele puzzle impassável na hora em que voce está mais nervoso.
A maioria das pessoas desconhece, mas esta área é uma das mais complexas durante o processo de desenvolvimento de jogos. É ela que fará com que o jogo seja um desafio ou não... O processo de level design em games é um processo complicado e de demanda pesquisa.


O processo começa pela criação do mundo em que o jogador vai entrar. Cidades, mapas e florestas estão inclusos neste grupo. Logo, são feitas as planícies e passagens: terras vastas, mares onde voce só pode acessar de barco e pontes são feitas neste momento.Criado o mundo, os levels designers passam a trabalhar com os desafios encontrados pelo jogador. É aqui que ele mostrará seu lado sádico. Colocará a mascara de Jigsaw e começara a pensar em mosntros, puzzles e outros desafios em que o jogador encontrará pelo jogo...


Existem muitos jogos famosos por conta do level designing feito nele. Doom é um deles. John Ramero é o responsável por criar aqueles momentos de tensão no 2D quando voce faz a curva no mapa e encontra com um inimigo (FUUUUUUUU).
Também para Doom 3D existe um senhor chamado Richard Gray, ou "LevelLord"... este sádico homem que é responsável por levar tanta gente ao hospital por crises de nervoso na frente do PC ou video-game.



Existem muitos outros jogos em que o level design é brutal. A maioria dos jogos de Megaman são um exemplo disto. Como ja dito aqui no blog, o jogo te faz suar litros ao passar por momentos de tensão, juntamente com um som de fundo que faz a situação ficar mais tensa D:
Tanto que é a dificuldade do jogo, que os novos jogos de Megaman (Megaman 9 e 10) foram feitos com gráficos 8 bits, para aprimoração na dificuldade dos jogos.
Isto me faz pensar se alguns deste senhores levels designers costumam ir a Igreja ¬L¬.


Eu, pessoalmente, como fã de Pokémon, costumo observar esse trabalho na obra. Eu mesmo fico muito nervoso quando estou andando, serelepe e feliz, nos campos verdejantes do mundo Pokémon, quando subitamente, um treinador quer batalhar...
Pior que isso, é voce entrar na caverna, e deparar com um puzzle completo onde voce deve derrubar as pedras nos buracos certos para poder seguir em frente.



Quando tratamos da franquia da Nintendo, quase nenhum jogo escapa desta dificuldade imposta pelos designers de fases.



A maioria dos jogos da franquia Mario são neste estilo. New Super Mario Bros e Mario Party DS são os meus favoritos a serem citados aqui. Mario Party DS em especial, pois além de criarem minigames que são divertidos e entreteem o jogador, eles também tem o critério de fazer games em que mostre dificuldade dos personagens ao estarem pequenos, do tamanho de ratos...








Hoje em dia os próprios players ja podem brincar um pouco com as técnicas do mal e proibidas de level design. Existem muitos programas que se pode fazer isso, e até mesmo jogos que disponibilizam a ferramenta de construção de fases.
Para o Nintendo DS, foi lançado o WarioWare D.I.Y (Do it Yourself), que também ja foi falado aqui, onde a principal atenção do jogo vai para a criação de fases no estilo divertido e estrucho de WarioWare. Caso voce tenha um pouco de maldade no coração, não deixe de experimentar algumas destas ferramentas.

O level design é a arte de voce criar desafios, e ao mesmo tempo, diversão para o jogador. Voce, leitor, que esta vendo este post, não deixe de comentar histórias em que voce teve momentos de tensão, ou jogos em que voce aprecie o level design. Para fechar o post, segue um vídeo em que mostra exatamente o que o level design bem pensado pode fazer com um jogador:






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